O que significa "frequentar as festas do Grand Monde", cantado por Cazuza em "Ideologia"
Por Gustavo Maiato
Postado em 29 de fevereiro de 2024
A canção "Ideologia", que saiu no álbum de mesmo nome de Cazuza, marca a guinada do compositor ao abordar assuntos mais pessoais de amores para falar abertamente sobre política – como fez também no hit "Brasil".
Em certo trecho da canção, o saudoso cantor fala que aquele garoto que queria mudar o mundo frequenta agora as festas do grand monde. Esse termo que vem do francês faz referência ao mundo da alta sociedade, como explica o dicionário Michaelis. Há quem diga que Grand Monde seria uma boate LGBT em São Paulo, mas na internet não se encontra referência direta a isso.
Mas o que Cazuza quer dizer com isso? Conforme explica Júlio Ettore em vídeo sobre a canção, o compositor carioca sempre achou que realmente conseguiria mudar o mundo ainda jovem. O problema é que o tempo passou e ele finalmente percebeu que as coisas não são tão fáceis assim e ele se viu, ao invés de efetivamente conseguindo mudar a realidade brasileira, passando a frequentar festas em que pessoas da alta sociedade iam – ele incluso.
É uma espécie de confronto com a própria hipocrisia. O "garoto que queria mudar o mundo" agora não faz mais isso e sim assiste passivamente as mazelas sociais permanecerem. Não é como se Cazuza tivesse desistido de lutar pelo o que é certo – tanto que escreveu "Ideologia". O trecho é mais sobre a clareza de que é difícil conseguir realmente mudar as coisas e que muitas vezes acabamos tendendo a permanecer na zona de conforto do que dar tudo pela causa.
Sobre o álbum "Ideologia"
"Ideologia" é o terceiro álbum solo do cantor Cazuza, lançado em 1988. Reconhecido como um dos melhores trabalhos do artista, o álbum aborda temas sensíveis como sua batalha contra a AIDS e a morte.
O contexto da criação do álbum é marcado pelo retorno dos sintomas da AIDS em 1987, levando Cazuza a buscar tratamento nos Estados Unidos. Após seu retorno ao Brasil, iniciou as gravações do disco.
"Ideologia" apresenta sucessos como "Brasil", "Faz Parte do Meu Show" e a faixa-título. Esta última, eleita pela Rolling Stone como a 83ª melhor canção brasileira, destaca-se por ser uma das primeiras composições de Cazuza após sua descoberta como soropositivo.
Segredos nas letras do Rock Nacional
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps