Comando Rock: Baixista do HammerFall a Serviço da Solidariedade
Por Antonio Rodrigues Junior
Postado em 14 de dezembro de 2004
O músico, que prepara o lançamento de seu quarto álbum solo, esteve na América do Sul realizando uma série de apresentações e workshops beneficentes em prol de crianças carentes.
Em sua terceira passagem pelo Brasil em carreira solo, o baixista do grupo de heavy metal Hammerfall, Magnus Rosén, esteve promovendo alguns workshops e apresentações em três cidades durante o mês de outubro. O músico, que irá lançar seu novo álbum solo – Arose –, realizou os eventos de forma beneficente, nos quais as entradas foram trocadas por quilos de alimentos.
O membro do HammerFall vem conseguindo uma difícil façanha: se destacar em um conjunto à frente de seu instrumento. Poucos músicos conseguem grandes destaques como baixista. Steve Harris, do Iron Maiden, e Gene Simmons, do Kiss, são raras exceções. Normalmente, os focos das lentes ficam voltados para os vocalistas, guitarristas e, até mesmo, bateristas.
Em outubro, o público brasileiro teve a oportunidade de conferir o motivo deste destaque. Rosén esteve se apresentando em São Paulo, Santos e Rio de Janeiro entre os dias 19 e 24. Entre aulas e apresentações (que contaram com a presença do baterista sueco Birger Löfman), o músico mostrou todo o seu virtuosismo.
"Essa foi a terceira vez que apresentei meu show de baixo no Brasil", conta Rosén. "A turnê foi especialmente para dar as crianças sem teto algum apoio com dinheiro e comida. Irei inspirar pessoas a se preocuparem com as outras."
A dedicação foi devido ao fato dos eventos, que também atingiram outros dois países na América do Sul (Peru e Chile), serem totalmente beneficentes. Os ingressos foram trocados por alimentos não perecíveis e repassados à crianças carentes. "Fiquei muito feliz com a oportunidade! Foi minha idéia fazer essa turnê tocando baixo. Acho que as pessoas devem entender que se você possui na vida a chance de dar algo a outra então faça isso! É uma ótima oportunidade fazer algo que possa ajudar alguém. Sei que não posso ajudar muitas pessoas, mas quem sabe inspirar outras a fazer o mesmo."
Apesar de conhecido por integrar um conjunto de heavy metal, Rósen possui uma carreira solo totalmente independente. O baixista já havia colocado no mercado três trabalhos solo e agora prepara o lançamento de Arose. Assim como nos antecessores, o quarto CD deixa de lado o estilo adotado pelo Hammerfall e segue mostrando uma mistura de jazz, funk e fusion.
"Comecei a tocar baixo há 26 anos", alega o músico. "E toco estilos diferentes o tempo todo! Hard rock é algo que sempre fiz, mas também gosto de canções dos anos 50 a 2004! Isso me inspira a ver o que posso encontrar em estilos diferentes! Tenho uma mente aberta para música e para a vida."
O baixista alega não ter tido nenhum tipo de receio sobre a possibilidade dos fãs do Hammerfall não aprovarem a nova empreitada. "Acredito que as pessoas gostam de como um instrumentista pode tocar." Apesar disso, admite que não são todos que gostam de tudo, mas que se alguém apreciar ele já ficará satisfeito.
Para a gravação de Arose, o músico contou pela primeira vez com uma banda completa. Nos demais trabalhos, Rosén trouxe apenas alguns integrantes. No caso de Empty Room, de 2003, o baixista tocou sozinho. "Acho que é o único CD duplo no mundo que foi gravado somente com baixo elétrico." Desta vez contou com Emrik Larsson (vocal), Glen Sandgren (guitarra), Imre Daun (bateria) e Jenny Bergren, do Ace of Base, (backing vocal).
"Achei que era hora de tentar fazer um disco com um grupo. É muito bom tentar coisas diferentes e sinto que gravamos um ótimo álbum. Nós todos conversávamos sobre como iríamos trabalhar e que idéia iríamos usar. Foi muito democrático. Tudo está gravado, mas estou procurando um bom selo para lançá-lo. Arose é minha nova banda solo."
Apesar de estar chegando ao quarto álbum, Magnus Rosén é mesmo conhecido pela sua carreira com o quinteto Hammerfall. Com dez anos de estrada, o grupo sueco já lançou seis trabalhos, entre discos de estúdio, ao vivo e EPs, sendo o último o CD e DVD One Crimson Night.
O álbum lançado no final do ano passado, que traz uma performance de Rosén em um solo de baixo, é um registro ao vivo gravado meses antes na cidade natal do conjunto, Gothenburg, durante a turnê do disco Crimson Thunder. O CD ainda trouxe algumas faixas bônus registradas na América Latina, infelizmente nenhuma no Brasil.
"Fizemos um bom show na Suécia para gravarmos esse DVD, mas tivemos algumas faixas na América Latina no CD duplo. O sentimento foi muito forte e bom, então foi algo positivo pôr essas canções bônus. Tem sempre tantas coisas que precisam estar certas quando uma banda grava. Acho que todos queriam que tivéssemos gravações de todos os países que tocamos, mas dessa vez foi assim."
Atualmente, o quinteto prepara um novo disco de estúdio, que já tem previsão de lançamento para março do ano que vem. Ele ainda não tem nome, porém as gravações já iniciaram. "O som será mais pesado e forte nesse álbum. Acabei de gravar o baixo na Dinamarca e acredito que será um ótimo CD."
O baixista também participou da gravação de trabalhos solos de alguns reconhecidos artistas. O primeiro foi o disco recém lançado por aqui Out to Every Nation, do vocalista Jorn Lande (atual integrante do MasterPlan). O músico também irá gravar o próximo CD do vocalista do Therion, Mats Levén, que também tocou ao lado do renomado guitarrista Yngwie Malmsteen. E ainda garante: "Tenho muitas idéias para o futuro!"
Comando Rock
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
A profunda letra do Metallica que Bruce Dickinson pediu para James Hetfield explicar
A melhor faixa de "The Number of the Beast", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Rob Halford fala sobre situação atual da relação com K.K. Downing
A melhor banda ao vivo que Dave Grohl viu na vida; "nunca vi alguém fazer algo sequer próximo"
Para Dave Mustaine, Megadeth começou a desandar após "Countdown to Extinction"
Jay Weinberg fala pela primeira vez à imprensa sobre demissão do Slipknot
David Lee Roth faz aparição no Coachella e canta "Jump", do Van Halen
David Ellefson nunca foi o melhor amigo de Dave Mustaine
A história da versão de "Pavarotti" para "Roots Bloody Roots", segundo Andreas Kisser
O disco do AC/DC que os fãs mais fiéis costumam colocar acima dos clássicos óbvios
A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting
Como a morte violenta do namorado bem na sua frente mudou a vida de Rob Halford
A banda que Slash diz nunca ter feito um álbum ruim; "Todos os discos são ótimos"
Evanescence lança música inédita e anuncia novo disco, que será lançado em junho
Yngwie Malmsteen: a curiosa opinião do guitarrista sobre Angus Young, do AC/DC
A polêmica e famosa canção que todos do Pink Floyd tocam, menos Roger Waters
O gênio do rock que Lemmy Kilmister até admirava, mas achava "um tremendo vigarista"
Claustrofobia: Thrash Metal Claustrofóbico e Fulminante
A música do HammerFall que ajudou a seleção sueca de curling a ganhar o ouro olímpico
João Gordo se arrepende de bater no Cazuza por homofobia: "Dei tapa e joguei sapato"
Duff McKagan: "Justin Bieber é um roqueiro de verdade!"
Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, e sua preferência pelo Brasil
Pink Floyd: a história por trás de "Animals"
As regras do Thrash Metal
Joey Jordison diz que foi demitido do Slipknot por telegrama cantado



