O significado de "raspas e restos me interessam" no clássico "Maior Abandonado"
Por Gustavo Maiato
Postado em 29 de maio de 2024
O clássico "Maior Abandonado" é o maior sucesso do álbum de mesmo nome lançado pelo Barão Vermelho em 1984. Num de seus versos mais icônicos, Cazuza canta: "Teu corpo com amor ou não / Raspas e restos me interessam / Me ame como a um irmão / Mentiras sinceras me interessam".
Mas o que significa esse termo "raspas e restos me interessam"? Alguns sites na internet se dedicaram a analisar o trecho. Um artigo de Karoline Albuquerque no Medium explica que o eu-lírico é um "órfão perdido" e que se assemelha a um cachorro nas mãos do dono.
Barao Vermelho - Mais Novidades
"Ele parece um cachorrinho (‘Migalhas dormidas do teu pão / raspas e restos me interessam’). Sinceramente. Se eu tivesse um cachorro, ele ia ser tão chato, que nem isso ia querer, roubaria a minha comida. Também acho que o Eu-lírico é um polígrafo. Ele quer ilusão, ‘mentiras sinceras me interessam’. Só que chega a parte em que ele começa a me assustar! O cara é maníaco. Ele topa ser usado por ela. (‘Teu corpo com amor ou não’). E, como se não bastasse, ele praticamente disse que se os pais dela adotassem ele, ele não ia se importar com o incesto (‘Raspas e restos me interessam / Me ame como a um irmão’).
Já o site Música em Prosa [sobre as questões envolvendo responsabilidade afetiva que Cazuza trouxe em "Maior Abandonado"] fala: "Para além de uma espécie de denúncia sobre os maiores abandonados, que se interessam pelas ‘migalhas dormidas do teu pão’, das ‘raspas e restos’, a canção retrata em certa medida um abandono afetivo quando chega a maioridade, e, com ela, a responsabilidade. A letra, então, transita pelas duas questões: o abandono material e o abandono afetivo. O primeiro deles é retratado nas raspas e nos restos, nas migalhas do pão; o segundo, nas ‘mentiras sinceras’, nas ‘porções de ilusão’ de alguém que está absolutamente carente do ponto de vista afetivo.
Assim, pode-se dizer que o maior abandonado é uma canção sobre carência. Primeiramente, carência daquele que está perdido e sozinho no mundo, sem nenhum amparo material. E também carência afetiva. O eu-lírico aceita qualquer coisa do outro, como um cachorro faminto que aceita qualquer coisa do seu dono. O maior abandonado, nesta visão, seria quase como um vira-lata querendo ser adotado, material ou afetivamente".
Por fim, Letras.Mus explica que as raspas e restos são o pouco que a pessoa está disposta a aceitar em troca do amor: "A repetição do pedido pela mão e por 'um pouquinho do braço' simboliza a busca por um apoio, por menor que seja. As 'migalhas dormidas do teu pão', 'raspas e restos' e 'pequenas porções de ilusão' são metáforas para o pouco que o eu lírico está disposto a aceitar, revelando um estado de vulnerabilidade e carência afetiva tão grande que até as menores demonstrações de carinho, mesmo que não sejam genuínas ('mentiras sinceras'), são bem-vindas".
Segredos nas letras do Rock Nacional
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps