O maior riff de guitarra de todos os tempos, segundo Tony Iommi do Black Sabbath
Por Gustavo Maiato
Postado em 12 de agosto de 2025
Tony Iommi, guitarrista e fundador do Black Sabbath, é muito mais do que uma lenda do heavy metal. Dono de uma mente criativa inquieta, ele também é multi-instrumentista, compositor preciso, escritor e, acima de tudo, um amante da música. Apesar da estética sombria e do peso associado ao seu nome, Iommi sempre demonstrou uma visão ampla e ponderada sobre a arte que o consagrou.
Black Sabbath - Mais Novidades
Ao longo de sua carreira, ele já falou sobre diversos assuntos, desde religião até literatura. Mas, naturalmente, o tema mais aguardado por fãs e músicos é a sua opinião sobre a guitarra — instrumento que ele ajudou a redefinir a partir dos anos 1970. Quando Iommi fala sobre riffs, solos e timbres, vale a pena prestar atenção.
Em 2019, durante uma entrevista concedida à revista Metal Hammer (via Far Out), Tony Iommi foi direto ao ponto quando questionado sobre qual seria o maior riff de todos os tempos. Sem rodeios e com a autoridade de quem escreveu clássicos como "Iron Man" e "Paranoid", ele respondeu com uma escolha que pode parecer simples, mas está longe de ser banal.
"Há muitos riffs incríveis por aí, tanto antigos quanto mais recentes", disse ele. "Mas você tem que considerar ‘Smoke on the Water’, do Deep Purple." Iommi ainda aproveitou para lembrar de outro nome essencial do rock pesado: "E, claro, há muitas músicas do Zeppelin. Jimmy Page tem alguns riffs excelentes."
Tony Iommi e Deep Purple
A fala demonstra o respeito de Iommi por seus contemporâneos e, ao mesmo tempo, aponta para algo fundamental: o impacto cultural de um riff muitas vezes vale mais do que sua complexidade técnica. E nesse quesito, poucos superam a introdução criada por Ritchie Blackmore em 1972, eternizada na música mais emblemática do Deep Purple.
É quase um rito de passagem: a primeira música que muitos guitarristas iniciantes aprendem é justamente "Smoke on the Water". Pode não ser o riff mais sofisticado já feito, mas é certamente um dos mais reconhecíveis em toda a história do rock. E se Iommi diz que ele é o maior, quem ousaria discordar?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
O hit do Van Halen que Eddie se recusou a regravar mesmo com erros técnicos na guitarra
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
Com problemas de saúde, Mick Box se afasta das atividades do Uriah Heep
Guitarrista resume a era de ouro do death metal dos anos 90 em tributo relâmpago
Dave Mustaine diz que integrantes reagiram bem ao anúncio do fim do Megadeth
Dark Tranquillity - show extremamente técnico e homenagem a Tomas Lindberg marcam retorno
"Está gravado, só falta mixar", diz Myles Kennedy sobre o novo álbum de Slash


Exibição em homenagem a Ozzy Osbourne supera expectativas e é prorrogada até final de setembro
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
O riff de 1975 que Dave Grohl diz ter dado origem ao heavy metal na sua forma mais rápida
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
A música do Soulfly que "transporta" Max Cavalera para "Vol. 4", do Black Sabbath
Roger Waters dobra a aposta após falar de Ozzy; "não gosto de quem morde cabeça de morcego"
Dave Mustaine diz que mortes de Ozzy Osbourne, Dio e Lemmy Kilmister o afetaram
Tony Iommi tem 70 guitarras - mas utiliza apenas algumas
A respeitosa opinião de Tony Iommi sobre o guitarrista Jeff Beck
Em entrevista de 1984, Tony Iommi contou o que ele curtia (e não curtia) ouvir
Lars Ulrich: a diferença entre o Purple, o Led e o Sabbath


