RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


A gambiarra que o AC/DC aprendeu quando veio ao Brasil para o primeiro Rock in Rio de 1985

Por Bruce William
Postado em 18 de setembro de 2024

Dentre os momentos marcantes do shows do AC/DC estão os canhões disparados quando a banda toca "For Those About To Rock", a "Rosie" gigante que aparece no palco quando está sendo tocada "Whole Lotta Rosie" e o gigante sino tocado quando a banda executa "Hells Bells", faixa que abre seu álbum mais famoso, "Back in Black", de 1980. "O sino veio, basicamente, do título da música 'Hells Bells'. Quando fomos gravar, eu falei que seria legal ter um som de sino real ali. Quando você cita uma ideia dessas, de início, as pessoas ficam olhando tipo: 'hã?'", disse Angus em uma entrevista ao podcast Talk Is Jericho.

AC/DC - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Foto: Chuff Media
Foto: Chuff Media

Um vídeo publicado no canal oficial do AC/DC em 2016 mostra o trabalho de produção necessário para colocar o sino no palco. Como fica claro, se trata de algo nada simples, afinal estamos falando de uma peça que pesa entre 1,5 e 2 toneladas, peso que varia conforme a fonte, mas independente de ser um ou outro trata-se de algo certamente muito pesado e complicado de ser manuseado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em 1985 o AC/DC fez sua estreia no Brasil com apresentações que ficariam marcadas na história como uma das maiores do Rock in Rio em sua lendária primeira edição, com a banda concluindo aqui no Brasil a turnê do disco "Flick Of The Switch", de 1983.

E conforme apontou o G1 em uma matéria onde conta várias curiosidades envolvendo os 40 anos do Rock in Rio, a banda havia avisado no contrato que só se apresentaria com o cenário completo, incluindo os canhões e o tal sino, que estava previsto para descer do teto na música "Hells Bells", como de hábito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

E o sino veio de navio e deu um trabalho imenso para ser liberado na alfândega. Mas pior ainda foi constatar, na hora da montagem, que o palco simplesmente não aguentaria o peso imenso da peça, que por sinal era meramente decorativa, pois o som dos sinos que saía dos falantes durante a música eram reproduzidos de forma eletrônica. Mas a banda não se apresentaria se o sino não estivesse lá.

A solução veio por conta do cenógrafo Mário Monteiro, que conforme relata o G1: "Por conta própria e sem o conhecimento do resto da produção, tirou um molde da peça, chamou a equipe que trabalhava com ele na TV Globo e pediu um 'clone' de isopor e gesso. Assim foi feito, e o original ficou no depósito."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O AC/DC fez duas apresentações no Rock in Rio, nos dias 15 e 19 de janeiro de 1985, sem que ninguém suspeitasse que o sino não era aquele que havia sido trazido de navio. Somente depois do segundo show, relata o G1, é que Monteiro revelou o truque para a equipe do festival e da banda. Mas, ao invés de reclamações, a produção do AC/DC não reclamou e ainda pediu um favor: que eles pudessem levar o sino falso de presente, pois aquela não era a primeira vez que o problema de excesso de peso acontecia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps




publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Gustavo Godoi Alves | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Bruce William

Quando Socram chegou no Whiplash.net era tudo mato, JPA lhe entregou uma foice e disse "go ahead!". Usou vários nomes, chegou a hora do "verdadeiro". Nunca teve pretensão de se dizer jornalista, no máximo historiador do rock, já que é formado na área. Continua apaixonado por uma Fuchsbau, que fica mais linda a cada dia que passa ♥. Na foto com a Melody, que já virou estrelinha...
Mais matérias de Bruce William.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIAR NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS