Beatles: Ringo Starr relembra como recebeu a "devastadora" notícia da morte de John Lennon
Por André Garcia
Postado em 02 de dezembro de 2022
Ringo Starr foi o último integrante a entrar para os Beatles — em 14 de agosto de 1962, fazendo sua estreia apenas quatro dias depois. Uma curiosidade é que, para isso, ele teve que fazer a barba e desfazer o topete para não destoar de John, Paul e George.
Beatles - Mais Novidades
Em 31 de março de 1981, Ringo e sua esposa Barbara Goldbach deram uma entrevista no quintal de casa para Barbara Waters no programa 20/20. Entre outras coisas, ele falou sobre o fatídico dia 8 de dezembro do ano anterior, quando recebeu a notícia do assassinato de seu amigo e colega John Lennon.
"A música sempre foi mais importante do que qualquer outra coisa, para mim, pessoalmente. Os outros dois, você tem que perguntar a eles. Não é estranho dizer isso agora? É tão novo para mim... eu estava tão acostumado a dizer "os outros três", mas agora são só dois, o que é uma lástima. Mas está tudo bem."
Após uma breve pausa, Ringo provavelmente percebeu que não, não estava tudo bem, e abriu seu coração: "Estou muito triste, ainda sinto falta de John. Vou sentir falta dele para sempre, mas ainda é algo novo."
Sobre o recebimento da notícia, ele respondeu:
"A filha de Barbara nos ligou e disse que John foi baleado. Aquilo me deixou maluco, mas pensei que tivesse sido um tiro no braço, na perna... Depois que nos disseram que ele... estava morto. Quer parar [a entrevista] agora?" — perguntou Ringo, emocionado. "Porque é algo que não ajuda, mas sempre me deixa chateado. Ele era um grande amigo."
Em outro trecho, Ringo retomou a história:
"Eu estava nas Bahamas, e assim que soubemos do que tinha acontecido, pegamos um avião o quanto antes e fomos para Nova Iorque. Não que você possa fazer alguma coisa, mas você tem que ir lá dar um oi e ver se há algo que você possa fazer. Não há nada que você possa fazer, mas pelo menos estar lá, sabe?"
"Foi devastador para mim. Mas, por mais devastador, jamais deixei de citar o que Yoko me falou. Eu disse para ela 'Eu sei como você se sente', e ela disse: 'Não, você não sabe. Porque não importa o quão próxima dele eu fosse, eu não tinha a metade da proximidade que ele tinha com você.' Aquilo sim acabou comigo, mais do que qualquer outra coisa."
Beatles
Pioneiro, John Lennon formou o The Quarrymen em 1956 — ano do lançamento do álbum de estreia de Elvis Presley, considerado o marco zero do rock. Paul McCartney se juntou a ele em 58, George Harrison em 59. Depois de trocar de nome várias vezes, em 1960 a banda adotou o definitivo: The Beatles.
Em ascensão então sem precedentes, eles conquistaram Liverpool em 62, a Inglaterra em 63 e os Estados Unidos e o mundo em 64, o ano da beatlemania. Após serem apresentados à maconha por ninguém menos que Bob Dylan, em meados da década o quarteto deu uma guinada em sua carreira, se afastando das canções pop e buscando fazer algo mais maduro.
Ao abandonar os shows ao vivo em 1966 — que, cada vez mais caóticos, chegaram a colocar a vida de seus membros em risco —, os Beatles puderam se dedicar integralmente às gravações. Com álbuns como "Revolver" (1966) e "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" (1967), eles atingiram seu auge criativo abusando de instrumentos exóticos, experimentações sonoras e inovadoras técnicas de gravação. Não é por acaso que o "Sgt. Pepper's…" está entre os álbuns mais vendidos de todos os tempos.
Com o "White Album" (1968), por outro lado, eles já davam sinais de crescerem em direções diferentes, perdendo a unidade e coesão. A partir dali, cada vez mais a banda ficou pequena para os quatro. Insatisfeitos, para poderem fazer o que realmente queriam, tiveram que seguir caminhos separados após a gravação de "Abbey Road" (1969). O "Let it Be" (1970) já foi lançado como um trabalho póstumo.
Apesar de ter encerrado sua trajetória há mais de meio século, os Beatles seguem conquistando a novas gerações, e até hoje permanecem entre os nomes mais populares da música.
Morte de John Lennon
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Steve Harris admite que sempre foi "acumulador" de coisas do Maiden, e isso salvou novo livro
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
A banda clássica de rock em que Ozzy Osbourne era viciado: "Eles são como carne e batata"
O que diz a letra da clássica "Roots Bloody Roots", segundo Max Cavalera
O riff caótico do Metallica que foi criado por Jason Newsted
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
Em 08/12/1980: John Lennon é assassinado
John Lennon: a versão de Marco Feliciano sobre a morte do Beatle
A comovente reação de Ringo Starr logo após saber da morte de John Lennon
A reação de Elton John ao saber da morte de seu amigo John Lennon
A fala de George Harrison, dos Beatles, sobre o assassinato de John Lennon
Raul Seixas disse que tinha medo de assassinato e revelou teoria sobre morte de Lennon
Yoko Ono foi avisada pelo tarot que John Lennon corria risco de vida, segundo novo livro
A reação de Paul McCartney ao saber da morte de John Lennon
Ozzy ou John Lennon? Qual morte impactou mais e por quê
O hit de George Harrison que fez Elvis Presley e Frank Sinatra encerrarem disputa com Beatles
O hit do Led Zeppelin que Jimmy Page fez para provocar um Beatle - e citou a canção dele
A banda de rock clássico que Mike McCready comparou aos Beatles: "Maiores do que a vida"
3 hits do rock dos anos 1960 que até a Geração Z vai amar, segundo a American Songwriter
O ícone mundial da música que Paul McCartney não conheceu; "quase consegui uma ou duas vezes"
As cinco músicas dos Beatles que soam muito à frente de seu tempo
O álbum de John Lennon que foi tão bom quanto qualquer coisa dos Beatles, e ele sabia disso
A música dos Beatles que tanto Elvis quanto Sinatra trataram como obra-prima


