Rogério Flausino conta como a morte de Renato Russo afetou a carreira do Jota Quest
Por Bruce William
Postado em 05 de novembro de 2025
Na estreia do Jota Quest no corre de divulgação, uma notícia desestabilizou o plano e expôs o tamanho da influência que a Legião Urbana tinha sobre a geração de Rogério Flausino. O relato aparece no episódio 20 do programa Bucket List, em conversa com Gustavo Ziller, e costura memória pessoal com o cenário do pop/rock brasileiro da época.
No corte, Rogério lembra aquele dia 11 de outubro de 1996 em que a banda saiu do hotel, em São Paulo, para começar a primeira rodada de entrevistas de rádio pelo interior. A rota inicial era Americana (SP), na Vox 90. Assim que entraram, a emissora lia a nota sobre a morte de Renato Russo.
Legião Urbana - Mais Novidades

A reação foi imediata. Flausino conta que travou e pediu para abortar tudo naquele dia: "Eu falei assim: 'Vamos voltar pra casa. Não tem condição nenhuma de dar entrevista agora - morreu o Renato Russo, mano! Vamos embora!'" O grupo cumprimentou a equipe da rádio, voltou para o flat onde os cinco estavam hospedados e suspendeu a agenda.
A pausa durou uma semana. "Voltamos, esperamos uma semana, daí na outra semana começou a divulgação. Daí fomos fazer tudo que a gente ia fazer naquela semana." O impacto não foi só logístico. Para Flausino, a perda tocou num ponto sensível de formação.
Ele recorda que cresceu mirando o repertório e a postura do líder da Legião: "O Renato foi, né... a gente queria ser o Renato Russo quando era criança. Porra velho, ele era muito profundo, era muito sério o papo." Ao mesmo tempo, cita outras matrizes que orbitavam o som do Jota Quest: "E que bom que a gente tinha o papo sério da Legião e tal, mas a gente tinha aquela coisa punk dos Titãs e o reggae dos Paralamas (do Sucesso), e o Lulu (Santos), e o Lobão... putz, era uma turma assim cara, que você estava abraçado por todos os lados assim."
O trecho também contextualiza a fase de vida do grupo: "E a gente era criança. Então realmente esses caras foram os meus grandes heróis." A fala dá a medida do peso simbólico daquele dia para uma banda que ainda estava se apresentando ao circuito nacional de rádios.
O vídeo com a íntegra da participação de Rogério Flausino no Bucket List, apresentado por Gustavo Ziller, pode ser visto no player abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Seguidores do Whiplash.Net opinam sobre setlist do Sepultura sem músicas da era Max Cavalera
Bruce Dickinson lista os vocalistas que fazem ele pensar "Jamais serei tão bom quanto eles!"
A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
Accept lança "Teutonic Titans 1976-2026", álbum que comemora seus 50 anos
Bangers Open Air 2027 - venda geral de ingressos está aberta
Classic Rock ranqueia discografia dos Rolling Stones do pior ao melhor álbum
As músicas do Sepultura que Andreas Kisser não sabia que sumiram do streaming
Por que Iron Maiden nunca usa camisa de outra banda, segundo Regis Tadeu
Os valiosos conselhos que Eddie Van Halen gostaria que todos os guitarristas ouvissem
Iron Maiden anuncia box-set com os 9 primeiros discos em LPs coloridos
70000Tons of Metal anuncia abertura das vendas ao público e primeiras 30 atrações da edição 202
Angra não tem planos para criar músicas novas no momento, afirma Rafael Bittencourt
A música de 1965 que fundou o som do rock clássico, segundo Jimmy Page
Por que Peter Gabriel ligou para Roger, do Ultraje a Rigor, pedindo desculpas
O curioso álbum que une músico brasileiro com Geezer Butler e Josh Homme

A gravação inédita da Legião Urbana que ainda pode ver a luz do dia
A imposição de Renato Russo na Legião Urbana que deu certo, segundo Regis Tadeu
Os clássicos do rock nacional que são os favoritos de Lito Sousa, do Aviões e Músicas
Prime Rock Brasil 2026 reúne gerações do rock nacional em noite histórica no Mineirão
Como foi a luta contra compulsão sexual que Renato Russo enfrentou, segundo o próprio


