Por que Paralamas do Sucesso se recusaram a tocar nos Rock in Rio 2 e 3, segundo produtor
Por Gustavo Maiato
Postado em 13 de dezembro de 2025
Poucas bandas atravessaram os anos 1980 com tanta consistência, popularidade e respeito artístico quanto os Paralamas do Sucesso. Enquanto muitos grupos surfaram a onda do rock brasileiro e ficaram pelo caminho, o trio liderado por Herbert Vianna construiu uma trajetória marcada por crescimento constante, inquietação criativa e decisões estratégicas que nem sempre foram óbvias para o grande público. Uma dessas escolhas, que até hoje desperta curiosidade entre fãs, foi a ausência da banda nos Rock in Rio 2 e 3, realizados em 1991 e 2001.
Paralamas Do Sucesso - + Novidades
Para entender essa decisão, é preciso olhar para a figura de Carlos Savalla, produtor histórico dos Paralamas e personagem central na engrenagem do rock nacional. Savalla trabalhou com nomes como Erasmo Carlos antes de apostar todas as fichas em uma banda ainda em formação, recém-saída do primeiro disco. Ele esteve ao lado de Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone em momentos decisivos, ajudando a moldar não apenas a carreira do grupo, mas também sua postura diante da indústria musical e dos grandes eventos.
Rock in Rio e Paralamas do Sucesso
Em entrevista ao programa Corredor 5, Savalla relembrou que a recusa aos convites para o Rock in Rio não teve nada a ver com birra ou desinteresse, mas com estratégia. Segundo ele, após o impacto do primeiro festival, em 1985, a banda entendeu que repetir a experiência poderia significar estagnação. "No segundo, porque foi uma estratégia que eu fiz com os Paralamas. Tipo assim: Rock in Rio, vamos embora daqui. Quando tiver Rock in Rio, a gente vai estar fora do país", explicou o produtor, deixando claro que a ideia era associar o nome da banda a crescimento e não a repetição.
Savalla contou que, nos bastidores, os organizadores queriam novamente os Paralamas nos festivais seguintes, mas a decisão foi manter distância. "Por que eu ia voltar pra fazer Rock in Rio só pra fazer uma excursão, tipo abrir pro Brian May? Vou deixar o Rock in Rio pra lá. Já foi o que a gente tinha que fazer no Rock in Rio, já foi feito. Vamos fazer outra coisa", afirmou. A leitura era simples: a banda estava em um momento de expansão internacional e não queria ser vista como atração recorrente de um mesmo evento.
Essa postura estava alinhada com a mentalidade inquieta dos Paralamas, algo que Savalla diz ter estimulado desde cedo. Ele relatou que constantemente apresentava novas referências musicais ao grupo, criando um ambiente de troca criativa permanente. "A gente tinha uma inquietude artística", resumiu. Para ele, repetir fórmulas ou permanecer em zonas de conforto nunca combinou com Herbert Vianna e seus parceiros.
O produtor também destacou que essa decisão só foi possível porque havia confiança mútua. Savalla lembrou que deixou um trabalho seguro ao lado de Erasmo Carlos para apostar em uma banda que "não tinha a menor perspectiva de nada" naquele momento. "Eu joguei todas as fichas nos Paralamas. E jogaria de novo", afirmou, reforçando o grau de envolvimento pessoal e profissional na trajetória do grupo.
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
A música que coloca Elton John no topo do Rock in Rio 2026, segundo Estadão
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
Os 10 vídeos mais vistos do Iron Maiden no YouTube incluem show no Brasil
De AC/DC a ZZ Top, os 20 melhores discos lançados em 1981, segundo a Louder
Robert Plant disponibiliza o EP "All That Glitters..." em outubro
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"
Em trecho de nova biografia, Dave Mustaine fala sobre demissão de David Ellefson do Megadeth
Slipknot lança "Arsenal", música que marca a estreia do baterista brasileiro Eloy Casagrande
"Foi adorável": Ian Gillan fala sobre reencontro do Deep Purple com Ritchie Blackmore
A música que marcou o fim do auge do Oasis, segundo o Noel Gallagher
Absolute Power, projeto heavy metal de Shane Embury (Napalm Death) anuncia álbum
Revista Veja Rio diz que bandas de rock não conseguem lotar o Rock in Rio: "Flopou"
Quando Tony Iommi tentou fugir do som do Black Sabbath e criou um de seus riffs mais pesados
O show de rock nacional no Rock in Rio de 1985 que foi inesquecível para Susana Vieira
O dia em que Herbert Vianna aceitou cantar na música que o acusava de ter se vendido
Prime Rock Brasil 2026 reúne gerações do rock nacional em noite histórica no Mineirão
5 clássicos do rock nacional que não seriam lançados hoje
O compositor dos anos 80 que Paulo Ricardo coloca acima de Cazuza e Renato Russo


