O que Cazuza quis dizer com a expressão "Codinome Beija-Flor"?
Por Gustavo Maiato
Postado em 02 de abril de 2024
O hit "Codinome Beija-Flor" aparece no clássico "Exagerado", primeiro disco da carreira solo de Cazuza, lançado em 1985. Mas o que será que quer dizer essa expressão que batiza a canção?
Segundo o site da Dicio, o significado de codinome tem a ver com disfarce e dissimulação: "Palavra que serve para designar com disfarce uma ou mais palavras, como, por exemplo, nomes de subversivos ou itens concernentes à subversão". Já beija-flor é uma pequena ave também chamada de colibri. Existem 362 espécies catalogadas, distribuídas desde o Sul do Alasca até a região da Patagônia, na Argentina.
De acordo com vídeo de Júlio Ettore, a música surgiu na época que Cazuza estava no hospital buscando se recuperar de uma internação. "Nessa internação de 11 dias, aconteceu algo que inspirou o Cazuza para compor ‘Codinome Beija-Flor’. Ele recebeu visita de vários amigos. Ninguém do Barão Vermelho apareceu, só o Frejat ligou. Entre uma visita e outra, o Cazuza olhava pela janela e percebia que tinha beija-flores passando por ali", explica.
No contexto da música e do significado de codinome, é possível entender que Cazuza queria manter em segredo a real identidade do beija-flor cantado. "Ele diz que protegeu o nome por amor. A ideia é lidar tranquilamente com o fim de uma relação, mas continua apaixonado. O beija-flor é um símbolo de leveza, uma pessoa mais solta que vai de flor e flor, não se entrega", conclui.
Já no site Interpretação Pessoal, a autora Thamirys Pereira dá sua visão sobre a mensagem presente nos versos: "Racionalmente e emocionalmente falando, fica clara a razão de o codinome escolhido ser "beija-flor" e não outro qualquer. O beija-flor é um animal poligâmico, que tem como 90% de sua alimentação o néctar das flores. Ele simplesmente suga o "mel" de todas as flores que encontrar, enquanto houver necessidade, de todas as flores, sem distinção ou preferência. O beija-flor não se prende a uma flor em especial. E o beija-flor também não é um animal domesticável. Ele voa por onde quiser voar", diz.
Segredos nas letras do Rock Nacional
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps