A fala de George Harrison, dos Beatles, sobre o assassinato de John Lennon
Por André Garcia
Postado em 24 de janeiro de 2023
George Harrison, ao lado de John Lennon, conquistou tudo que havia e mais um pouco integrando os Beatles ao longo dos anos 60. No começo dos anos 70, a amizade foi mantida, chegando a render parcerias musicais; na segunda metade, no entanto, eles se afastaram.
Beatles - Mais Novidades
Em 1990, 10 anos após o assassinato de John, conforme publicado pela Rock and Roll Garage, George deu uma entrevista para a TV sueca, onde falou sobre o assunto.
Como recebeu a notícia da tragédia:
"Bem, primeiro eu pensei que ele talvez tivesse apenas sido ferido — é difícil aceitar, ou acreditar, no começo. [Comigo] não foi diferente de [como é para] alguém receber [esse tipo de] notícia de alguém que você conhece. Foi um choque, tenho certeza de que muitos ficaram tão chocados quanto eu com [o assassinato de] John Lennon. É horrível quando alguém é baleado."
A última vez que esteve com John Lennon:
"Eu fui em Nova York, na casa dele, no Dakota. Ele era legal, [estava] meio que correndo pela casa, fazendo o jantar. Na verdade, ele ouvia muita música indiana, o que me surpreendeu, porque ele sempre ficava meio [irritado] quando eu tocava. Ele tinha centenas de fitas cassete de todos os tipos de coisas. O gosto dele por aquilo cresceu."
Se sua vida mudou com o assassinato:
"Não, se ainda trabalhássemos juntos teria mudado mais. A questão é que eu não o via há muito tempo. Até onde sei, ele poderia estar lá [vivo], porque eu não o via há dois anos, de qualquer jeito. Ocasionalmente, às vezes eu mandava um cartão postal. [Antes, pelo menos eu] sabia que ele estaria do outro lado do telefone caso eu ligasse. Essa é a questão. Agora suponho que você precisaria de um grande telefone cósmico para falar com ele. Eu acredito que a vida continua, então, não posso ficar triste. Estou triste, de não poder mais ir tocar guitarra com John. Pelo menos eu já fiz isso. Fiz por muito tempo. Todos nós vamos nos encontrar de novo lá na frente."
A relação doentia de alguns fãs com seus ídolos:
"Eu não imaginava que um pop star pudesse ser alguém importante o bastante para alguém matar. Isso é algo terrível. Eu não acho que ninguém seja importante o bastante para matar, mas compreendi aqueles assassinatos de líderes políticos e essas coisas — sempre [cometidos por] extremistas. Obviamente, se aconteceu com ele, pode acontecer com qualquer um que sobe em um palco, ou sai de um carro. Foi meio assustador, por esse lado."
Conforme vídeo disponível no YouTube, em entrevista da mesma época, Harrison falou sobre o assunto de forma mais objetiva.
"Foi como perder um parente, ou qualquer outra pessoa que você ame, sabe? Todas as coisas hão de passar, [mas] quando acontece de maneira violenta como aquela, pelas mãos de outra pessoa, é algo muito estranho. Ele era uma pessoa muito boa. De certa forma, ele era meio que um gênio, mas, fora isso, era apenas um cara como qualquer outro. Ele não era [um anjo], mas, ao mesmo tempo, era."
Morte de John Lennon
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A canção polêmica dos anos 80 que Roger Waters destacou entre as melhores
Charles Gavin critica Nicolás Otamendi, zagueiro da seleção argentina
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo o ator Pedro Pascal
Max Cavalera e Andreas Kisser usaram uma guitarra e uma palheta nas gravações de "Schizophrenia"
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
As 20 músicas mais subestimadas do Iron Maiden, em lista da Classic Rock
Show do Iron Maiden em Paris é prejudicado por falta de luz
Eric Martin, Edu Falaschi, Tim Owens e Jeff Scott Soto anunciam setlist do Masters of Voices

Em 08/12/1980: John Lennon é assassinado
"Quando John Lennon morreu, meu mundo parou!", diz Ozzy Osbourne
John Lennon: a versão de Marco Feliciano sobre a morte do Beatle
A comovente reação de Ringo Starr logo após saber da morte de John Lennon
A reação de Elton John ao saber da morte de seu amigo John Lennon
Beatles: Ringo Starr relembra como recebeu a "devastadora" notícia da morte de John Lennon
Raul Seixas disse que tinha medo de assassinato e revelou teoria sobre morte de Lennon
Yoko Ono foi avisada pelo tarot que John Lennon corria risco de vida, segundo novo livro
A reação de Paul McCartney ao saber da morte de John Lennon
Ozzy ou John Lennon? Qual morte impactou mais e por quê
A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"
O álbum do Radiohead que Thom Yorke comparou aos Beatles; "podemos fazer o que quisermos"
Por que Nina Simone dizia que os Beatles tiveram sorte; "não são excepcionalmente talentosos"
A canção dos Beatles que pirou a cabeça de Mick Jagger quando ele a ouviu
O dia que John Lennon explicou o que ninguém entendia sobre George Martin e os Beatles
O músico que Freddie Mercury considerava o maior de todos os tempos
O show de 1973 em que o Led Zeppelin tirou dos Beatles um recorde de 8 anos
10 músicas lançadas há mais de meio século que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Por que o clássico "Rubber Soul", dos Beatles, recebeu esse nome estranho
John Lennon e a sua complicada relação com a fama


