David Gilmour apresenta "guitarra especial" que ficou com pena de leiloar e usou no disco novo
Por André Garcia
Postado em 12 de julho de 2024
Todo músico profissional eventualmente acumula instrumentos o bastante para caracterizar uma coleção. Da mesma forma, eventualmente todo músico se vê obrigado a se desfazer de alguns de seus instrumentos — seja por questão financeira ou espacial.
No caso de David Gilmour, a era do desapego pode ter demorado, mas chegou em 2019 na forma de um grande leilão. Mais de 20 milhões de dólares foram arrecadados com suas guitarras e violões, entre eles a Fender Stratocaster preta — talvez a maior relíquia do Pink Floyd. Só ela foi arrematada por quase 4 milhões. Só que tem uma que ele desistiu de leiloar: a Gretsch preta.
Ele (que não suporta ser chamado de Dave) está para lançar "Luck and Strange" seu novo álbum solo; o primeiro em quase uma década. Para promover seu vindouro trabalho, ele está divulgando uma série de vídeos no YouTube, onde mostra os instrumentos que mais utilizou ao longo da produção. O terceiro vídeo da série foi dedicado a ela, uma Gretsch 6128 Duo Jet fabricada na década de 50.
"Eu tenho ela desde meados dos anos 70, provavelmente. Ela tem uma sonoridade bem... peculiar, um tipo de som bem definido, bem... [ele desiste de descrever e demonstra com alguns acordes]. Eu basicamente não quis vender ela [risos]! É bem difícil de achar. Eu não sei explicar o que exatamente faz de uma guitarra especial, mas essa com certeza é diferente para mim. O timbre desse captador [do braço] em especial é bem diferente."
Confira abaixo o timbre da Gretsch preta de David Gilmour.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps