"Se fosse por dinheiro já teria acontecido antes", diz Edu Falaschi sobre reunião com o Angra
Por Gustavo Maiato
Postado em 11 de março de 2026
Nos últimos anos, reencontros entre músicos que tiveram relações turbulentas costumam despertar desconfiança entre fãs. Muitas vezes, a primeira reação do público é imaginar que a motivação principal seja financeira. Foi justamente esse tipo de comentário que o vocalista Edu Falaschi decidiu abordar ao falar sobre a reaproximação com integrantes do Angra.
Angra - Mais Novidades
Durante participação no podcast Amplifica, apresentado pelo guitarrista Rafael Bittencourt, o cantor comentou críticas que sugerem que a retomada do diálogo entre os músicos teria sido motivada por dinheiro. Falaschi respondeu com bom humor, mas também com franqueza.
Segundo ele, se a questão fosse puramente financeira, o reencontro teria acontecido muito antes. "Se fosse só por dinheiro, isso já teria acontecido antes", afirmou o vocalista durante a conversa.
O cantor explicou que, ao longo dos anos, diferentes propostas de reuniões e projetos envolvendo antigos integrantes da banda foram feitas por empresas e produtores. No entanto, essas iniciativas nunca avançaram porque o momento não era adequado para os envolvidos.
Falaschi também ressaltou que todos os músicos hoje têm suas próprias carreiras e projetos consolidados. Por isso, a aproximação atual só aconteceu porque houve um desejo genuíno de retomar o diálogo. "Graças a Deus todo mundo está com a vida andando, com a vida resolvida. Ninguém precisa de um festival para se reaproximar", comentou.
Apesar disso, o vocalista reconheceu que apresentações em grandes eventos naturalmente envolvem cachês. "Claro que tem dinheiro. A banda headliner do festival vai ter cachê e está tudo certo", afirmou, acrescentando que não vê problema em músicos serem remunerados pelo próprio trabalho.
Na mesma conversa, Bittencourt também comentou o assunto e destacou que tocar em um festival importante é uma oportunidade valiosa para qualquer artista. Para ele, reduzir esse tipo de experiência apenas ao aspecto financeiro ignora o significado artístico e histórico de momentos como esse.
Segundo o guitarrista, apresentações desse tipo também representam a chance de resolver questões do passado e transformar experiências pessoais em algo positivo para o público. Ele afirmou que a intenção é levar essa energia para os fãs através dos shows.
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
Steve Harris relembra o dia em que bebeu antes de um show do Iron Maiden
Novo vídeo mostra como está Mingau quase três anos após o tiro na cabeça
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
A melhor banda de rock progressivo de 25 países, segundo a Loudwire
O músico que salvou os Ramones e depois deu no pé, deixando os caras na mão
O aspecto dos shows grandiosos que incomoda Steve Harris, do Iron Maiden
5 músicas de rock que todo mundo conhece, mas pouca gente sabe de quem são
Steve Harris compareceu a apresentação de Blaze Bayley no EDDFEST.
O baterista que estava fora do alcance de Dave Grohl; "fisicamente nem musicalmente capaz"
Floor Jansen promete "volta às raízes metal" em seu novo álbum solo
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
Bruce Dickinson afirma que Blaze Bayley é "um cara fantástico"
Edu Falaschi atualiza sobre possível reunião do Angra ao estilo Helloween
A opinião de Luis Mariutti sobre a turnê de despedida do Sepultura
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
Angra anuncia relançamento de "Holy Land" em edição especial remasterizada
Afonso Nigro revela por que chamou Kiko Loureiro pro Dominó: "Preciso desse cara"
O clássico do Angra de Andre Matos que parece com faixa do "MI'RAJ", segundo Edu Falaschi
As Cinco Melhores Músicas de Andre Matos - Parte 1
O que difere Edu Falaschi dos outros cantores que o Angra já teve, segundo Eric Martin
Os 10 momentos mais impactantes e fundamentais do metal nacional
O "St. Anger" do Angra que foi produzido sob o art.7º, inciso XIV, da CF/88
O hábito de Rafael Bittencourt que o fez perder muitos alunos de guitarra


