A resposta de Cliff Burton a quem diz que Metallica se vendeu no "Master of Puppets"
Por Gustavo Maiato
Postado em 01 de março de 2026
Em qualquer cena musical, quando uma banda sai do underground e começa a alcançar públicos maiores, a palavra "vendido" costuma aparecer com rapidez. No heavy metal dos anos 1980, isso não era diferente. E mesmo um disco hoje tratado como clássico absoluto, "Master of Puppets", já nasceu cercado por desconfianças de parte dos fãs mais radicais.
Metallica - Mais Novidades
Lançado em 3 de março de 1986, o terceiro álbum do Metallica se tornaria um marco do thrash metal, frequentemente citado em listas da Rolling Stone e da IGN entre os maiores discos de metal de todos os tempos. Décadas depois, a faixa-título ainda ganharia nova geração de ouvintes ao aparecer na quarta temporada de Stranger Things. Mas em 1986, o clima era outro.
Durante a turnê norte-americana em que o grupo abria os shows para Ozzy Osbourne, James Hetfield e Cliff Burton foram questionados sobre acusações de que o Metallica teria "se vendido". A resposta foi direta. "Não estamos muito preocupados com eles", afirmou Hetfield, em entrevista resgatada pelo Ultimate Guitar.
Burton, que morreria meses depois, em 27 de setembro de 1986, em um acidente de ônibus durante turnê na Suécia, foi ainda mais enfático: "Nós fazemos o que queremos. Se eles consideram isso se vender, então que seja." A frase resume a postura da banda naquele momento: independência criativa acima de qualquer rótulo.
Hetfield complementou dizendo que muitos associavam "se vender" ao fato de a banda estar em uma grande gravadora ou alcançar popularidade maior. "Muitas pessoas acham que você se vendeu só porque está em uma grande gravadora e é muito popular", declarou. Burton ironizou: "Ou talvez porque você não toca a mil por hora o tempo todo." Hetfield concluiu: "Estaríamos fazendo a mesma coisa se ainda estivéssemos em uma gravadora independente."
Na mesma conversa, Hetfield destacou que o sucesso do álbum não vinha de uma estratégia convencional de mercado. "Estamos na 30ª posição nas paradas. Quase não tocamos nas grandes estações de rádio. Sem videoclipe, sem grande mídia. E, ainda assim, há todo esse burburinho acontecendo. Acho que é por causa da nossa música. Estamos fazendo do nosso jeito." O disco alcançaria a posição 29 na Billboard 200, um feito considerável para uma banda de thrash metal na época.
Até a imagem do grupo contrariava padrões do período. Enquanto muitas bandas apostavam em figurinos elaborados, o Metallica subia ao palco de camiseta, jeans e tênis. Burton brincou: "Funciona para eles; nós não faríamos isso… Já somos feios o suficiente." Para o baixista, as roupas eram simplesmente as que usavam no dia a dia: "É o que usamos quando estamos por aí, sem fazer nada. Por que deveríamos mudar quando estamos no palco?"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aquiles Priester é batizado: "Toda a glória seja dada a Deus! Dia maravilhoso"
O melhor guitarrista vivo do mundo, segundo o lendário Eric Clapton
A reação de rockstars ao batismo de Aquiles Priester: "Deus continue te abençoando"
8 clássicos do metal lançados por músicos que mal tinham saído da adolescência
A canção dos anos 50 que unia George Harrison e David Gilmour; "Cada parte é perfeita"
5 músicas que nenhum metaleiro consegue ouvir sem fazer air drums
A maior voz do rock de todos os tempos, segundo George Harrison dos Beatles
A banda que Steven Tyler aponta como verdadeira criadora do heavy metal
David Bowie receberá álbum de gravações inéditas com participação de Jimmy Page
10 álbuns dos anos 70 abriram caminho para o heavy metal nos anos 80
Geezer Butler relembra Ozzy Osbourne e último show do Black Sabbath
Tony Iommi relembra Ozzy Osbourne; "Parece que ele ainda está aqui conosco"
A canção de uma banda clássica de rock que Brian May considera um exemplo perfeito de pop
Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
Nervosa anuncia turnê como atração principal na América do Norte para 2027

Doro Pesch já ficou apaixonada por James Hetfield, do Metallica
A limitação do Slayer e Exodus que James Hetfield não quis seguir no Metallica
Metallica mudou a vida de Matt Heafy, vocalista do Trivium
Os 16 artistas que que todo mundo deveria ouvir, segundo Bob Dylan
A banda de metal que Dave Grohl defenderia até a morte
5 músicas de metal que seriam completamente diferentes sem um único detalhe
Como foi gravar músicas do Rainbow com o Dio, segundo James Hetfield do Metallica
O que as principais bandas de rock/metal faziam quando o Brasil foi penta?
Cinco razões que explicam por que a década de 1980 é o período de ouro do heavy metal
Kirk Hammett: ele descreve com detalhes briga de Axl Rose e Kurt Cobain no VMA 1992


