O que significa a frase "Tira essa bermuda que eu quero ver você sério" de "Como Eu Quero"?
Por Bruce William
Postado em 10 de março de 2024
Em um vídeo publicado em seu canal do youtube, o jornalista e historiador musical Júlio Ettore aborda a história da música "Como Eu Quero" do Kid Abelha - na época ainda com "& Os Abóboras Selvagens" - destacando sua origem curiosa e sua interpretação muitas vezes equivocada.
Escrita pelos membros da banda Leoni e Paula Toller, a letra de "Como Eu Quero" apresenta, conforme o wikipedia, "Uma personagem feminina manipuladora que está comunicando a seu namorado que só continuará com ele se ele for capaz de aceitar as mudanças que ela lhe propõe". De fato, explica Júlio no vídeo, a canção foi derivada de uma relacionamento abusivo vivido por um dos membros da banda, o baterista Beni Borja, que deixou o grupo antes do lançamento do álbum de estreia, "Pintura Íntima" (1984). E o wikipedia relata que Caetano Veloso disse ser a letra de sua composição "Não Enche" do álbum "Livro" de 1998, uma espécie de "resposta" à personagem maniqueísta de "Como Eu Quero".
Ainda de acordo com Júlio, a canção era originalmente considerada fraca pela banda, mas foi resgatada pelo produtor Liminha durante as gravações do álbum, que sugeriu mudanças no arranjo e em parte da letra, usando como referência para a base de teclados a música "Save A Prayer" do Duran Duran.
E um dos trechos mais curiosos da letra é a frase "Tira essa bermuda que eu quero ver você sério", que como mostra Júlio no vídeo, chegou a despertar a curiosidade de Chico Buarque, a ponto dele perguntar para Paula o que aquilo queria dizer quando ela participou de um especial em sua homenagem na TV Bandeirantes. Mas a resposta, se houve, não foi divulgada na época.
Júlio então mostra que numa entrevista ao jornalista Rodrigo Faour, a Paula Toller disse que a frase está pela metade porque, segundo ela, é uma frase bem feminina. "É aquela coisa, a mulher está sempre falando uma coisa pela metade ou não falando, querendo que o homem entenda. Sem bermuda, sem calça ia ficar sério, né", diz Paula em um vídeo exibido por Júlio, que em seguida contextualiza que, na letra, quando a gente estuda a verdadeira inspiração, fica muito claro que ela está dando uma ordem pra ele se vestir melhor, de um jeito mais sério. "Tira essa vestimenta adolescente e vai ser adulto, eu quero você de uma forma séria, quero você adulto, maduro", diz Leoni em outro trecho de vídeo exibido por Júlio.
Por último, fica ainda a dúvida: se a letra é baseada na história vivida pelo baterista, por que que eles falam de solos de guitarra? Júlio explica que embora a letra seja inspirada numa história real ela não é um retrato fiel dos acontecimentos, o personagem da canção é um guitarrista mesmo e o solo de guitarra é usado como sinônimo de adolescência, assim como a bermuda. "Ela não está ali à toa; as bandas do Rio nesses anos, entre 82 e 85, tinham uma pecha, uma fama pejorativa de 'rock de bermudas'", relata Júlio. "Quem usava muito esse termo era o Marcelo Nova, era uma forma de dizer que eram bandas infantilizadas. Então nesse verso Leoni e a Paula também estão meio que respondendo com uma provocação, tipo: 'ah é só tirar a bermuda que fica sério, então'", finaliza.
No player abaixo está o vídeo de Júlio Ettore com muitas outras informações sobre a música "Como Eu Quero".
Segredos nas letras do Rock Nacional
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps