"Se fosse por dinheiro já teria acontecido antes", diz Edu Falaschi sobre reunião com o Angra
Por Gustavo Maiato
Postado em 11 de março de 2026
Nos últimos anos, reencontros entre músicos que tiveram relações turbulentas costumam despertar desconfiança entre fãs. Muitas vezes, a primeira reação do público é imaginar que a motivação principal seja financeira. Foi justamente esse tipo de comentário que o vocalista Edu Falaschi decidiu abordar ao falar sobre a reaproximação com integrantes do Angra.
Angra - Mais Novidades
Durante participação no podcast Amplifica, apresentado pelo guitarrista Rafael Bittencourt, o cantor comentou críticas que sugerem que a retomada do diálogo entre os músicos teria sido motivada por dinheiro. Falaschi respondeu com bom humor, mas também com franqueza.
Segundo ele, se a questão fosse puramente financeira, o reencontro teria acontecido muito antes. "Se fosse só por dinheiro, isso já teria acontecido antes", afirmou o vocalista durante a conversa.
O cantor explicou que, ao longo dos anos, diferentes propostas de reuniões e projetos envolvendo antigos integrantes da banda foram feitas por empresas e produtores. No entanto, essas iniciativas nunca avançaram porque o momento não era adequado para os envolvidos.
Falaschi também ressaltou que todos os músicos hoje têm suas próprias carreiras e projetos consolidados. Por isso, a aproximação atual só aconteceu porque houve um desejo genuíno de retomar o diálogo. "Graças a Deus todo mundo está com a vida andando, com a vida resolvida. Ninguém precisa de um festival para se reaproximar", comentou.
Apesar disso, o vocalista reconheceu que apresentações em grandes eventos naturalmente envolvem cachês. "Claro que tem dinheiro. A banda headliner do festival vai ter cachê e está tudo certo", afirmou, acrescentando que não vê problema em músicos serem remunerados pelo próprio trabalho.
Na mesma conversa, Bittencourt também comentou o assunto e destacou que tocar em um festival importante é uma oportunidade valiosa para qualquer artista. Para ele, reduzir esse tipo de experiência apenas ao aspecto financeiro ignora o significado artístico e histórico de momentos como esse.
Segundo o guitarrista, apresentações desse tipo também representam a chance de resolver questões do passado e transformar experiências pessoais em algo positivo para o público. Ele afirmou que a intenção é levar essa energia para os fãs através dos shows.
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Vocês são idiotas?"; o que Neil Peart acharia da escolha de Anike Nilles para integrar o Rush
Regis Tadeu explica por que o Rush tocou "Finding My Way" em seu show de retorno
Blaze Bayley se apresentará no Eddfest, festival organizado pelo Iron Maiden
Com brasileiros e lendas do rock, Eric Clapton anuncia cast do Crossroads Guitar Festival 2026
Produtor de "Master of Puppets" afirma que nada acontecia no Metallica sem aval de Cliff Burton
Aos 82 anos, Keith Richards conta como dribla limitações para seguir tocando
Com instrumentistas do King Diamond nos anos 1980, Lex Legion lança primeiro single
Nova música do Sepultura conta com participações de integrantes do Titãs
Veja a estreia da nova formação do Rush durante o Juno Awards 2026
Quadrilhas enviam mulheres disfarçadas de fãs para furtar celulares em grandes festivais
A opinião de Kerry King sobre Layne Staley, saudoso vocalista do Alice in Chains
Sepultura lança "Beyond the Dream", uma das últimas músicas de sua carreira
A surpreendente faixa apontada pelo Loudwire como a melhor do primeiro disco do Guns N' Roses
Angela Gossow rebate Kiko Loureiro: "Triste ler isso de alguém que respeitávamos"

Edu Falaschi atualiza sobre possível reunião do Angra ao estilo Helloween
A categórica resposta de Alírio Netto sobre como lidar com quem não gosta dele no Angra
A única situação em que Alírio Netto apagaria sua tatuagem do Shaman
Luis Mariutti convida membros do Angra para show de reunião: "Só escolher a data"
As músicas favoritas de Alírio Netto de cada fase do Angra, segundo o próprio
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra
"Holy Land", do Angra, será relançado em CD e LP
O dia que Luis Mariutti e Roy Z vandalizaram as linhas de bateria de Rafael Rosa
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
Bill Hudson: "Meu problema não é com a banda Angra, nunca foi..."
Shaman pegou música rejeitada do Angra e transformou em sucesso; "produtor riu dela"


