O que significa "Daniel na cova dos leões" no clássico da Legião Urbana
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de abril de 2024
A música "Daniel na cova dos leões" é um dos grandes clássicos da Legião Urbana e foi lançada no álbum "Dois", segundo da banda de Renato Russo. Sua história é curiosa, já que ela traz trecho do hino da União Soviética, além da explícita alusão à passagem bíblica do Antigo Testamento que aparece no título.
Legião Urbana - Mais Novidades
Mas o que significa a história do Daniel na cova dos leões que dá nome ao clássico? Essa passagem está no livro de Daniel, que faz parte do Antigo Testamento – a primeira parte da Bíblia católica.
Conforme explica o Church of Jesus Christ, a moral da história é que o Deus de Israel auxilia aqueles que professam a fé nele.
"Dario se tornou o governante da Babilônia. Ele amava Daniel e queria torná-lo líder de todo o reino. Alguns sábios do rei ficaram com ciúmes. Eles sabiam que Daniel orava a Deus, então enganaram o rei fazendo com que ele assinasse uma nova lei. Qualquer um que orasse a Deus seria jogado na cova dos leões.
Mas Daniel escolheu orar a Deus. Os sábios viram que ele estava orando e foram dizer ao rei que Daniel estava quebrando a lei. O rei percebeu que aqueles homens o haviam enganado. Ele procurou uma maneira de salvar Daniel, mas o rei tinha que obedecer à sua própria lei. Daniel foi jogado na cova dos leões.
O rei ficou acordado a noite toda, jejuando para que Daniel fosse protegido. Bem cedo, na manhã seguinte, o rei correu para a cova dos leões. Ele chamou Daniel para ver se ele ainda estava vivo. Daniel respondeu! Ele disse ao rei que Deus enviara um anjo para fechar a boca dos leões e os leões não o feriram.O rei ficou feliz em ver que Daniel estava salvo. Ele puniu os sábios que o enganaram e acabou com aquela lei. O rei ensinou seu reino sobre o poder e a bondade de Deus".
O site da Info Escola conta mais sobre o desfecho da história: "Consta que o rei se alegrou e mandou tirar a Daniel da cova. E ordenou o rei, que fossem trazidos aqueles mesmos homens que tinham acusado a Daniel, e eles foram lançados na cova dos leões, e junto com eles, seus filhos e suas mulheres. E ainda não tinham chegado ao fundo da cova quando os leões se apoderaram deles, e lhes esmigalharam todos os ossos.
Em seguida assinou o rei Dario um decreto de paz no qual em todo o domínio do meu reino os homens poderiam temer o Deus de Daniel, porque era ‘Deus vivo e que permanece para sempre, e o seu reino não se pode destruir, e o seu domínio durará até o fim. Ele salva, livra, e opera sinais e maravilhas no céu e na terra; ele salvou e livrou Daniel do poder dos leões’ (Dn 6:26-28)".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps