Resenha - Jethro Tull (Credicard Hall, São Paulo, 20/03/2004)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Bento Araújo
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.




Apesar de ser a quinta passagem da banda pelo país, é sempre uma ótima notícia saber que Ian Anderson, Martin Barre e os demais (não importando muito quem sejam eles) estão voltando para mostrar como é que se faz um grande show.

Desde a sua primeira visita ao país, em 1988, o grupo é tratado pela grande e acéfala mídia brasileira como apenas alguns velhos cansados que ainda insistem em fazer Rock N' Roll. "Banda Jurássica" e "bando de dinossauros" é até elogio perto do que já falaram dos caras! Em contrapartida às críticas, naquele primeiro show do grupo em São Paulo, os músicos entraram em cena de cadeira de rodas, muletas e macas, tirando uma da cara da imprensa.

Nessa atual passagem pelo país, o grupo veio promover seu último disco, Christmas Album, lançado no fim do ano passado.

Com os ingressos completamente esgotados uma semana antes do espetáculo (estava marcado um show para o dia 21, que foi cancelado), o público paulista mais uma vez recebeu o Jethro de braços abertos.

Para os fãs "das antigas", as quatro primeiras músicas do show foram o trecho mais empolgante do concerto: Living In The Past, Nothing Is Easy, Beggar's Farm (faixa extraída da estréia do grupo - This Was - de 1968) e With You There To Help Me. A tradicional simpatia de Ian Andreson, e a competência de Martin Barre já afloram nos primeiros instantes, conquistando facilmente o público, esse formado desde senhores discretos acompanhados de suas esposas, até moleques com a camiseta do Manowar e do Slayer desfilando espinhas no rosto!

Uma grata surpresa foi a inclusão de Mother Goose, aquela belezura do disco Aqualung, tocada com fidelidade ao seu formato "folk" original, com violões, percussão leve e até um acordeon.

Não precisa nem falar que quando Barre soltou o riff de Aqualung o Credicard Hall estremeceu com todos os presentes indo à loucura! Aliás, como é maravilhoso o solo de guitarra dessa música! Até hoje ele impressiona, talvez pela destreza e emoção com que Barre sempre o executou.

Tudo acabou com Locomotive Breath, que mais uma que fez todo mundo enlouquecer! É lógico que faltou muita coisa: Teacher, To Old To Rock N' Roll..., Songs From The Wood, Thick As A Brick, Cross Eyed Mary etc. Mas com mais de 35 anos de estrada, não tem como colocar tudo num repertório de cerca de duas horas!

Tomara que o grupo ainda volte mais vezes ao nosso país...

Fotos: Carol Penna (poeira Zine)

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Poeira

5000 acessosGaragens dos Anos 605000 acessosPaul Kossoff - Dor transmitida através das cordas5000 acessosGrand Funk Railroad: A Maior Potência do Hard Norte-Americano5000 acessosBlack Sabbath: a passagem de Ian Gillan pela banda5000 acessosPower-Trios: o Hard é o gênero "onde o bicho mais pega"4280 acessosBlow By Blow - a baforada certeira de Beck5000 acessosIggy and the Stooges: Raw Power, a trilha sonora do fim do mundo5000 acessosIron Maiden: versões pesadas para clássicos do Rock5000 acessosMuscle of Love5000 acessosZZ Top: os sagrados primeiros álbuns alterados em estúdio5000 acessosLynyrd Skynyrd x Neil Young - Amigos ou inimigos?5000 acessosScorpions5000 acessosTommy Bolin: Os excessos estavam acabando com aquele cara5000 acessosMountain - discografia comentada5000 acessosJerry Lee Lewis: o dia em que ele quase matou John Lennon5000 acessosThin Lizzy5000 acessosMassageie sua mente com este ácido orgasmo auditivo5000 acessosThe James Gang - A gangue encrenqueira do rock5000 acessosGeordie: A primeira banda do vocalista Brian Johnson5000 acessosDuane Allman: o auge do Derek And The Dominos5000 acessosOs 30 anos da morte de Marc Bolan5000 acessosKen Hensley: seguindo sonhos, como nos bons tempos5000 acessosLed Zeppelin no Brasil: sonho que pode se realizar3753 acessosFestivais Ao Ar Livre no Brasil que não aconteceram5000 acessosThe Who: Quinze minutos de fama no lugar de Keith Moon5000 acessosPoeira: Rockstars e as bandas que eles sonhavam fazer parte5000 acessosBon Scott, o eterno Rocker...5000 acessosBlind Faith: uma das capas mais polêmicas da história5000 acessosA jubilosa estréia do Moby Grape5000 acessosJethro Tull: a fúria de Ian Anderson pra cima do Led Zeppelin5000 acessosAC/DC: os últimos dias do vocalista Bon Scott5000 acessosBlack Sabbath: a "era 'Mob Rules'"0 acessosTodas as matérias sobre "Poeira"

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de Shows0 acessosTodas as matérias sobre "Poeira"0 acessosTodas as matérias sobre "Jethro Tull"

No alto do casteloNo alto do castelo
As diferenças entre os diferentes estilos de rock e metal

Rob HalfordRob Halford
Resposta educada a comentários de Dickinson

CinemaCinema
O melhor e o pior dos rockstars em filmes

5000 acessosSlipknot: Corey Taylor não tem a cara limpa por baixo da máscara5000 acessosAC/DC: A origem do nome da banda5000 acessosEm vídeo: A diferença entre ser músico e ser rockstar4069 acessosGene Simmons: "Tenho inveja de Deus. Eu quero tudo!"5000 acessosGuns N' Roses: como eles eram... e como estão hoje5000 acessosMustaine: Vivemos em uma geração que está pegando as musicas de graça na Internet

Sobre Bento Araújo

Bento Araújo nasceu em 1976. É jornalista profissional e adora a música dos anos 60 e 70. É o editor chefe da Poeira Zine, a única publicação do país dedicada à música dos bons tempos. Lá ele escreve os textos, faz a diagramação, cuida da arte, do visual, faz 'a social' com os anunciantes, distribui, faz correio, banco, responde os e-mails e as cartas e também limpa o banheiro da redação... Além de tudo isso, o cara ainda tira uma onda tocando contra-baixo pela noite paulistana, além de vez ou outra fazer um 'bico' em alguma loja de discos em troca de raridades vinílicas... O Editor também oferece seus serviços jornalísticos e musicais a quem se interessar... (nada que uns bons dólares não possam resolver...)

Mais matérias de Bento Araújo no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online