Guns N' Roses: ainda sobre a polêmica no Rock in Rio

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Guns N' Roses: ainda sobre a polêmica no Rock in Rio

Por Claudia Moreira

  | Comentários:

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Não sou de falar A ou B dessa ou daquela banda. Nunca acreditei em crítica porque opinião é que nem bunda, todo mundo tem e aprendi desde cedo que todo “fato” tem pelo menos dois lados. E sempre vai ser assim com música, política, esporte, religião etc. E longe de mim querer dar lição de moral em alguém, até porque odeio isso, mas depois do show do Guns’n’Roses no último Rock in Rio, resolvi me manifestar e defender a minha opinião, por mais que deteste uma polêmica e mesmo sabendo talvez cause isso com meu texto, mas tudo bem, porque, tendo vivido mais da metade da minha vida ao som de Guns, tenho tanto direito a dar meu pitaco nessa história como qualquer pessoa que comprou um The Best Of GnR nos últimos tempos e já se considera o maior entendido em Guns (ou em Hard Rock) do planeta.

Muito bem. Depois do show do Guns no Rock in Rio vi as pessoas se manifestarem das mais variadas formas: algumas adoraram, outras não gostaram, algumas mostraram humor, o que me divertiu muito: Axl e Bugu, separados no nascimento e Axl na montagem do desenho “Pica-pau desce as cataratas” foram o máximo, me acabei de rir.

No entanto, vi algumas pessoas falando nas redes sociais com grande agressividade sobre o fato de o Axl Rose estar gordo ou envelhecido. Oi? Bom, primeiro: gordo ele está faz tempo, então por que o espanto? Segundo: o que lhe tira o direito de engordar? E terceiro: o que há de mal em estar gordo? As pessoas falavam como se ser gordo/estar gordo fosse a coisa mais feia do mundo, pecado mortal! E pior, muita gente que também está acima do peso ou que está envelhecendo pior que Axl (ou ainda, que sempre foi feia se considerarmos os ditos “padrões de beleza) se achou no direito de tirar o recalque! Aliás, esse é outro ponto: as pessoas são diferentes e envelhecem de formas diferentes. Perder o viço da juventude não acontece só conosco, mas com as “celebridades” também. Com algumas “celebridades”, o processo é mais rápido do que com outras, da mesma maneira que com a gente.

O que quero dizer com isso tudo? Longe de mim querer ser “politicamente correta”, até porque o mundo anda meio mala por causa disso, mas é que estamos criticando Axl (e outros) pelos motivos errados ou da maneira errada. Acho que há várias cobranças que podem e devem ser feitas a ele, mas na minha cabeça, nenhuma delas tem a ver com a aparência dele. Ah! Também não tem a ver com o fato de ele estar levando adiante uma das maiores bandas do planeta apesar de tudo. Concordo e apoio isso. Não adianta: a voz é extremamente emblemática para a maioria das bandas. Skid Row e Warrant seguiram sem seus vocalistas e nunca mais tiveram a mesma pegada, embora sejam boas bandas. E a morte de Jani Lani em agosto cortou qualquer esperança de alguns fãs antigos de rever a antiga formação junta novamente um dia. Sem contar que W. Axl Rose escreveu alguns dos versos mais bonitos ou fortes da minha geração. Então me digam: se o Guns original tivesse permanecido, só que sem o Axl, como será que isso seria?

Mas a questão dos atrasos é o que mais me deixa curiosa, apesar de já ter me acostumado a chegar em casa com o pão para o café da manhã depois dos shows do Guns. Ah! E lembrando que esses atrasos acontecem desde "priscas eras" na carreira do Guns, pelos mais variados motivos. No entanto, hoje é uma das coisas que gostaria de saber da boca do próprio. Mas isso vai ficar só no sonho porque ele não fala com a imprensa mesmo. O que até entendo, porque a imprensa dita “musical” só sabe meter o pau no cara (desde sempre). Eu também não falo com quem me agride...

Tanto isso é verdade que o intervalo entre o show do System of a Down e o do Guns foi de 97 minutos. Considerando que só para desinflar a mão gigante que o System usou de cenário foram necessários cerca de 30 minutos, o dito “atraso” do Guns já caiu para 67 minutos, levando em conta que devem ter sido necessários mais uns 30 minutos para a montagem do equipamento do Guns, isso significaria um atraso de 37 minutos apenas! E tem mais: a chuva inundou completamente o palco, não sei o que isso significou em termos de equipamentos, mas sei que a primeira coisa que o Axl disse foi que eles estavam tentando descobrir uma forma de não cair de bunda no chão... A chuva foi tanta que talvez até justificasse o cancelamento do show. Mas eles foram lá e cantaram para os fãs (“heróis da resistência”) que não arredaram pé, apesar da chuva.

Mas se eu tivesse 15 minutos para conversar com ele, faria várias perguntas com certeza, mesmo sabendo que Axl é Axl, que ele não se dobra e só faz o que quer. Nada diferente de outros artistas, com mais ou menos bagagem para fazer isso do que ele e que são muito menos criticados do que ele. Rihanna por exemplo, atrasou seu show no RiR mais do que ele porque ficou se embriagando com a Katy Perry antes de subir ao palco. E ninguém reclamou...

Para finalizar vai o meu abraço carinhoso aos críticos de poltrona, que viram os shows na fraca transmissão da TV e se arvoraram de donos da verdade: cuspindo verdades absolutas nas redes sociais como se estivessem vendo o show na fila do gargarejo. Na próxima, vamos sujar o sapatinho de lama na Cidade do Rock ou onde quer que seja para poder falar alguma coisa com propriedade, né?

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Opiniões
Todas as matérias sobre "Rock In Rio"
Todas as matérias sobre "Guns N' Roses"

Slash: sempre bêbado nos clipes do GUNS
Steven Tyler: Ele alertou o Guns N' Roses sobre as drogas
Guns N' Roses: Algumas curiosidades sobre o vocalista Axl Rose
Slash: assista ao oitavo episódio da série "Real To Reel"
Guns N' Roses: sete membros foram vítimas da lexicografia em PE
Guns N' Roses: videoclipe de "Chinese Democracy" não oficial
Slash: Sweet Child O' Mine é a música mais lucrativa e a mais gay
Guns N' Roses: Namorada de guitarrista é assaltada em Recife
Guns N' Roses: Show quase só de clássicos em Porto Alegre
Guns N' Roses: os shows em Pernambuco e no Ceará
Bumblefoot: entrevista para jornal de Pernambuco
Guns N' Roses: setlist, fotos e vídeos do show no Paraguai
Jared Leto: ele é um wannabe de W. Axl Rose? Há quem diga que sim
Garoto Maroto: O encontro de Axl Rose e Alcione em Recife
Motörhead: vídeo da jam de "Ace of Spades" com Slash

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Claudia Moreira

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados.

Caso seja o autor, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas