O clássico da Legião Urbana que precisou de autorização de budistas no Japão para sair
Por Gustavo Maiato
Postado em 22 de abril de 2022
Entre as diversas músicas que se tornaram clássicos da Legião Urbana, uma delas foi inspirada diretamente no budismo, doutrina filosófica e espiritual que tem como preceito a busca pelo fim do sofrimento humano e alcançar a iluminação.
Legião Urbana - Mais Novidades
Dessa forma, a composição "Quando o Sol Bater na Janela do seu Quarto", do álbum "As Quatro Estações", apresenta na sua base um livro produzido por uma organização de budistas japoneses. Segundo vídeo publicado no canal do Júlio Ettore, no YouTube, essa inspiração fez com que a música só pudesse ser de fato publicada caso a banda de Renato Russo cumprisse uma série de requisitos impostos pelos monges.
"Essa letra é muito inspirada no budismo e mostra a saída que Renato Russo encontrou para enfrentar a crise criativa que deu uma baita dificuldade para escrever as letras. Ele começou a ler tudo que encontrava pelo caminho, como a Bíblia e livros espirituais. Em um quarto de hotel em São Paulo, encontrou o livro ‘A Doutrina de Buda’, de uma organização que promove o budismo pelo mundo. Lá ele leu a frase ‘tudo é dor e toda dor vem do desejo de não sentirmos dor’. Não é exatamente essa frase que está lá, mas é inspirada. O Renato não plagiou o livro, porque lá está escrito que qualquer trecho pode ser citado livremente desde que você respeite duas condições. A primeira é creditar a fonte e a segunda é mandar uma cópia da obra que está citando o livro para a sede da sociedade no Japão. Eles citaram no encarte e mandaram uma cópia do disco ‘As Quatro Estações’, mas não se sabe se chegou e nem o que os budistas acharam do som", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps