A opinião de Bruce Dickinson sobre brasileiro que tocou no seu último álbum
Por Gustavo Maiato
Postado em 25 de agosto de 2025
Poucos fãs de metal poderiam imaginar que instrumentos indígenas da Amazônia estariam presentes em uma regravação de Bruce Dickinson. Mas foi exatamente isso que aconteceu em "More Balls to Picasso (Reimagined)", álbum no qual o vocalista do Iron Maiden revisitou faixas clássicas de sua carreira solo com novos arranjos, guitarras mais pesadas e até seções orquestrais inéditas.
Bruce Dickinson - Mais Novidades
Em entrevista à Loudwire, Bruce revelou que a ideia de adicionar novos elementos veio através do músico e compositor brasileiro Antonio Teoli. "Todos os instrumentos indígenas e as orquestrações de ‘Tears of a Dragon’ e ‘Change of Heart’ vieram de uma única pessoa: Antonio Teoli. Ele é brasileiro e viveu na floresta amazônica por cerca de um ano, gravando sons de instrumentos diferentes. Quando nos conhecemos em Los Angeles, ele disse que poderíamos fazer algo interessante com aquilo. O resultado é inacreditável", elogiou o cantor.
Teoli não escondeu a emoção de participar do projeto e compartilhou o feito em seu Instagram. "Foi um grande dia na minha vida, algo que nunca imaginei participar. A vida é interessante e nos dá presentes inesperados. Tive a oportunidade de colaborar com o Bruce Dickinson. Quem me conhece desde criança sabe que eu gastei muitas horas ouvindo Iron Maiden! Nunca imaginei que isso aconteceria. No álbum "More Balls to Picasso", colaborei com arranjos de orquestras, toquei teclado e tudo mais. Trabalhei de perto com o Bruce e com o produtor Brian", escreveu.
O novo álbum de Bruce Dickinson
Além de introduzir percussões amazônicas em "Gods of War", Teoli também assinou arranjos orquestrais que finalmente deram forma à ideia original de Bruce para "Tears of a Dragon". "Sempre quis uma orquestra real nessa música. Antonio escreveu os arranjos, gravou e entregou algo fantástico", reforçou Dickinson.
O brasileiro ainda participou de "Change of Hear"t, outra faixa que ganhou roupagem sinfônica. Para Bruce, essas adições transformaram o álbum em algo mais "profundo, sombrio e pesado" do que a versão original lançada em 1994.
Bruce Dickinson e brasileiros no álbum
O guitarrista Conrado Pesinato entrou para a história ao se tornar o único brasileiro a gravar guitarras em um álbum de Bruce Dickinson, icônico vocalista do Iron Maiden. Em entrevista ao podcast Starling Cast, Pesinato revelou que participou da nova versão de Balls to Picasso, disco solo lançado originalmente em 1994 e que será relançado em agosto com o título More Balls to Picasso. O trabalho recebeu remixagem de Brendan Duffey (Angra, Nervosa, Malta) e ganhou novas camadas de arranjos, incluindo metais, orquestra e gravações inéditas de guitarra.
Pesinato contou que a experiência foi tão inusitada quanto marcante. "O Bruce não gostava do timbre de uma das guitarras e pediu uma gravação nova, para dar uma engordada. Foi fenomenal, mas nada glamouroso: gravei no meu quarto, de cueca, com meu Fractal e minha Charvel", brincou. Com isso, o músico se junta a um seleto grupo de artistas que colaboraram com Dickinson fora do Iron Maiden, reforçando a presença do Brasil em um dos projetos mais importantes do heavy metal britânico.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
Dave Mustaine cita seus guitarristas preferidos de todos os tempos
Deep Purple lança "Splat!", seu disco mais pesado em muitos anos
As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
Guitarrista não se arrepende de ter recusado proposta de voltar ao Megadeth
O pior disco do Iron Maiden, de acordo com o Ultimate Classic Rock (e não é "Virtual XI")
O hit de 1958 que Jimmy Page e Bob Dylan concordam ser obra-prima: "Fenomenal"
Os guitarristas que para Angus Young fazem os melhores solos do rock com menos de três notas
As 5 melhores músicas do Black Sabbath de todos os tempos, segundo Geezer Butler
Geezer Butler exalta "o melhor jogo da Copa do Mundo" até agora
"Acordo toda manhã e penso: 'Meu Deus, isso ainda continua'", diz Roger Glover
A melhor balada do Aerosmith de todos os tempos, segundo Joe Perry
Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
As 25 melhores músicas do Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
A melhor época do U2, de acordo com o guitarrista The Edge


Bruce Dickinson compara Iron Maiden com serviço militar
Bruce Dickinson lamenta ter perdido "metade da vida" dos filhos
O padre surdo que, sem querer, descobriu a voz de Bruce Dickinson
A canção do Iron Maiden que arrepia Bruce Dickinson; "genial"
O cantor de prog metal que foi cotado para substituir Bruce Dickinson no Iron Maiden em 1993
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
"A banda de abertura mais difícil que já tivemos foi o Guns N' Roses", revela Bruce Dickinson
Bruce Dickinson pretende se manter ativo depois que parar de cantar
Bruce Dickinson diz que prefere gravar novo álbum do Iron Maiden a fazer outra turnê
Para Bruce Dickinson, um vocalista que não consegue mais cantar deixa de ser lendário
Bruce Dickinson: vocalista elege seus 5 álbuns preferidos


