O que significa "Quando o Sol Bater na Janela do seu Quarto" no hit da Legião Urbana
Por Gustavo Maiato
Postado em 03 de abril de 2024
A música "Quando o Sol Bater na Janela do seu Quarto" é um dos momentos mais inspirados do disco "As Quatro Estações", lançado pela Legião Urbana em 1989. O hit tem como inspiração a filosofia budista e tem um dos títulos mais intrigantes da discografia da banda do saudoso Renato Russo.
Legião Urbana - Mais Novidades
Mas o que significa essa frase "Quando o Sol Bater na Janela do Seu Quarto"? Em live no canal Pitadas do Sal, Julliany Mucury, autora do livro "Renato, O Russo", explica que o sol é relacionado com a esperança que o músico sentia na época.
"A Legião Urbana nessa época vai ficando muito grande. O Renato vai ganhando muita força A música ‘Quando o Sol Bater Na Janela do Seu Quarto’ tem um título grande, vai ganhando corpo igual a banda. Essa música traz a questão do zen budismo e da esperança. A partir daí, acontecem coisas na vida pessoal do Renato que influenciam. Ele adota o filho dele nessa época. É uma mensagem de esperança, que vai ressoar de novo no ‘V’ e no ‘A Tempestade’, só que de maneira dolorosa. É um movimento de onda. Essa canção anuncia que o Renato quer falar sobre esses assuntos", disse.
Já Mayrton Bahia, produtor do disco, disse na mesma entrevista que o riff ao final da canção, criado por ele, seria o "sol na janela". "Tem aquela levada que tem no ‘Há Tempos’, bem acústica. No violão. Tem muito do Bardo Manfredini nessas levadas. Sempre procurei privilegiar isso. O Dado faz essas levadas também. É muito acústico. É uma das melhores interpretações do Renato ele cantando essa música. No final, tem um riff que é o sol na janela. Eu que criei esse riff! Eu cantei para o Dado e ele gravou com uma guitarra de doze cordas que era do Lulu Santos e ele deu para o Rick Ferreira. Esse riff traz o sol", disse.
Já no canal do Julio Ettore, é explicado de onde Renato tirou a teoria budista para a canção. "Essa letra é muito inspirada no budismo e mostra a saída que Renato Russo encontrou para enfrentar a crise criativa que deu uma baita dificuldade para escrever as letras. Ele começou a ler tudo que encontrava pelo caminho, como a Bíblia e livros espirituais. Em um quarto de hotel em São Paulo, encontrou o livro ‘A Doutrina de Buda’, de uma organização que promove o budismo pelo mundo.
Lá ele leu a frase ‘tudo é dor e toda dor vem do desejo de não sentirmos dor’. Não é exatamente essa frase que está lá, mas é inspirada. O Renato não plagiou o livro, porque lá está escrito que qualquer trecho pode ser citado livremente desde que você respeite duas condições. A primeira é creditar a fonte e a segunda é mandar uma cópia da obra que está citando o livro para a sede da sociedade no Japão. Eles citaram no encarte e mandaram uma cópia do disco ‘As Quatro Estações’, mas não se sabe se chegou e nem o que os budistas acharam do som", disse.
Segredos nas letras do Rock Nacional
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps