Timo Tolkki, ex-Stratovarius, afirma que criar músicas novas não faz mais sentido
Por Mateus Ribeiro
Postado em 25 de agosto de 2025
O guitarrista finlandês Timo Tolkki conquistou reconhecimento mundial por seu trabalho à frente do Stratovarius. Integrante da banda entre 1985 e 2008, ele foi responsável por composições que se tornaram verdadeiros hinos do power metal, como "Black Diamond", "Speed of Light", "Hunting High and Low" e "Destiny".
Timo Tolkki - Mais Novidades
Após deixar o Stratovarius em meio a uma saída conturbada, Timo iniciou outros projetos musicais. Apesar de seu talento inegável, nunca alcançou a mesma projeção que teve com sua antiga banda.
Os anos passaram e tanto o Stratovarius quanto Tolkki seguiram caminhos diferentes. Atualmente, o guitarrista demonstra pouco entusiasmo em compor novas músicas. Durante participação recente no programa The Dark Melody, ele afirmou (via Blabbermouth) que criar material inédito já não faz parte de seus planos.
"Não faz mais sentido fazer música nova, na verdade. Porque custa dinheiro e não há mais CDs. Ninguém os compra. Você faz novos discos, basicamente, para fazer turnês, mas eu já fiz talvez 25 discos. Então, não considero isso no momento. Para mim, quero ter uma boa produção e isso custa dinheiro. E o mercado musical mudou muito [...]
Algo como a produção de um álbum dá muito trabalho, leva meses. E, na verdade, eu não quero fazer essas chamadas gravações caseiras. Para mim, você tem que alugar um estúdio. E o Finnvox, o estúdio onde gravamos os álbuns do Stratovarius, custa 500 euros por dia."
Neste ano, Timo Tolkki faria uma turnê pela América Latina. No entanto, a série de apresentações foi cancelada devido a problemas de saúde. Leia mais na nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda em que ninguém recusaria entrar, mas Steven Tyler preferiu dizer não
Megadeth inicia turnê sul-americana, que passará por São Paulo; confira setlist
A banda que parecia barulho sem sentido e influenciou Slipknot e System Of A Down
Pôster do Guns em Fortaleza gera reação da Arquidiocese com imagem de Jesus abraçando Axl
A opinião de Regis Tadeu sobre o clássico "Cabeça Dinossauro" dos Titãs
O maior álbum do Led Zeppelin para Jimmy Page e Robert Plant
O álbum do AC/DC que tirou Malcolm Young do sério; "todo mundo estava de saco cheio"
A canção para a qual o Kiss torceu o nariz e que virou seu maior sucesso nos EUA
Metaleiros fazem Mosh na baleia da Faria Lima ao som de Gojira
Sepultura lança "The Cloud of Unknowing", último EP de sua carreira
O clássico do Iron Maiden cujo título surgiu após filme de terror e conversa de bar
Com Rodolfo Abrantes, Rodox anuncia retorno após 22 anos e reacende legado do hardcore nacional
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
Bruno Sutter disponibiliza show completo que ensaiou com o Angra; ouça aqui
Timo Tolkki cancela turnê na América Latina por problemas de saúde
A música do Angra que fez Timo Tolkki perceber na hora genialidade de Andre Matos


