Matérias Mais Lidas

Helloween: a melhor música da banda na fase Andi Deris, na opinião de Michael KiskeHelloween
A melhor música da banda na fase Andi Deris, na opinião de Michael Kiske

Guns N' Roses: estreando velha nova música Absurd em show nos EUA; veja vídeoGuns N' Roses
Estreando "velha nova" música "Absurd" em show nos EUA; veja vídeo

Iron Maiden: Bruce Dickinson te enganou em shows no Brasil em 2019 e você nem percebeuIron Maiden
Bruce Dickinson te enganou em shows no Brasil em 2019 e você nem percebeu

Charlie Brown Jr: como Chorão foi corrompido após ficar rico, segundo Tadeu PatollaCharlie Brown Jr
Como Chorão foi corrompido após ficar rico, segundo Tadeu Patolla

Lindemann: não era minha praia, diz Tägtgren sobre fim da bandaLindemann
"não era minha praia", diz Tägtgren sobre fim da banda

Robert Plant: a música da carreira que ele acha mais difícil de cantar (não é do Led)Robert Plant
A música da carreira que ele acha mais difícil de cantar (não é do Led)

Gary Moore: em ácido comentário, ele dizia em 1987 por que não curtia hard rockGary Moore
Em ácido comentário, ele dizia em 1987 por que não curtia hard rock

Champignon: como morte de Chorão e críticas abalaram o baixista, segundo Tadeu PatollaChampignon
Como morte de Chorão e críticas abalaram o baixista, segundo Tadeu Patolla

Joey Jordison: o dia que ele pegou violão e tocou música para fãs na porta de hotelJoey Jordison
O dia que ele pegou violão e tocou música para fãs na porta de hotel

Offspring: baterista diz que foi demitido por recusar vacina após recomendação médicaOffspring
Baterista diz que foi demitido por recusar vacina após recomendação médica

Greta Van Fleet: baixista revela por que opta por tocar descalço nos shows da bandaGreta Van Fleet
Baixista revela por que opta por tocar descalço nos shows da banda

Eddie Van Halen: por que achavam que ele não era gente boa - e por que isso é mentiraEddie Van Halen
Por que achavam que ele não era gente boa - e por que isso é mentira

Nightwish: Floor Jansen fala sobre sua saúde mental e planos de carreira soloNightwish
Floor Jansen fala sobre sua saúde mental e planos de carreira solo

Metallica: Kirk explica a bolha da banda criada para trabalharem durante a pandemiaMetallica
Kirk explica a "bolha da banda" criada para trabalharem durante a pandemia

Andreas Kisser: Joey Jordison e Paul Gray eram grandes fãs do SepulturaAndreas Kisser
Joey Jordison e Paul Gray eram grandes fãs do Sepultura


Pentral

Rock in Rio: a jogada de mestre que fez o festival ter tantas grandes bandas em 1985

Por Igor Miranda
Em 08/07/21

O empresário Roberto Medina passou um verdadeiro perrengue para fechar shows de grandes bandas, como Queen, Ozzy Osbourne, AC/DC e Iron Maiden, entre várias outras, para o primeiro Rock in Rio, realizado em 1985. O criador do evento tinha a grana, mas não era o suficiente para fazer com que os artistas topassem vir ao Brasil.

Em uma antiga entrevista ao programa "Conexão Roberto D'Ávila", da GloboNews, transcrita pelo Whiplash.Net, Medina explicou que uma jogada inusitada fez com que muitas bandas mudassem de ideia e considerassem aceitar o convite para o Rock in Rio 1985. A "tacada" envolveu o cantor Frank Sinatra, que era seu amigo pessoal, e uma conferência de imprensa que repercutiu o festival, antes mesmo de acontecer, como o "maior do mundo" - uma promessa que, na época, foi cumprida.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Inicialmente, Roberto conta que o Rock in Rio não foi idealizado com um grande planejamento. Foi, de fato, uma proposta que surgiu da noite para o dia. Na época, o empresário considerava deixar o Rio de Janeiro, mas parecia não querer sair de lá - por isso, buscou alguma realização para que tivesse uma "desculpa" para permanecer na Cidade Maravilhosa.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Em uma noite, fui instigado a pensar no que faria para ficar e me justificar no Rio de Janeiro. Eu já tinha uma agência bem-sucedida, empregava pessoas, pagava imposto - tudo isso poderia me justificar, mas não era o bastante. Eu queria, antes de tomar a decisão de ir embora, fazer uma coisa importante", afirmou, inicialmente, conforme transcrito pelo Whiplash.Net.

Ele completa: "O Brasil passava por uma saída da ditadura para democracia, então me parecia o momento certo de botar a juventude mostrando a cara. Numa noite... não foi planejado. Saí de um processo de uma depressão em um dia e, à noite, fiquei acordado. De manhã, fui para a agência, eu não tinha dormido, eu já tinha o nome Rock in Rio, sabia como seria".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Desacreditado

Apesar de ter a ideia e o dinheiro para investir, Roberto Medina foi desacreditado por quem ouvia a ideia de seu gigantesco festival. As explicações estão relacionadas ao histórico do Brasil com eventos do tipo: praticamente inexistente até então.

"Não tinha cultura anterior de evento de música. Não tinha nada. Foi uma intuição, uma visão de um projeto... acho que o Rock in Rio me buscou, não fui eu que o busquei. Cheguei na agência, ninguém acreditava em mim. Vinte e seis anos atrás, um projeto de US$ 50 milhões. O Brasil não tinha luz, não tinha som... o maior show aqui tinha sido de 40 mil pessoas", disse.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Tal histórico atrapalhou a tentativa de Roberto Medina em fechar com grandes artistas para o Brasil. O empresário alega que recebeu, ao todo, uma resposta negativa de 70 músicos e bandas convidados em um período de 60 dias.

"Fui para os Estados Unidos contratar as bandas. Parecia simples, pois eu tinha o dinheiro... mas nada! Fiquei 60 dias em Nova York, montei um espaço fantástico para mostrar vídeos... nenhuma banda aceitou. Pensavam: 'claro que não iria acontecer no Brasil... o Brasil tinha histórico de roubar equipamento nos poucos shows que rolaram, e vocês não pagam'. Eu falei: 'caraca, mas estou aqui pronto para isso'. Mas enfim. "Depois desses 60 dias, recebi 70 'nãos'. Procurei praticamente todos os artistas", declarou.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A jogada de mestre

Depois de tantas negativas, Medina seguiu para Los Angeles, onde se recordou de um amigo: o cantor Frank Sinatra. A sorte começou a virar.

"Lembrei de pedir ajuda ao Frank Sinatra, que mandou o relações-públicas dele, Lee Solters, me ajudar. Ele mesmo fez algumas ligações para veículos e mandou o Lee me ajudar", declarou.

A ideia de Lee Solters envolvia a realização de uma coletiva de imprensa onde o Rock in Rio seria anunciado como o maior show de rock do mundo - e em um local considerado inusitado, o Brasil. Os jornalistas compraram a ideia e a repercussão da entrevista fez com que os artistas e bandas, que anteriormente negaram a proposta, reconsiderassem e fechassem com o evento.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"O Lee ajudou, fiz uma conferência de imprensa no próprio hotel em que eu estava, Beverly Hilton. Lotou de jornalistas. No dia seguinte, todos os jornais americanos falavam: 'o maior show do mundo, de rock, acontecerá no Brasil'. Aí as bandas fizeram fila na porta do hotel. Todas que recusaram, fizeram fila em Los Angeles", declarou.

A formação do line-up

Os dois primeiros nomes a fecharem contrato com o Rock in Rio foram Ozzy Osbourne - com a famosa cláusula o proibindo de morder animais no palco - e o Queen, nessa ordem. Em dois dias, o line-up do evento já estava todo montado, de acordo com Roberto Medina.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"O primeiro a assinar contrato foi Ozzy Osbourne. Ele estava na Inglaterra, o Oscar (Luiz Oscar Niemeyer, produtor-executivo) foi para lá. Depois, o Queen, que o Jim Beach, empresário deles, me ajudou muito. Mas em dois dias, estava tudo fechado", disse.

A única atração que não foi contratada naquele momento foi James Taylor. Medina sonhava em trazê-lo, mas o artista estava afastado da música, portanto, não foi feita uma proposta naqueles prósperos dias de negociação.

Novamente, a sorte virou - agora, através de um amigo que tinha contato com Taylor. "Ele não tocava mais. Era uma ideia minha, mas ele tinha um problema de droga, parado com a música, foi para uma fazenda. Um cara que conhecia o James Taylor, com o casting já fechado, falou: 'James Taylor é o cara certo'. Eu falei: 'eu sei, mas ele não toca mais'. Ele disse: 'mas sou amigo dele, vou no sítio dele e quero apresentar esse vídeo'. Relutei, mas ele pediu para esperar um dia. Foi e voltou com ele, que ressurgiu para a música, ele declara isso, a partir daquela mobilização. O cara vê 250 mil pessoas cantando a música dele... é incrível", concluiu.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O trecho da entrevista em que Roberto Medina fala sobre o primeiro Rock in Rio pode ser assistido a seguir.

Rock in Rio 1985: 10 ótimos shows do lendário festival para assistir em isolamentoRock in Rio 1985
10 ótimos shows do lendário festival para assistir em isolamento

Iron Maiden: Rock In Rio 1985 foi melhor por não ser tão organizado, diz BruceIron Maiden
Rock In Rio 1985 foi melhor por não ser "tão organizado", diz Bruce

Queen: como Brasil preparou banda para brilhar no Live Aid, segundo Brian MayQueen
Como Brasil preparou banda para brilhar no Live Aid, segundo Brian May

Rock In Rio: cláusula contratual impediu Ozzy de morder galinha

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Stamp
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Gloria: a mágoa de Mi Vieira com Sepultura e Benjamin Back por situação do Rock in RioGloria
A mágoa de Mi Vieira com Sepultura e Benjamin Back por situação do Rock in Rio

The Town: organizadores do Rock in Rio anunciam megafestival em São PauloThe Town
Organizadores do Rock in Rio anunciam megafestival em São Paulo

Sepultura: show com Zé Ramalho no Rock in Rio 2013 chega ao canal do evento no YouTubeSepultura
Show com Zé Ramalho no Rock in Rio 2013 chega ao canal do evento no YouTube

Guns N' Roses: Axl realmente tentou proibir moto do Judas no palco do Rock in Rio 1991?Guns N' Roses
Axl realmente tentou proibir moto do Judas no palco do Rock in Rio 1991?

Guns N' Roses: por que Axl Rose fugia do traíra Dave Mustaine no Rock in Rio 1991Guns N' Roses
Por que Axl Rose fugia do traíra Dave Mustaine no Rock in Rio 1991

Rock in Rio: a jogada de mestre que fez o festival ter tantas grandes bandas em 1985Rock in Rio
A jogada de mestre que fez o festival ter tantas grandes bandas em 1985

CPM 22: quando eles fizeram trampolim com fezes do camarote do Rock in Rio em 2015CPM 22
Quando eles fizeram trampolim com fezes do camarote do Rock in Rio em 2015

Gloria: as curiosas estratégias da banda para minimizar vaias no Rock in Rio 2011Gloria
As curiosas estratégias da banda para minimizar vaias no Rock in Rio 2011

Kiara Rocks: eles pagaram para tocar no Rock in Rio em 2013? Kadu Pelegrini respondeKiara Rocks
Eles pagaram para tocar no Rock in Rio em 2013? Kadu Pelegrini responde


Rock in Rio: Iron Maiden pediu água vulcânica no camarim, mas sem exigências bizarrasRock in Rio
Iron Maiden pediu água vulcânica no camarim, mas sem exigências bizarras

Ney Matogrosso: os metaleiros babacas que jogaram ovos nele no 1º Rock in RioNey Matogrosso
Os "metaleiros babacas" que jogaram ovos nele no 1º Rock in Rio

O Surto: Fora Queen, só nós fizemos 250 mil cantarem no Rock in RioO Surto
"Fora Queen, só nós fizemos 250 mil cantarem no Rock in Rio"


Slipknot: Corey Taylor explica porque o mundo pop não suporta o Heavy MetalSlipknot
Corey Taylor explica porque o mundo pop não suporta o Heavy Metal

Anthrax: Scott Ian apresenta a solução para o Phil AnselmoAnthrax
Scott Ian apresenta a solução para o Phil Anselmo


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Começou a escrever sobre música em 2007 e, algum tempo depois, foi cofundador do site Van do Halen. Colabora com o Whiplash.Net desde 2010. Atualmente, é editor-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia o portal Cifras, Ei Nerd e outros. Mantém um site próprio 100% dedicado à música. Nas redes: @igormirandasite no Twitter, Instagram e Facebook.

Mais matérias de Igor Miranda.