Aos 80 anos, Pete Townshend (The Who) admite recaída em vício
Por João Renato Alves
Postado em 25 de agosto de 2025
Ao contrário do que muitos pensam, o vício em drogas não se restringe às substâncias ilícitas. As medicações que fazem parte do nosso cotidiano podem desencadear quadros de dependência severa. Pete Townshend que o diga. Aos 80 anos, o guitarrista e líder do The Who precisou lidar com uma recaída na dependência química recentemente, como revelou ao New York Times.
Who - Mais Novidades
"Passei por um período de muita depressão. Quando fiz a cirurgia no joelho, no início deste ano, voltei a me viciar em analgésicos. É assim que astros do rock morrem: OxyContin. Sofri um vício severo em álcool por muitos anos, depois em narcóticos. Estava limpo há mais de 30 anos. Liguei para um amigo próximo que trabalha em uma clínica de recuperação na Espanha e ele me ajudou a resolver a situação. Estou me sentindo muito bem no momento."
De acordo com o Google, "o vício em analgésicos, também conhecido como dependência de opioides, é uma condição séria que pode afetar pessoas que usam analgésicos com frequência, especialmente aqueles que contêm opioides. O uso excessivo ou inadequado de analgésicos pode levar a problemas de saúde física e mental, incluindo dependência, tolerância e síndrome de abstinência".
No Brasil, a situação é um problema crescente, especialmente entre mulheres, com o consumo aumentando mais de oito vezes entre 2012 e 2023, de 1% para 8,8%. A dependência ocorre quando o alívio da dor leva à busca por doses maiores, iniciando um ciclo vicioso. Pode ser exacerbada por automedicação e pelo uso prolongado, especialmente em casos de dor crônica. Opioides, como morfina, codeína e fentanil, são poderosos analgésicos que afetam o sistema de recompensa cerebral, criando euforia e dependência.
Em relação à turnê atual, Townshend sustenta que ela realmente é a despedida. "Tenho 80 anos, não gosto de ficar longe da minha família, dos meus estúdios, dos meus cachorros e dos meus amigos. Não quero passar os próximos cinco anos da minha vida esperando para cair morto no palco."
Por enquanto, a agenda do The Who contempla apenas América do Norte e Europa. Os outros continentes ficam no aguardo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Black Album", do Metallica, completa 850 semanas entre os mais vendidos nos EUA
A banda que Slash diz merecer mais fama: "Um dos melhores rocks crus de todos os tempos"
U2 anuncia álbum "Carnaval de Luz" e divulga o single "Silencio"
"Faltou o Agostinho Carrara!" - Fãs reagem à nova foto do Sepultura
Qual banda do Big Four do thrash metal possui a discografia de estúdio mais extensa?
"Eu odeio"; a canção que o Depeche Mode foi obrigado a lançar e vendeu mais de meio milhão
Metallica contribuiu para a ascensão do grunge e do Nirvana, segundo Kirk Hammett
Assista ao trailer oficial de "Ozzy & Black Sabbath: Back to the Beginning"
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Evanescence anuncia edição expandida do álbum "The Open Door"
A insana rotina matinal de Lemmy revelada pelo baterista do The Clash
Nicko McBrain relembra o dia em que Ozzy Osbourne salvou sua vida
O baterista que conseguiu a façanha de ser tratado como deus por John Bonham e Neil Peart
Família de Andre Matos pede que fãs não façam conteúdos de IA com sua imagem
Angra - como foi assistir a um show da banda em Campinas

A banda clássica que Pete Townshend descartou como uma "paródia do rock"
O misterioso nome que aparece nos créditos de "Tommy", clássico do The Who
10 rockstars que já estão na casa dos 80 anos de idade e seguem na estrada
A canção do The Who que Pete Townshend achava horrível e acabou vendendo mais de 1 milhão
A música que, para Pete Townshend, herdou o papel rebelde do rock and roll
O guitarrista que Geddy Lee considera o "músico definitivo" do rock
"The Who nunca mais foi o mesmo após Keith Moon falecer", admite Roger Daltrey
A importância do The Who na formação musical de Tom G. Warrior, ícone do metal extremo
O baterista de rock que Neil Peart achava o máximo e descobriu que nunca seria igual
O guitarrista que para Brian May "praticamente inventou" a guitarra do rock


