Timo Tolkki, ex-Stratovarius, afirma que criar músicas novas não faz mais sentido
Por Mateus Ribeiro
Postado em 25 de agosto de 2025
O guitarrista finlandês Timo Tolkki conquistou reconhecimento mundial por seu trabalho à frente do Stratovarius. Integrante da banda entre 1985 e 2008, ele foi responsável por composições que se tornaram verdadeiros hinos do power metal, como "Black Diamond", "Speed of Light", "Hunting High and Low" e "Destiny".
Timo Tolkki - Mais Novidades

Após deixar o Stratovarius em meio a uma saída conturbada, Timo iniciou outros projetos musicais. Apesar de seu talento inegável, nunca alcançou a mesma projeção que teve com sua antiga banda.
Os anos passaram e tanto o Stratovarius quanto Tolkki seguiram caminhos diferentes. Atualmente, o guitarrista demonstra pouco entusiasmo em compor novas músicas. Durante participação recente no programa The Dark Melody, ele afirmou (via Blabbermouth) que criar material inédito já não faz parte de seus planos.
"Não faz mais sentido fazer música nova, na verdade. Porque custa dinheiro e não há mais CDs. Ninguém os compra. Você faz novos discos, basicamente, para fazer turnês, mas eu já fiz talvez 25 discos. Então, não considero isso no momento. Para mim, quero ter uma boa produção e isso custa dinheiro. E o mercado musical mudou muito [...]

Algo como a produção de um álbum dá muito trabalho, leva meses. E, na verdade, eu não quero fazer essas chamadas gravações caseiras. Para mim, você tem que alugar um estúdio. E o Finnvox, o estúdio onde gravamos os álbuns do Stratovarius, custa 500 euros por dia."
Neste ano, Timo Tolkki faria uma turnê pela América Latina. No entanto, a série de apresentações foi cancelada devido a problemas de saúde. Leia mais na nota a seguir.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps