O que Max Cavalera não gostava sobre os mineiros, segundo ex-roadie do Sepultura
Por Gustavo Maiato
Postado em 30 de dezembro de 2025
Belo Horizonte sempre ocupou um lugar singular na história do rock brasileiro. Ao mesmo tempo em que revelou bandas fundamentais para o metal extremo mundial, a cidade também foi palco de tensões, limitações e decisões difíceis para artistas que buscavam ir além das fronteiras locais. Esse contraste voltou à tona em entrevista recente concedida por Silvio Bibika Gomes, ex-roadie e colaborador histórico do Sepultura, ao After Podcast.
Durante a conversa, Bibika comentou declarações feitas por Max Cavalera em sua biografia, nas quais o músico define Belo Horizonte como uma cidade "aconchegante", porém de mentalidade fechada. Questionado se concordava com essa visão, Bibika foi direto: "Concordo em gênero, número e grau. O Max está certo. Infelizmente, vou ter que concordar com ele".
Segundo Bibika, existe um traço cultural muito específico no comportamento mineiro que acaba travando o crescimento artístico. "O mineiro tem explicação para tudo que não funciona, mas não consegue solucionar o que não funciona", afirmou. Ele citou exemplos recorrentes: dificuldades para tocar nas rádios, resistência a novos formatos de shows e desculpas constantes para não mudar estruturas já estabelecidas. "Ninguém tenta mudar isso", resumiu.

Essa mentalidade, na visão do produtor, obrigou muitos artistas a tomarem decisões radicais. "Muitas vezes a pessoa atinge um patamar em que ela precisa sair daqui para conseguir ampliar e conquistar horizontes maiores", explicou. Para Bibika, o Sepultura é o exemplo mais claro desse processo. "A música deles não era para Belo Horizonte, era para o mundo. Eles tiveram que sair daqui".
O afastamento da banda da capital mineira não foi simples nem indolor. "Foi doloroso para mim. Eu fiquei para trás. Fui a única pessoa que não mudou, mas trabalhei 22 anos com eles", relembrou. Ainda assim, ele acredita que a mudança foi decisiva. "Se eles continuassem aqui, iam morrer com dois ou três anos". Segundo Bibika, o salto aconteceu logo após Beneath the Remains, quando a banda se mudou para os Estados Unidos.
A comparação com o Skank ajuda a ilustrar as diferenças. Enquanto o Sepultura precisou sair do país para crescer cantando em inglês, o Skank conseguiu se estruturar a partir de Belo Horizonte por atuar em outro mercado e idioma. Bibika costuma ser categórico ao aconselhar bandas mais novas: "Se vocês cantam em inglês, têm que sair do Brasil. Não adianta cantar em inglês e ficar aqui".
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Copenhell vem aí com 76 bandas em 4 dias de shows; veja o line-up aqui
Cinco bandas europeias de Heavy Metal que merecem mais atenção no Brasil
Dimmu Borgir confirmado no Liberation Festival em São Paulo
Carcass ironiza estar abaixo de banda tributo em cartaz de festival
Andreas Kisser não compreende a maneira como Eloy Casagrande deixou o Sepultura
A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
As 40 melhores power ballads da história segundo a Classic Rock
O disco punk clássico que Billie Joe Armstrong chamou de "um monte de merda"
A música dos anos noventa que Lars Ulrich levaria até para a vida após a morte
Fabio Lione homenageia Andre Matos e alfineta: "ninho de cobra que conhecemos bem"
A música mais importante que Roger Waters escreveu para "Dark Side of the Moon"
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, em lista da Revolver Magazine

Max Cavalera conta como ser expulso de vários colégios o levou ao Sepultura
Greyson Nekrutman motivou Andreas Kisser a compor novas músicas para o Sepultura
O dia que Iggor Cavalera descobriu sobre Max e Gloria: "O que está acontecendo aqui?"
Situação do Testament nos anos 90 levou Chuck Billy a tentar entrar no Sepultura
As bandas de metal que desandaram e nunca mais voltaram ao auge, segundo youtuber
Dave Grohl sobe ao palco com o Sepultura em último show nos Estados Unidos
Divulgados os valores dos ingressos do último show do Sepultura
Sepultura anuncia primeiros convidados do show de despedida
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1989


