A dura crítica de Angus Young a Led Zeppelin, Jeff Beck e Rolling Stones em 1977
Por André Garcia
Postado em 26 de maio de 2022
Sobre o palco, o AC/DC é conhecido por seu rock 'n' roll bombástico, capaz de fazer um estádio inteiro pular ligado em 220 volts. Fora do palco, uma das coisas pelas quais a banda é mais conhecida é o pavio curto e a língua afiada do baixinho e invocado guitarrista Angus Young.
Um exemplo disso é o Deep Purple que, após se envolver numa treta com o AC/DC, foi detonado por Angus, que não só disse que odeia a banda como ainda a chamou de "Led Zeppelin de pobre". Em entrevista de 1977 para a revista Classic Rock, ele criticou também Led Zeppelin e Rolling Stones (e sobrou até para Jeff Beck).
"Eu nunca tive interesse nessa música moderna. Eu prefiro muito mais as coisas das antigas: Elvis, Chuck Berry, Little Richard, Jerry Lee [Lewis], Louis Armstrong, e tal. Todo o resto parece fraco em comparação, até mesmo em produção. Se você botar "Tutti Frutti" do Little Richard, pode pegar a coisa mais radical de hoje em dia que vai parecer tímida em comparação."
Quando o entrevistador mencionou que a música atual era progressiva, o guitarrista respondeu: "Então eles progrediram na direção errada! Eu considero que a coisa começou a desandar depois que os Rolling Stones lançaram "Jumpin' Jack Fash' e 'Street Fighting Man', depois daquilo não teve mais nada. Led Zeppelin, e essas coisas, foram apenas cópias baratas de bandas como The Who. Foi ali que a coisa acabou. O resto eu não chamaria nem de progressivo. Caras como Jeff Beck e John McLaughlin deveriam tocar jazz. Gente como Jeff Beck não deveria nem pensar em se considerar rock 'n' roll, porque o que ele faz é outra coisa."
"Eu já assisti aquela banda [Led Zeppelin] ao vivo, e eles tocaram por três horas. Por duas horas e meia eles entediaram a plateia, e no final tocaram os rock 'n' roll do começo para animar a galera. Isso é nojento! Era para eles serem a melhor banda de rock 'n' roll do mundo, [mas] eles e os Stones não estão tocando [rock]. Os Rolling Stones estão tocando soul music hoje em dia, era para estarem tocando rock 'n' roll e deixarem aquilo para quem faz melhor: os negros. Se os Stones tocassem o que eles realmente sabem fazer, seria mil vezes melhor."
Apesar da crítica, os irmãos Young jamais deixaram de ser fãs de Rolling Stones. Conforme publicado pela Rock and Roll Garage, Angus revelou que tocava os discos dos Stones para seu irmão Malcolm, falecido em 2017, até seus últimos dias. E Keith Richards sempre gostou do AC/DC, inclusive, em 2003, Malcolm e Angus tocaram "Rock Me Baby" com os Stones na Alemanha. Confira abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps