Led Zeppelin no Brasil: sonho que pode se realizar
Por Bento Araújo
Fonte: Poeira Zine
Postado em 12 de dezembro de 2007
LED ZEPPELIN no Brasil? Calma, isso é só um boato para te deixar atiçado... Anteontem a noite, não só a cidade de Londres, mas o mundo parou para assistir o show de reunião do LED ZEPPELIN na O2 Arena. Graças a maravilhas do mundo moderno como o You Tube, milhares de fãs mundo afora puderam ter a certeza de que os caras continuam em cima da pinta.
Robert Plant pode não alcançar mais as notas de antigamente, mas continua soberano em sua performance de palco de /rock-God. /Jimmy Page arrasou, de cabelos totalmente grisalhos e óculos escuros; ‘elegantérrimo’. Exibiu ainda sua preciosa coleção de guitarras, dentre elas uma que já foi de propriedade de outro Deus do rock, Mr. Chuck Berry... John Paul Jones parece não envelhecer e Jason Bonham, o filho do /hómi/, segurou a onda, tocando uma batera Ludwig amarela, de acrílico, idêntica a usada pelo seu pai na tour de 1973 do Zepelim de Chumbo.
A conexão Led/Brasil é antiga e pra lá de intensa. Em 1975, Jimmy Page e seu encrenqueiro empresário, o todo poderoso Peter Grant, vieram ao Rio de Janeiro para agendar uma tour do LED ZEPPELIN por aqui, em plena época de promoção do álbum "Physical Graffiti". Page ficou escondido da imprensa e segundo o próprio, conheceu o ‘coração’ do país graças a um amigo local. Já Grant cedeu entrevista para a extinta revista Pop, onde garantiu: "dessa vez o Zepellin vem com certeza". Lorota, tudo foi por água abaixo com Grant levando de presente um disco do grupo cearense O PESO na bagagem. A revista ainda deixou claro que o grupo brazuca poderia até ser convocado para abrir algumas apresentações do grupo de Jimmy Page pelo país. Essa foi a primeira bola fora pro nosso lado...
Muito anos depois, em 1993, pela primeira vez um ex-LED ZEPPELIN pisava num palco brasileiro. Era Robert Plant, que vinha promover seu ótimo álbum "Fate Of Nations". Sempre com aquele já famoso pé-atrás com o repertório clássico de sua ex-banda, somente os muito ingênuos esperavam "Stairway To Heaven". Apesar de tudo, Plant foi temperando o show de São Paulo com vários sons do Led e para o final todo mundo pediu "Rock n’ Roll", mas ele fez um baita doce e foi embora sem tocar a canção. Para o desespero dos paulistas, uma semana depois ele encerrou o show carioca com adivinhe o quê? "Rock N’ Roll", é claro. Nesse caso bola fora para os paulistas...
Três anos depois Plant, voltou, e com Page! A dupla fez grandes shows em Sampa e Rio, dessa vez fazendo a alegria do pessoal, mas uma pergunta pairava no ar: Cadê Jonesy? O lendário baixista, tecladista, arranjador e maior timidez do grande Zeppelin...Page e Plant esqueceram de ligar pra ele...pelo menos foi o que disseram na época... Mais ou menos nessa altura dos acontecimentos, Page assumiu de vez sua paixão pela nossa ‘Terra em Transe’ e comprou uma casa em Lençóis, na Bahia e casou-se com Jimena Page, que cuida da /Casa Jimmy/, uma instituição que cuida de menores carentes e adolescentes grávidas do Rio de Janeiro.
Agora, em pleno final de 2007, Plant garantiu que deveria causar uma última boa impressão nos fãs, já que as três reuniões anteriores do grupo foram verdadeiro fiasco: no Live Aid, em 1985 ele e Page estavam em péssima forma; dois anos depois, no aniversário da Atlantic Recors, o pau comeu entre os dois e no Rock n’ Roll Hall Of Fame, de 1996, tudo soou meio amarrado. Essa apresentação de ontem foi a grande chance do Led voltar a arrasar, coisa que não fazia desde 1980, ano em que o maior baterista do mundo passou dessa para uma melhor.
Page está no pique, Plant até ontem dizia que não. Em sua concepção, o vocalista garante que, em se tratando de LED ZEPPELIN, já há muito não é mais um ‘criador’ e sim um ‘curador’ da sagrada obra do grupo. Sua missão não é mais criar com o grupo, mas preservar da forma mais digna possível seu passado impecável.
Já os fãs garantem que a próxima segunda-feira irá pintar com gostinho de sábado; para eles (os fãs), Plant deve ter sentido o alto astral do show de ontem e confirmar uma tour do Led em todo o globo para 2008. O vocalista do grupo também dizia que nunca mais entoaria o hino "Stairway To Heaven", mas ontem o fez e ainda falou no final algo do tipo: /"Viu Ahmet, fizemos essa de novo para você"./ Ele se referia ao eterno chefão da Atlantic Records, Ahmet Ertegun, o verdadeiro dono da festa, que comandava tudo lá de cima. Os fãs já estão orando para que Ahmet abençoe novamente os meninos do grupo, mas dessa vez numa tour completa, aonde todos irão rumo ao céu: banda, fãs e o diabo (ops) a quatro.
Como o ano que vem não tem copa, resta aos brasileiros vestir a camiseta de sua nova seleção do coração, a maior seleção do rock por sinal, o velho e bom Zep, quatro caras ‘camisa 10’...
Poeira
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Jon busca inspiração no Metallica para shows de reunião do Bon Jovi
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
O melhor disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer; "Um marco cultural"
O guitarrista que Steve Vai diz que nem Jimi Hendrix conseguiria superar
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"
Paisagem com neve teria feito MTV recusar clipe de "Nemo", afirma Tarja Turunen
A banda nacional que Caetano Veloso se empolgou e achou que fosse britânica
Gus G explica por que Ozzy ignorava fase com Jake E. Lee na guitarra
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
Quando Lemmy destruiu uma mesa de som de 2 milhões de dólares com um cheeseburguer
Scott Ian conta como foi o dia que Dave mustaine foi demitido do Metallica
A canção de rock nacional que fez o radicalismo roqueiro de Regis Tadeu escorrer pela calça
A frase incrível que fez a tribo Xavante aceitar participar de "Roots", do Sepultura

Garagens dos Anos 60
Grand Funk Railroad: A Maior Potência do Hard Norte-Americano
Black Sabbath: a passagem de Ian Gillan pela banda
A lista de clássicos do Rock que foram regravados em versões pesadas pelo Iron Maiden
Resenha - Jethro Tull (Credicard Hall, São Paulo, 20/03/2004)
Lynyrd Skynyrd x Neil Young: Amigos ou inimigos?
Tommy Bolin: Os excessos estavam acabando com aquele cara
Jerry Lee Lewis: o dia em que ele quase matou John Lennon
The Who: Quinze minutos de fama no lugar de Keith Moon
Poeira: Rockstars e as bandas que eles sonhavam fazer parte
Bon Scott, o eterno Rocker...
Blind Faith: uma das capas mais polêmicas da história
Black Sabbath: a "era Mob Rules"
A influência subliminar que Slash admite em seu trabalho; "eu gostava quando criança"
Robert Plant conta como levou influência de J. R. R. Tolkien ao Led Zeppelin
O maior baterista de todos os tempos para Phil Collins; "nunca tinha visto nada parecido"
A única música do Led Zeppelin que Geddy Lee conseguia tocar: "Padrão repetitivo"
O riff do Led Zeppelin que deu um suadouro em Dave Grohl na hora de tocar
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Robert Plant revela o último álbum do Led Zeppelin que ele achava ter sido bom
3 bandas clássicas que felizmente mudaram de nome antes de fazer sucesso



