Whitesnake: o retorno da boa e malvada serpente
Por Antonio Rodrigues Junior
Postado em 12 de maio de 2008
Comemorando os 30 anos de carreira, a banda de David Coverdale lança um novo álbum de inéditas "Good to Be Bad" – após mais de uma década de silêncio – e toca no Brasil este mês.
Há pouco mais de três décadas, uma das lendas do hard rock mundial caminhava rumo ao estrelato. Na época, o jovem vocalista David Coverdale surgiu de forma promissora como novo integrante do Deep Purple. Porém, seu nome explodiu mesmo a partir de 78 quando fundou sua própria banda, Whitesnake, que está lançando um novo álbum de inéditas "Good to Be Bad".
Durante as três décadas do Whitesnake, o vocalista lançou alguns dos maiores clássicos do hard rock alcançando o sucesso nas rádios com, por exemplo, "Is This Love", "Fool for Your Loving" e "Love Ain’t No Stranger" – coincidentemente todas têm o amor como tema que, segundo o vocalista, é o assunto que mais lhe inspira. Mesmo assim o grupo passou quase que de forma inativa durante os anos 90, nos quais Coverdale se dedicou a outros projetos como sua carreira solo e uma parceria com Jimmy Page (ex-Led Zeppelin).
A inatividade terminou em 2002 para as comemorações dos 25 anos e uma grande turnê mundial. Durante os últimos seis, o grupo realizou apenas shows e lançou alguns trabalhos ao vivo e coletâneas. Porém, neste ano, David Coverdale surpreendeu os fãs com o lançamento de um novo álbum de inéditas "Good to Be Bad", que chega ao mercado mais de dez anos depois de seu antecessor.
O novo disco, que acaba de chegar às lojas, promete resgatar os grandes momentos do conjunto, que atualmente é composto pelo guitarrista Doug Aldrich (um dos principais compositores do novo álbum e ex-Dio), o guitarrista Reb Beach (ex-Dokken), o baixista Uriah Duffy, o tecladista Timothy Drury (que já excursionou com Eagles e Yes) e o baterista Chris Frazier. E esta é a formação que divulga o novo trabalho, que está fazendo uma turnê mundial, que passa pelo Brasil neste mês para a realização de cinco apresentações.
Nesta entrevista exclusiva a Comando Rock, o vocalista e líder David Coverdale contou sobre o lançamento do novo álbum "Good to Be Bad", as novas composições, a nova formação e o período de dez anos sem inéditas, comentou sobre a nova turnê no Brasil, contou sobre os 30 anos de carreira e a possibilidade de lançamentos comemorativos e abordou o retorno da banda em 2003.
Comando Rock: O grupo está lançando o novo álbum de inéditas "Good to Be Bad". O que pode nos contar sobre o novo trabalho?
David Coverdale: O novo disco possui todos os elementos que, pessoalmente, amo no Whitesnake e muito mais. Sinto que poderia ser um ótimo álbum de estréia se fôssemos uma banda nova e que também é um bom último registro, se esse for o caso. De qualquer forma, estou muito orgulhoso dele.
Comando Rock: "Good to Be Bad" é o primeiro de inéditas em dez anos. Qual a sensação de voltar ao estúdio e gravar um novo disco?
David Coverdale:Ótima! Não me preocupo de forma alguma com o tempo que passou! Houve outras coisas do Whitesnake com as quais as pessoas podiam se ocupar se elas precisassem. Sinto que valeu o tempo de espera. Tenho curtido muito ouvir e tocar as novas músicas!
Comando Rock: O novo trabalho foi feito por uma formação totalmente diferente dos últimos registros. Como foram os processos de composição e gravação do álbum?
David Coverdale:Doug e eu escrevemos todas as músicas. Depois cada um deu seu toque especial, o que fez com que as canções ganhassem vida. As composições aconteceram de uma forma bastante natural e simples, sem pressão para escrever faixas inéditas do Whitesnake para o novo século. Acho que fomos bem sucedidos...
Comando Rock: O novo disco chega às lojas em duas versões: normal e limitada. A edição limitada contém um CD bônus com três faixas e um vídeo.
David Coverdale:Não foi uma escolha minha. Quem fez isso foi a gravadora. Eles acreditaram em mim e devolvi o elogio. Eles parecem saber o que estão fazendo, por isso deixo que façam. Minha única "preocupação" é divulgar o novo material. A edição estendida contém "Summer Rain", que funciona perfeitamente de forma acústica e, como não conseguia me decidir qual solo de guitarra favorecia mais em "All For Love" e já que Reb toca na versão do disco, inclui uma versão com Doug no solo. Todas as outras coisas são remixes e itens de colecionadores.
Comando Rock: A turnê de divulgação do novo álbum irá passar pelo Brasil este mês. Qual a expectativa pela nova passagem pelo País?
David Coverdale:O Whitesnake sempre foi tratado com muito amor e hospitalidade pelos fãs brasileiros. Espero que seja assim sempre, mas agora estou trazendo uma nova banda super excitante com muita energia nova.
Comando Rock: Nos últimos anos, o conjunto tem lançado diversos registros ao vivo e coletâneas, o que fez muitos duvidarem que a banda gravaria mais inéditas. O novo trabalho é uma resposta a essas dúvidas?
David Coverdale:De certa forma. Para mim acho que era hora de novas músicas. Para ser honesto precisava de carne nova para "morder".
Comando Rock: A banda está completando 30 anos de carreira e você já falou que pretende lançar alguns discos remasterizados, além de um possível DVD. O que pode nos adiantar sobre esse material?
David Coverdale:O problema é e sempre foi trabalhar com grandes companhias como a EMI, que fala uma coisa e depois volta atrás. Sempre acabo sendo cobrado tanto pela gravadora quanto pela imprensa. O que a gravadora parece não entender é que tenho tempo limitado para trabalhar em todos esses projetos que discutimos há alguns anos. Agora estou totalmente ocupado com o novo material do Whitesnake, então essas coisas terão de esperar.
Luis Alberto Braga Rodrigues | Rogerio Antonio dos Anjos | Everton Gracindo | Thiago Feltes Marques | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Comando Rock: Alguns desses anos, o grupo passou de forma inativa até o retorno em 2003. O que lhe fez decidir pela volta do Whitesnake?
David Coverdale:Foi algo simplesmente para celebrarmos o aniversário de 25 anos da banda. Não tinha planos de continuar trabalhando. Mas foi algo que voltou a fazer sucesso novamente, então acabamos continuando...
Comando Rock: Desde o retorno, o grupo vem realizando ótimas e bem sucedidas turnês mundiais. Essas turnês influenciaram na decisão de gravar um novo álbum?
David Coverdale:É claro. Como isso não afetaria a minha decisão de criar novas músicas e tocar novamente para vocês?
Comando Rock: Durante alguns períodos de inatividade do Whitesnake, você lançou seus trabalhos solo. Você pretende voltar a gravar de forma independente algum dia?
David Coverdale:Não tenho idéia! Agora estou aproveitando as comemorações das três décadas do Whitesnake. Meus planos são aproveitar ao máximo esses momentos, continuar a pregar o "Gospel da Serpente" por todo esse mundo e me divertir muito com isso tudo.
Comando Rock
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
Steve Harris admite que a aposentadoria está cada vez mais próxima
Youtuber que estava no backstage do último show de Alissa com o Arch Enemy conta tudo
O defeito muito grave dos baixistas de heavy metal na opinião de John Entwistle
Guns N' Roses lança duas novas canções
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
Josh Homme diz o que planeja fazer com o seu corpo após a morte
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
O maior compositor do rock'n'roll de todos os tempos, segundo Paul Simon
Sacred Reich anuncia o brasileiro Eduardo Baldo como novo baterista
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Ian Gillan, do Deep Purple, chama David Coverdale de oportunista por defender Blackmore
O significado do nome "Legião Urbana", segundo Renato Russo
A canção do Pearl Jam que fala sobre a fragilidade da vida e foi inspirada em Pink Floyd

Claustrofobia: Thrash Metal Claustrofóbico e Fulminante
Joe Elliott (Def Leppard) chorou ao ver anúncio da aposentadoria de David Coverdale
O cara que canta muito, mas Malcolm Young disse que jamais poderia entrar no AC/DC
Steve Vai presta homenagem a David Coverdale após anúncio de aposentadoria
O curioso melhor show do Rock in Rio de 1985, segundo Andreas Kisser
O hit do Nirvana sobre Whitesnake, Guns N' Roses, Aerosmith e Led Zeppelin
Metallica: o que significa "Ride The Lightning"?
Vinil, CD ou arquivos: Quem vence esse embate histórico?
Paula Fernandes: aos 19 anos ela ia em shows de Black Metal
Heavy Metal: as 10 capas mais "de macho" de todos os tempos
Pink Floyd: os álbuns da banda, do pior para o melhor, pela UCR
50 clássicos do Rock que superaram 1 bilhão de plays no Spotify

