O único músico que fez David Gilmour sentir inveja, segundo o próprio
Por Bruce William
Postado em 13 de agosto de 2025
Embora o blues tenha sido uma das bases para o desenvolvimento do rock, David Gilmour sempre teve uma relação ambígua com o gênero. Quando jovem, estudou a fundo nomes como Jimi Hendrix e Eric Clapton, chegando a incorporar em seu próprio estilo algumas frases e técnicas que ouvia. Com o tempo, porém, ele passou a enxergar o blues como algo que poderia limitar sua busca por melodias mais elaboradas.
David Gilmour - Mais Novidades
Em conversa com a Guitar World, Gilmour afirmou: "Não me aprofundo conscientemente nessa área hoje. As linhas de blues são bem específicas. É como ter uma série de coisas que você pode combinar de diferentes maneiras, mas não há tantos movimentos assim. Prefiro abordar de um ponto de vista mais melódico e trabalhar nisso até soar... agradável".
O músico também destacou que evita seguir regras que restringem sua independência: "A influência do blues pode aparecer às vezes, mas gosto de pensar que chego nisso de um ângulo diferente". Essa postura, curiosamente, não impede que ele admire Clapton. Muito pelo contrário: o respeito vem acompanhado de um sentimento raro para alguém de sua trajetória.
"Tenho que confessar uma certa inveja da posição do Eric Clapton", revelou, em fala publicada na Far Out. "Ele é um músico de blues tão completo que tem um repertório enorme de material antigo, não tão conhecido, que pode tocar. Pode montar uma nova banda sempre que quiser e fazer o seu show. Seria uma boa posição para estar".
Gilmour reconheceu que nunca teve essa possibilidade, já que sua carreira esteve sempre atrelada ao Pink Floyd e ao repertório próprio da banda. Para ele, a influência de Clapton foi fundamental no início, mas seguir apenas pelo caminho do blues teria estagnado sua evolução artística. Encontrar um som próprio, longe das limitações do gênero, foi essencial para criar as atmosferas e melodias que marcaram sua obra.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As melhores bandas que Lars Ulrich, do Metallica, assistiu ao vivo
Lenda do thrash metal alemão será o novo guitarrista do The Troops of Doom
O disco ao vivo que define o heavy metal, segundo Max Cavalera
Dee Snider revela quem além de Sebastian Bach poderia tê-lo substituído no Twisted Sister
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Fã de Rita Lee no BBB pede show da cantora, e se espanta ao saber que ela faleceu
A internet já começou a tretar pelo Twisted Sister sem Dee Snider e com Sebastian Bach
Rafael Bittencourt elogia Alírio Netto, novo vocalista do Angra; "Ele é perfeito"
Venom anuncia novo álbum de estúdio, "Into Oblivion"
Por que Roger Waters saiu do Pink Floyd; "força criativa esgotada"
As músicas que o Iron Maiden tocou em mais de mil shows
Ouça Sebastian Bach cantando "You Can't Stop Rock 'N' Roll" com o Twisted Sister
Joe Satriani conta como indicou Bumblefoot ao Guns N' Roses
O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
O álbum clássico de heavy metal que Max Cavalera gostaria de ter feito


Zakk Wylde e David Gilmour discordam sobre o que poderia ter estragado "Dark Side"
O solo de guitarra ligado ao Pink Floyd que David Gilmour disse não fazer sentido algum
O grande problema das músicas do "Dark Side of the Moon", segundo David Gilmour
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
Por que o Pink Floyd recusou proposta de US$ 250 milhões por reunião?
A música que Roger Waters quis tocar com o Pink Floyd no Live 8, mas David Gilmour vetou
Quem foi o grande gênio do Pink Floyd, David Gilmour ou Roger Waters?


