A banda que era "maior do que Jimi Hendrix" para Ritchie Blackmore, e que hoje poucos conhecem
Por Bruce William
Postado em 06 de janeiro de 2026
Quando o assunto é Londres no fim dos anos 1960, a narrativa costuma cair sempre nos mesmos personagens, como se todo mundo tivesse vivido em função de Jimi Hendrix e meia dúzia de bandas britânicas. Ritchie Blackmore não compra essa versão. Em uma entrevista dada à Guitar World em 1991 (republicada depois pelo site da revista), ele disse que a memória coletiva exagerou a importância de Hendrix como "o papo do momento" na cidade.
Jimi Hendrix - Mais Novidades
Blackmore lembra que o Speakeasy era um dos pontos de encontro e que "todo mundo ia lá para aparecer", citando até gente do tamanho de Clapton e Beatles como parte do público que circulava por esse circuito. Aí vem a frase que dá a manchete: "Diz a lenda que, naquela época, o assunto da cidade era Jimi Hendrix, mas isso não é verdade. Era o Vanilla Fudge."
O motivo, segundo ele, estava no formato do som. "Eles tocavam músicas de oito minutos, cheias de mudanças", afirmou Blackmore, conforme republicado pela Far Out. E completou, lembrando do choque que isso causava: "As pessoas diziam: 'Que diabos está acontecendo aqui? Como assim não tem três minutos?'" Ele também destacou um nome em particular: "O Timmy Bogert, o baixista deles, era incrível." Pra quem não liga o nome à pessoa, Bogert foi um dos fundadores do Vanilla Fudge - e posteriormente ele tocaria no Cactus e no Beck, Bogert & Appice - e ficou conhecido justamente por um baixo bem presente no som da banda.
Dá pra discutir se o Vanilla Fudge era "maior" do que Hendrix em Londres, porque isso depende de onde você estava, com quem você andava e do que você chama de "maior". Mas o que o Blackmore está afirmando é mais simples: que o impacto, naquele circuito de clubes e de "quem estava falando do quê", não era o retrato que virou padrão depois. E o curioso é que o Vanilla Fudge tem uma âncora fácil pra quem quiser situar: a versão deles para "You Keep Me Hangin' On" (original das Supremes) foi o grande hit do grupo e entrou no Top 10 nos EUA. Ou seja, não é um nome inventado para a frase funcionar - é uma banda que estava, de fato, girando com força naquele período.
A declaração do Blackmore, na prática, é daquelas que servem menos para "provar" um ranking e mais para lembrar que cena musical não é só o que acabou virando consenso em retrospecto. Às vezes o cara estava lá, viu a sala reagindo a um som específico, e décadas depois ainda acha que a história foi contada do jeito errado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Confira a lista completa de eleitos ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
Os 10 músicos do Iron Maiden indicados ao Rock and Roll Hall of Fame
Dennis Stratton se manifesta sobre entrada do Iron Maiden no Hall of Fame
Fã tem acesso prévio a "álbum perdido" do Slipknot, "Look Outside Your Window"
Produtora se posiciona sobre cancelamento da tour do Rage pelo Brasil
O melhor riff de guitarra criado pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Steve Harris esclarece que Iron Maiden não participou da produção de documentário
Tom Araya acha que as pessoas interpretaram mal "Angel of Death", clássico do Slayer
Hamburgueria que atendeu o Guns N' Roses em Porto Alegre fixa pedido da banda no cardápio

Tributo de Paul Gilbert (Mr. Big, Racer X) a Jimi Hendrix ganha relançamento
O disco ao vivo que fez Phil Campbell querer tocar guitarra - e foi poupado por ladrão
O maior guitarrista da história da música pesada, segundo o Loudwire
O músico que era o oposto de Jimi Hendrix e serviu de referência ao The Cure
O guitarrista que foi a ponte entre Jimi Hendrix e Stevie Ray Vaughan
O baterista com mesmo impacto que Jimi Hendrix para guitarristas, segundo Mike Portnoy
Drogas: As melhores músicas sobre o tema


