Quem é a "Bete Balanço", cantada por Cazuza no clássico do Barão Vermelho
Por Gustavo Maiato
Postado em 26 de março de 2024
O clássico "Bete Balanço" saiu no álbum "Maior Abandonado", lançado pelo Barão Vermelho em 1984. A música dá nome e faz parte da trilha sonora do filme dirigido por Lael Rodrigues e protagonizado por Débora Bloch.
Na história, é justamente Bloch quem faz o papel da Bete Balanço, conforme explica Julio Ettore em vídeo no seu canal. "Essa música foi feita sob encomenda para o filme. A personagem é a Bete, uma jovem que mora em Minas e passa no vestibular, mas vai ao Rio para tentar o sonho de viver do rock.
Ela enfrenta decepções e retrata a explosão do rock dos anos 1980. Era um produto destinado aos jovens. O diretor Lael disse que a geração tem características especiais, não são agressivos e foram criados na repressão. São liberais e Bete é uma expressão dessa vanguarda".
Ettore cita mais curiosidades: "A produção procurou o Cazuza para inserir essa música na trilha. Cazuza e Frejat compunham juntos nessa época, se encontrando. Frejat apresentou um riff que seria um rock cheio de latinidades. O Cazuza estava com o resumo do filme na mão e leu em voz alta. Cazuza criou uma Bete mais maliciosa e o mundo menos azul do que recebera da produção do filme".
Por fim, o youtuber comenta sobre curiosidades sobre a letra e o filme: "O que seria esse paraíso perigoso que a palma da sua mão mostrou? É a quiromancia, arte de enxergar o futuro através da palma da mão. O Cazuza e o Lobão aparecem também no filme. A gravação da música tem uma sonoridade diferente do resto do disco, porque foi gravada em outro estúdio e antes".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps