O significado de "destilar terceiras intenções" em "Codinome Beija-Flor" de Cazuza
Por Gustavo Maiato
Postado em 30 de abril de 2024
O hit "Codinome Beija-Flor" é uma das músicas mais profundas e bonitas de Cazuza e saiu no álbum "Exagerado" (1985), já na carreira solo do cantor. A balada trata basicamente do sentimento que fica após o término de um relacionamento.
Conforme Júlio Ettore já relatou em vídeo no seu canal, a música lida com como lidamos com esse período difícil. "O beija-flor é um codinome para uma pessoa que o Cazuza não quer dizer o nome. Ele diz que protegeu o nome por amor. A ideia é lidar tranquilamente com o fim de uma relação, mas continua apaixonado. O beija-flor é um símbolo de leveza, uma pessoa mais solta que vai de flor e flor, não se entrega. Por isso o amor não vai para frente".
O grande problema é quando o término acontece, mas a pessoa continua apaixonada. Nesse caso, pode ficar um clima estranho no ar e essa atmosfera é justamente o alvo principal do trecho "Pra que usar de tanta educação /Pra destilar terceiras intenções", que é objeto da análise aqui.
Essa educação, de acordo com o Letras.mus, é parte de uma espécie de cortesia que acontece quando duas pessoas que se amavam se reencontram e precisam lidar com o "climão". "Nesse trecho, o compositor critica a cortesia do pós-término, em que ambos são cordiais, mas não existe sinceridade nisso. Para Cazuza, resta um misto de ciúme, raiva e mágoa, com aquela confusão típica de fim de relacionamento".
Esse misto de ciúme, raiva e mágua (com um toque de amor ressentido) é o que seria a terceira intenção que acontece nesses casos. Comumente, a expressão "segunda intenção" é usada para se referir quando alguém está intencionado a beijar, ficar ou se aproximar romanticamente de alguém. A primeira intenção seria apenas a amizade.
No caso da terceira intenção, é justamente quando já houve o amor e agora resta uma intenção nublada no ar, em que ninguém sabe muito bem como agir, por isso essa "educação" que Cazuza se refere. Vale lembrar que o termo "destilar" significa no sentido figurado, segundo o Dicio: "Deixar transparecer; fazer com que alguém perceba alguma coisa; insinuar, instilar: destilava inveja no olhar".
O site Interpretação Pessoal chega a uma conclusão semelhante: "O próprio eu lírico começa a nos revelar, agora se referindo à outra pessoa. Os bons modos eram uma farsa. Na verdade, o relacionamento dos dois era baseado numa rede de segundas, terceiras, quartas, quintas intenções e não em um amor propriamente dito. Talvez um gostar pequeno, mas nada que chegasse perto de um grande amor".
Segredos nas letras do Rock Nacional
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps