A dura crítica de Angus Young a Led Zeppelin, Jeff Beck e Rolling Stones em 1977
Por André Garcia
Postado em 26 de maio de 2022
Sobre o palco, o AC/DC é conhecido por seu rock 'n' roll bombástico, capaz de fazer um estádio inteiro pular ligado em 220 volts. Fora do palco, uma das coisas pelas quais a banda é mais conhecida é o pavio curto e a língua afiada do baixinho e invocado guitarrista Angus Young.
Um exemplo disso é o Deep Purple que, após se envolver numa treta com o AC/DC, foi detonado por Angus, que não só disse que odeia a banda como ainda a chamou de "Led Zeppelin de pobre". Em entrevista de 1977 para a revista Classic Rock, ele criticou também Led Zeppelin e Rolling Stones (e sobrou até para Jeff Beck).
"Eu nunca tive interesse nessa música moderna. Eu prefiro muito mais as coisas das antigas: Elvis, Chuck Berry, Little Richard, Jerry Lee [Lewis], Louis Armstrong, e tal. Todo o resto parece fraco em comparação, até mesmo em produção. Se você botar "Tutti Frutti" do Little Richard, pode pegar a coisa mais radical de hoje em dia que vai parecer tímida em comparação."
Quando o entrevistador mencionou que a música atual era progressiva, o guitarrista respondeu: "Então eles progrediram na direção errada! Eu considero que a coisa começou a desandar depois que os Rolling Stones lançaram "Jumpin' Jack Fash' e 'Street Fighting Man', depois daquilo não teve mais nada. Led Zeppelin, e essas coisas, foram apenas cópias baratas de bandas como The Who. Foi ali que a coisa acabou. O resto eu não chamaria nem de progressivo. Caras como Jeff Beck e John McLaughlin deveriam tocar jazz. Gente como Jeff Beck não deveria nem pensar em se considerar rock 'n' roll, porque o que ele faz é outra coisa."
"Eu já assisti aquela banda [Led Zeppelin] ao vivo, e eles tocaram por três horas. Por duas horas e meia eles entediaram a plateia, e no final tocaram os rock 'n' roll do começo para animar a galera. Isso é nojento! Era para eles serem a melhor banda de rock 'n' roll do mundo, [mas] eles e os Stones não estão tocando [rock]. Os Rolling Stones estão tocando soul music hoje em dia, era para estarem tocando rock 'n' roll e deixarem aquilo para quem faz melhor: os negros. Se os Stones tocassem o que eles realmente sabem fazer, seria mil vezes melhor."
Apesar da crítica, os irmãos Young jamais deixaram de ser fãs de Rolling Stones. Conforme publicado pela Rock and Roll Garage, Angus revelou que tocava os discos dos Stones para seu irmão Malcolm, falecido em 2017, até seus últimos dias. E Keith Richards sempre gostou do AC/DC, inclusive, em 2003, Malcolm e Angus tocaram "Rock Me Baby" com os Stones na Alemanha. Confira abaixo.
Coloque WHIPLASH.NET entre suas fontes favoritas do Google
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
Jorn Lande aparece cantando na CazéTV e narrador brinca: "É o Ovelha norueguês!"
Brasil de fora da tour de despedida do Rhapsody, mas Epica promete "celebração especial"
Os 11 maiores solos com pedal wah da história do rock e metal, segundo a Loudwire
Os 10 melhores discos de heavy metal dos anos 2000, em lista da Louder
As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
Iron Maiden confirma que irá filmar show do Edd Fest, em Londres
O álbum do Slipknot que Shawn Crahan não gosta
O hit que Angus Young desprezou e se tornou mais conhecido do que qualquer música do AC/DC
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Hollywood Vampires anuncia álbum ao vivo "At Montreux Jazz Festival"
A pior música de "Powerslave", do Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
Seis fãs são hospitalizados após show do Angine de Poitrine em Montreal
O disco do Metallica que perdeu para o Iron Maiden em votação de melhor álbum de metal
Site coloca continuações de "The Unforgiven" entre as piores músicas do Metallica


Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
O gigante do jazz que impressionou Angus Young; "um dos maiores músicos de todos os tempos"
A participação de Tina Turner na reviravolta que mudou o destino do AC/DC
As três bandas históricas que estariam no festival dos sonhos de Scott Ian do Anthrax
Os 10 momentos mais impactantes e fundamentais do metal nacional
O clássico de Bon Scott que Brian Johnson nunca quis cantar no AC/DC
Lars Ulrich diz quem escolheria para substituí-lo no Metallica
O motivo pelo qual o fenomenal Angus Young do AC/DC odiava a banda Ramones


