John Lennon: quatro décadas após, Mark Chapman tenta explicar por que o assassinou
Por Igor Miranda
Postado em 22 de setembro de 2020
A BBC teve acesso às declarações de Mark David Chapman, o homem que matou John Lennon em 8 de dezembro de 1980, durante sua recente audiência de liberdade condicional. O assassino pediu desculpas à viúva de John, Yoko Ono, e disse que merecia pena de morte pelo que fez.
"Só quero reiterar que sinto muito pelo meu crime. Não tenho desculpa para isso. Era pela minha própria glória. Acho que foi o pior crime que poderia ser cometido contra alguém que é inocente", disse, inicialmente, diante do conselho de liberdade condicional do local onde está preso, a Wende Correctional Facility, em Alden, próximo a Buffalo, em Nova York.
Hoje com 65 anos, Chapman refletiu que Lennon era "extremamente famoso" e tentou explicar qual foi sua motivação ao cometer o crime. "Eu não o matei por seu caráter ou pelo tipo de pessoa que ele era. Ele era um cara de família, um ícone. Era alguém que falava de coisas que agora podemos falar sobre, e é ótimo. Eu o matei porque ele era muito, muito famoso e essa é a única razão. Eu estava sendo muito egoísta, buscando muita glória própria", declarou.
O criminoso voltou a enfatizar que agiu de forma egoísta e lamentou o ato. "Sinto muito pela dor que causei a ela (Yoko Ono). Penso nisso o tempo inteiro", disse.
No trecho final da audiência, Chapman afirma que deveria ter recebido pena de morte - o que não existe mais em Nova York desde 2007. "Quando você intencionalmente trama o assassinato de alguém, sabendo que é errado, e faz isso por si, deveria render pena de morte em minha opinião. Alguns discordam de mim, mas todos recebem uma segunda chance agora. Eu não mereço. Se a lei e você decidirem me deixar aqui pelo resto da vida, não vou reclamar", afirmou.
Onze tentativas de liberdade condicional
Apesar de ter dito que merecia morrer por decisão da Justiça americana, Mark Chapman deu as declarações justamente em uma audiência onde buscava ter liberdade condicional. Foi a 11ª tentativa do assassino, que foi condenado à prisão perpétua, mas está elegível para obter o direito condicional desde 2000 - algo que ele pode tentar de 2 em 2 anos. O pedido, até então, sempre foi negado.
Em 2018, ano de sua solicitação anterior, Mark David Chapman disse que "encontrou Jesus" e que sente "cada vez mais vergonha" de seus atos.
Yoko Ono, viúva de John Lennon, já se manifestou de forma contrária à liberação de Mark Chapman. Ela afirma temer pela segurança dela e de sua família.
Na decisão de 2018, um conselho responsável por julgar o pedido de liberdade condicional de Chapman diz que a soltura do assassino de John Lennon seria "incompatível com o bem-estar e a segurança da sociedade" e do próprio homem, pois "alguém poderia tentar ou conseguir feri-lo ou matá-lo por raiva e/ou vingança". O mesmo argumento foi utilizado agora, em 2020, pelo conselho responsável.
Morte de John Lennon
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Vídeo dos Mutantes tocando Beatles em 1969 é encontrado
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
Rob Halford, o Metal God, celebra 40 anos de sobriedade
Bruce Dickinson relembra o teste "estranho" que fez para entrar no Iron Maiden
Steve Harris esclarece que o Iron Maiden não foi fundado no Natal de 1975
Bruce Dickinson relembra "Killers" e diz que gostaria de ter participado do álbum
Em 08/12/1980: John Lennon é assassinado
John Lennon: a versão de Marco Feliciano sobre a morte do Beatle
A comovente reação de Ringo Starr logo após saber da morte de John Lennon
A reação de Elton John ao saber da morte de seu amigo John Lennon
Beatles: Ringo Starr relembra como recebeu a "devastadora" notícia da morte de John Lennon
A fala de George Harrison, dos Beatles, sobre o assassinato de John Lennon
Raul Seixas disse que tinha medo de assassinato e revelou teoria sobre morte de Lennon
Yoko Ono foi avisada pelo tarot que John Lennon corria risco de vida, segundo novo livro
A reação de Paul McCartney ao saber da morte de John Lennon
Ozzy ou John Lennon? Qual morte impactou mais e por quê
O desconhecido cantor que teria influenciado Elvis Presley, segundo John Lennon
A canção que Bono diz que vem tentando reescrever durante toda a carreira
O álbum de John Lennon que foi tão bom quanto qualquer coisa dos Beatles, e ele sabia disso
O disco que John Lennon dizia que Beatles jamais faria: "Eu odiaria um álbum assim"


