RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello

A introdução de rock que Dave Grohl chama de "a maior de todas"

A música do Black Sabbath que Ozzy Osbourne preferia que nunca tivesse sido gravada

Zakk Wylde fala sobre a música que escreveu em homenagem a Ozzy Osbourne

Aerosmith anuncia "Legendary Edition" do seu álbum de estreia

Vocalista original do Foreigner, Lou Gramm anuncia álbum solo "Released"

Baterista não descarta que o Poison faça turnê com outro vocalista

Em protesto contra Trump, Neil Young libera acervo de graça para moradores da Groenlândia

Os solos de guitarra emocionantes que John Petrucci considera divertidos de tocar

"Slave Machine" é o novo single e o novo álbum da Nervosa

Os 10 melhores álbuns do metal em 2025, segundo Emanuel Seagal

35 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em fevereiro

Nevascas fazem A Day to Remember cancelar show em Belo Horizonte

A melhor fase da história do Megadeth de todos os tempos, segundo Dave Mustaine

Dave Mustaine poderá escrever novas músicas mesmo após o fim do Megadeth


Dish Carpens
Stamp

O guitarrista que recusou os Rolling Stones e trabalhou com os Sex Pistols

Por
Postado em 04 de janeiro de 2026

A história começa do jeito mais improvável: o telefone toca, a namorada atende e solta a frase que muda o clima da sala. "Ela atendeu e disse: 'Mick quer falar com você'... era Mick Jagger perguntando se eu estava livre para sair em turnê com os Stones em agosto."

A resposta, porém, não foi "sim". Conforme relata a Classic Rock, ele conta que já tinha se comprometido com Roy Harper e recusou a viagem. Não é todo dia que alguém diz não para uma turnê dos Rolling Stones - e é justamente por isso que o caso ficou sendo repetido como uma dessas cenas de bastidor que explicam como o rock também é feito de escolhas e compromissos práticos.

Rolling Stones - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Foto: Reprodução - Essentials
Foto: Reprodução - Essentials

O cara em questão é Chris Spedding, guitarrista e cantor que passou décadas circulando entre estúdios e turnês, com um currículo que vai de nomes gigantes a gente bem cult. No meio disso, ainda teve um hit solo em 1975, "Motorbikin'", e até uma passagem inusitada pelo The Wombles ("Parecia uma diversão boa… eu não tenho vergonha nenhuma de ter sido um Womble").

Em 1976, outra coincidência empurra Spedding para um lugar bem diferente do circuito de estúdio: ele vai ao 100 Club com uma amiga americana e encontra um show praticamente vazio. "Eles tinham algo que estava faltando no rock naquela época", ele diz sobre a banda. Resultado: ele foi até a sala de ensaio na Denmark Street, levou o grupo para o Majestic Studios e gravou três músicas em cinco horas. "Esse foi o fim do meu envolvimento com os Pistols... há muitos boatos de que eu toquei em 'Never Mind The Bollocks', mas não é verdade. Eu dei a demo para o Chris Thomas e com isso ele acabou produzindo eles."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O contato com a turma também rendeu uma frase que explica o tipo de ambiente: "No estúdio, o Steve Jones ficou olhando minhas guitarras e o Johnny Rotten ficou olhando minha namorada." Spedding conta isso rindo, como quem está descrevendo um dia normal de trabalho - o que, naquela fase, talvez fosse mesmo.

Depois, ele evita virar "padrinho do punk" e vai para Nova York, onde passa a frequentar o CBGB e acaba produzindo o primeiro demo do The Cramps. "Muitos dos meus amigos de NYC consideravam eles caipiras porque não eram de Nova York... mas eu amei o som deles e disse para irem para a Inglaterra, onde encontrariam público."

Nos anos seguintes, a vida segue mais na linha de músico de estúdio e turnês pontuais: sessões com Tom Waits e outros nomes, trabalhos regulares com Bryan Ferry/Roxy Music, e um retorno à Inglaterra em 2006 quando a cena de estúdios em Los Angeles já não estava no mesmo ritmo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

E tem um detalhe que o texto deixa no ar: com "impressões digitais" em tanta gravação e tanta história boa para contar, ele ainda é lembrado por pouca gente fora dos círculos mais atentos. Em um show recente no 100 Club, a casa estava só pela metade - e ele não parece comprar briga com isso. "Eu nunca sinto que fiz o meu melhor trabalho. Se algum dia eu sentir isso sobre um dos meus álbuns, talvez aí eu esteja pronto para me aposentar."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Bangers Open Air


publicidadeRogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Bruce William

Quando Socram chegou no Whiplash.net era tudo mato, JPA lhe entregou uma foice e disse "go ahead!". Usou vários nomes, chegou a hora do "verdadeiro". Nunca teve pretensão de se dizer jornalista, no máximo historiador do rock, já que é formado na área. Continua apaixonado por uma Fuchsbau, que fica mais linda a cada dia que passa ♥. Na foto com a Melody, que já virou estrelinha...
Mais matérias de Bruce William.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS