Dream Theater não se importa só com técnica, garante Jordan Rudess
Por João Renato Alves
Postado em 02 de janeiro de 2026
O Dream Theater é idolatrado pelo aspecto técnico de suas composições. No entanto, também há um efeito contrário. Muitos ouvintes se afastam da banda justamente pela supervalorização desse aspecto em detrimento da música em si. Jordan Rudess falou sobre o assunto à revista australiana Heavy.
Dream Theater - Mais Novidades
"Somos músicos muito sérios - praticamos nossos instrumentos e queremos ter técnica para podermos expressar coisas rápidas e lentas com precisão e maestria. Existe esse lado, digamos, virtuoso e, para usar um termo mais técnico, acadêmico do que fazemos. Mas, ao mesmo tempo, também estamos muito atentos ao lado emocional da música e ao que ela significa para as pessoas. Quando nos apresentamos ao vivo, vemos como as pessoas reagem, sentimos isso. Nós mesmos, como ouvintes, gostamos de músicas que não são necessariamente tão complicadas ou cheias de notas. Pode ser apenas uma bela melodia. Então, acho que o que acontece com o Dream Theater é que, como compartilhamos essa paixão pela música que não é apenas técnica e complexa, também amamos muito a essência da música. Acho que é isso que faz a diferença."
Um exemplo do que o tecladista observa se manifesta justamente nos shows. "Em certos momentos, todo mundo acaba cantando junto. São melodias muito bonitas e melodias confortáveis. Acredito que capturamos essa combinação de uma forma que nenhuma outra banda conseguiu. E eu entendo o porquê - de verdade - porque, como músico com formação clássica e que pratica muitas horas por dia, um músico quer mostrar o que sabe fazer, quer tocar sua música complexa, e é difícil dar um passo para trás e pensar: 'Mas sabe de uma coisa? As pessoas ao redor do mundo não se importam tanto com isso. Elas se importam com outras coisas.' Então, se você der a elas a mistura certa, o que eu acredito que façamos, você realmente pode chegar a algum lugar."
O Dream Theater iniciará a etapa latino-americana da turnê de "Parasomnia". O continente será a última parada do grupo na promoção de seu álbum mais recente No Brasil, a banda se apresentará entre os dias 3 e 12 de maio. Mais informações podem ser conferidas na nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor disco do Iron Maiden, de acordo com o Ultimate Classic Rock
O vocalista que entrou em uma banda clássica no pior momento possível para o heavy metal
Dave Mustaine cita seus guitarristas preferidos de todos os tempos
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
"Acordo toda manhã e penso: 'Meu Deus, isso ainda continua'", diz Roger Glover
Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
Vocalista do Queensryche reconhece que maioria dos fãs só gosta dos primeiros discos
A melhor época do U2, de acordo com o guitarrista The Edge
Guitarrista não se arrepende de ter recusado proposta de voltar ao Megadeth
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
As 5 melhores músicas do Black Sabbath de todos os tempos, segundo Geezer Butler
As 25 melhores músicas do Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
O controvertido álbum dos anos setenta que Roger Waters colocou entre seus cinco favoritos
Gene Simmons diz que quem não gosta dos EUA deve voltar para "o lugar de onde veio"
Schmier (Destruction) critica falta de identidade visual no metal contemporâneo

Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O vocalista contestado que mudou os rumos de uma das maiores bandas da história do metal
Dream Theater era uma mistura entre Metallica e Yes, segundo John Petrucci
Mike Portnoy - o melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
A curiosa reação de Jordan Rudess ao conhecer o vocalista original do Dream Theater
A opinião de Mike Portnoy sobre o primeiro show da nova baterista do Rush
Dream Theater: o vacilo na capa de A Dramatic Turn of Events
Guitarristas: os maiores do Hard & Heavy segundo a revista Burnn


