Quem é a "Bete Balanço", cantada por Cazuza no clássico do Barão Vermelho
Por Gustavo Maiato
Postado em 26 de março de 2024
O clássico "Bete Balanço" saiu no álbum "Maior Abandonado", lançado pelo Barão Vermelho em 1984. A música dá nome e faz parte da trilha sonora do filme dirigido por Lael Rodrigues e protagonizado por Débora Bloch.
Na história, é justamente Bloch quem faz o papel da Bete Balanço, conforme explica Julio Ettore em vídeo no seu canal. "Essa música foi feita sob encomenda para o filme. A personagem é a Bete, uma jovem que mora em Minas e passa no vestibular, mas vai ao Rio para tentar o sonho de viver do rock.
Cazuza - Mais Novidades
Ela enfrenta decepções e retrata a explosão do rock dos anos 1980. Era um produto destinado aos jovens. O diretor Lael disse que a geração tem características especiais, não são agressivos e foram criados na repressão. São liberais e Bete é uma expressão dessa vanguarda".
Ettore cita mais curiosidades: "A produção procurou o Cazuza para inserir essa música na trilha. Cazuza e Frejat compunham juntos nessa época, se encontrando. Frejat apresentou um riff que seria um rock cheio de latinidades. O Cazuza estava com o resumo do filme na mão e leu em voz alta. Cazuza criou uma Bete mais maliciosa e o mundo menos azul do que recebera da produção do filme".
Por fim, o youtuber comenta sobre curiosidades sobre a letra e o filme: "O que seria esse paraíso perigoso que a palma da sua mão mostrou? É a quiromancia, arte de enxergar o futuro através da palma da mão. O Cazuza e o Lobão aparecem também no filme. A gravação da música tem uma sonoridade diferente do resto do disco, porque foi gravada em outro estúdio e antes".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Novo vídeo mostra como está Mingau quase três anos após o tiro na cabeça
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
Steve Harris relembra o dia em que bebeu antes de um show do Iron Maiden
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
5 músicas de rock que todo mundo conhece, mas pouca gente sabe de quem são
O aspecto dos shows grandiosos que incomoda Steve Harris, do Iron Maiden
A melhor banda de rock progressivo do Brasil, segundo a Loudwire
A banda que realmente criou o heavy metal, de acordo com Eric Clapton
A melhor banda de rock progressivo de 25 países, segundo a Loudwire
Frank Ferrer explica motivo de saída do Guns N' Roses após 19 anos na banda
O baterista que estava fora do alcance de Dave Grohl; "fisicamente nem musicalmente capaz"
O músico que salvou os Ramones e depois deu no pé, deixando os caras na mão
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
Os dois letristas brasileiros que Paulo Ricardo venera: "Estão no Top 5 daqui com certeza"
A banda argentina que teve um cover de Cazuza como primeiro sucesso
Morre Guto Graça Mello, produtor de Cazuza, Rita Lee e trilhas do cinema brasileiro
O álbum do Cazuza que Regis Tadeu odeia: "Esse disco é horroroso, não tem condição"
O dia que Faustão alfinetou Barão Vermelho e Cazuza no programa Perdidos na Noite


