O que significa "Lá em casa tem um poço, mas a água é muito limpa" no hit da Legião
Por Gustavo Maiato
Postado em 30 de março de 2024
O hit "Há Tempos", do disco "As Quatro Estações" (1989), é lembrado com carinho entre os fãs da Legião Urbana até hoje. O que pouca gente sabe é o significado da frase misteriosa ao final da canção: "Lá em casa tem um poço, mas a água é muito limpa".
Legião Urbana - Mais Novidades
Mas qual será o significado dela? A autora Julliany Mucury, do livro "Renato, o Russo" e o produtor Mayrton Bahia comentaram a respeito durante live no Pitadas do Sal.
"Tem uma frase nessa música que é muito misteriosa, mas que é de um entendimento muito claro quando temos o background do Renato. Ele diz: ‘Lá em casa tem um poço, mas a água é muito limpa’. Essa fonte que o Renato tinha, ele não se sentia purificado o suficiente ou digno o suficiente. É essa problemática dele com a existência. Tudo nele é esse jogo de implícito e explícito", disse Mucury.
"Essa limpeza da água é a honestidade do Renato. É a ética da Legião. Eles eram muito honestos no que sentiam. O Renato via com muita clareza as falhas dele. Os defeitos dele. É um cara que se desculpava quando precisava. Apesar desse mistério da profundidade e das coisas do inconsciente, a água é limpa, porque ele tinha essa honestidade e o compromisso com a verdade das coisas. Isso era muito o Renato", concluiu Mayrton.
Já a irmã de Renato Russo, Carmem Teresa Manfredini, explicou sua versão ao canal MinhaBsb."Ele era muito gente fina. Muito grudado comigo. Com o pai ele tinha um pé atrás. Ele era igualzinho a mim. Muito afetivo e agarrado. Com as pessoas que ele gostava. Ele era carinhoso e o pai era um pau, seco, seco... Tinha esse problema de afetividade. Mas o Renato tinha muito orgulho do pai. Se existiu uma pessoa íntegra, essa pessoa se chama Renato Manfredini. Ele era correto. Tanto que aquela frase que ele diz: ‘Lá em casa tem um poço, mas a água é muito limpa’, essa água muito limpa é o pai dele. É muito bonito aquilo".
Por fim, a revista Plano B compactuou com a versão de Carmem Teresa. "A virtude é a pedra de toque na obra de Renato Russo, talvez aprendida pelos valores familiares católicos. Como ele mesmo diz no encerramento do diálogo de ‘Há Tempos’: ‘E ela disse:- lá em casa tem um poço, mas a agua é muito limpa’. Essa água muito limpa se refere ao seu pai, que lhe deu seu próprio nome: Renato Manfredini, que segundo Russo era um poço de virtude".
Segredos nas letras do Rock Nacional
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps