O dia em que gravadora cometeu o maior erro da história da música envolvendo os Beatles
Por Gustavo Maiato
Postado em 04 de janeiro de 2026
A indústria fonográfica é cheia de apostas arriscadas, decisões tomadas às pressas e julgamentos que o tempo se encarrega de desmentir. Poucos episódios, no entanto, são tão simbólicos quanto o que aconteceu no início de 1962, em Londres, quando uma das maiores bandas de todos os tempos saiu de um estúdio sem contrato algum. À época, ninguém poderia imaginar que aquela escolha se tornaria um dos erros mais citados da história da música popular.
Beatles - Mais Novidades
Segundo a jornalista Erinn Callahan, em matéria publicada pelo American Songwriter, o episódio ocorreu em 1º de janeiro de 1962, quando o The Beatles fizeram um teste para a Decca Records. John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e o então baterista Pete Best viajaram de Liverpool a Londres para a audição, acompanhados do empresário Brian Epstein, cheios de expectativa por finalmente fechar um contrato.
A rejeição ficou eternizada por uma frase que atravessou décadas, atribuída ao executivo Dick Rowe, então diretor da Decca: "Grupos de guitarra estão com os dias contados". Embora Rowe sempre tenha negado ter dito exatamente isso, a declaração virou parte do folclore beatle e costuma ser lembrada como exemplo máximo de miopia da indústria musical.
De acordo com Callahan, a decisão final não passou apenas por gosto musical. O responsável pelo A&R, Mike Smith, teria optado por assinar com Brian Poole and the Tremeloes, grupo de Dagenham, principalmente por uma questão prática: eles moravam muito mais perto do estúdio de West Hampstead do que os Beatles, vindos de Liverpool. Ainda assim, o baque foi enorme para a banda, que já havia sido recusada por outros selos importantes.
Paul McCartney, anos depois, adotou um tom mais ponderado ao relembrar o episódio. Após ouvir as fitas da audição, ele admitiu: "Nós não éramos tão bons assim, embora houvesse algumas coisas interessantes e originais". Lennon, por outro lado, jamais engoliu a decisão. "Eu não teria recusado a gente. Achei que soava OK. Acho que a Decca esperava algo totalmente polido. Aquilo era só uma demo. Eles deveriam ter visto o nosso potencial", afirmou o compositor.
O teste incluiu 15 músicas, entre elas "Searchin'", "Three Cool Cats", "The Sheik of Araby", "Like Dreamers Do" e "Hello Little Girl". Nada disso foi suficiente para convencer a gravadora, mas Epstein se recusou a desistir. Segundo a matéria, ele pediu as fitas de volta e seguiu batendo de porta em porta em busca de alguém disposto a apostar na banda.
A persistência deu resultado poucos meses depois, quando o produtor George Martin decidiu assinar com os Beatles pelo selo Parlophone, da EMI. O resto é história: em 1963, o lançamento de Please Please Me mudou para sempre o rumo do rock. E a Decca ficou marcada como a gravadora que deixou escapar o maior fenômeno da música popular do século 20.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
Bruce Dickinson posta foto que tirou ao lado de Slash em estúdio
Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Como um baterista do Angra mudou a vida de Eloy Casagrande para sempre
Os detalhes escondidos na foto caótica que ilustra encarte de "Master of Puppets", do Metallica
Dennis Stratton se manifesta sobre entrada do Iron Maiden no Hall of Fame
Steve Harris esclarece que Iron Maiden não participou da produção de documentário
Os 10 músicos do Iron Maiden indicados ao Rock and Roll Hall of Fame
O conselho que Aquiles Priester deu a Ricardo Confessori na época do "Fireworks"
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
Tesla anuncia detalhes do novo álbum de covers, "Homage"
A capa de disco do Slayer que "grita metal", segundo o guitarrista Kerry King
Produtora se posiciona sobre cancelamento da tour do Rage pelo Brasil
A primeira banda de rock inventiva que chegou ao topo, segundo Caetano Veloso
Os artistas que foram induzidos mais de uma vez ao Rock and Roll Hall of Fame
Por que os Beatles podem ser chamados de banda progressiva, segundo Mikael Åkerfeldt
O álbum dos Beatles que John Lennon chamou de horrível de fazer: "Condição bem ruim"
A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting
John Lennon comenta sobre autoconhecimento, LSD e religião
O álbum dos Beatles que contou com participação de Jimmy Page na guitarra
A primeira música que Gene Simmons, do Kiss, cantou para uma plateia
Os 10 piores músicos que passaram por bandas de rock clássicas
Como uma mesma multa de estacionamento inspirou os Beatles e o Pink Floyd ao mesmo tempo
Paul McCartney responde às perguntas mais pesquisadas da internet sobre ele
O hit dos Beatles que John Lennon odiava e melhor retrata seu período preguiçoso na banda


