A mulher que inspirou Lennon e McCartney, e fez sucesso no Rock in Rio sem cantar uma nota
Por Bruce William
Postado em 23 de abril de 2025
James Taylor foi um dos artistas mais celebrados da primeira edição do Rock in Rio, em 1985. Seu show sereno contrastava com os momentos de peso do festival, mas conquistou o público com facilidade, inclusive o próprio Roberto Medina, criador do evento, que confessou ter parado tudo o que estava fazendo para assistir à apresentação.
Beatles - Mais Novidades
Uma das músicas mais marcantes do show foi "You've Got a Friend" (youtube), escrita e gravada por Carole King em 1971. A versão mais conhecida, no entanto, é a de Taylor, que levou a canção ao topo das paradas nos Estados Unidos, seu único #1 no país (youtube). Segundo o site Songfacts, Taylor foi o primeiro a gravá-la, com King ao piano, e dias depois ela registrou sua própria versão para o álbum Tapestry. A música ("You've Got a Friend" = "Você tem um amigo") surgiu como uma resposta de Carole ao verso de "Fire and Rain", onde Taylor canta: "I've seen lonely times when I could not find a friend" ("Passei por momentos solitários em que não conseguia encontrar um amigo"). Ele ouviu a canção pela primeira vez durante os bastidores do Troubadour, em Los Angeles, enquanto Carole a tocava no soundcheck. Impressionado, decidiu gravá-la quando sobrou tempo de estúdio. Pediu permissão à amiga, que concordou. A música se tornou seu maior sucesso comercial, ao mesmo tempo em que virou peça central do disco que consagraria Carole como artista solo.
Mas antes disso Carole era, inicialmente, uma compositora de bastidores. Ao lado do então marido Gerry Goffin, ela escreveu sucessos para outros artistas nos anos 1960. Enquanto Lennon e McCartney ainda estavam engatinhando como compositores, Carole já assinava hits como "Will You Love Me Tomorrow" (The Shirelles) e "Pleasant Valley Sunday" (The Monkees). Conforme a wikipedia, Carole é uma das compositoras femininas mais bem-sucedidas dos EUA, tendo escrito ou co-escrito 118 sucessos pop que despontaram nas paradas do país, além de outros 61 sucessos que subiram ao topo das paradas do Reino Unido.
E seu talento não passou despercebido pelos Beatles. "Nos primeiros dias, Paul e eu queríamos ser o Goffin e a King da Inglaterra, sabe?", declarou John Lennon, em fala resgatada pela Far Out. Em outra ocasião, ele reforçou: "Goffin e King eram muito grandes naquela época, e nós costumávamos querer ser Buddy Holly e Goffin/King, etc.". A influência foi tanta que os Beatles gravaram "Chains", uma composição da dupla, em seu disco de estreia, "Please Please Me" (1963), no que foi uma das poucas composições gravadas pelo Fab Four sem ser assinada pela dupla Lennon/McCartney.

Com o tempo, Carole saiu dos bastidores e assumiu o protagonismo. Seu álbum "Tapestry" (1971), que traz a versão original de "You've Got a Friend", a consolidou como cantora e compositora e passou a figurar nas listas de melhores discos de todos os tempos. A música, no entanto, ficou mundialmente conhecida na voz de James Taylor, que também a gravou em 1971 e levou um Grammy por sua interpretação.
Ao vê-la brilhar indiretamente no palco do Rock in Rio, mais de duas décadas depois de inspirar os Beatles, Carole King reafirmava algo que Lennon e McCartney já sabiam desde o início: por trás de muitos grandes nomes, há alguém ainda maior segurando a caneta.
Rock In Rio 1985
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A faixa do Guns N' Roses em que Axl Rose atingiu a nota mais alta de sua carreira
Soundgarden fará show do intervalo na abertura da temporada 2026/27 da NFL
O álbum de heavy metal preferido de Rob Halford, vocalista do Judas Priest
11 bandas de metal que são carregadas nas costas por um único integrante
Como a morte da mãe de Bono deu origem à música que o U2 mais tocou ao vivo
Regis Tadeu cobra autoridades e influenciadores em apelo por Lito Sousa
O guitarrista que Eddie Vedder considera o maior sobrevivente da história do rock
5 músicas de metal que entregam o melhor momento nos primeiros 30 segundos
Wolfgang Van Halen vence aposta com troll da internet e vai à forra
As três melhores músicas do Megadeth segundo Dave Mustaine
Cantora Dolly Parton morre aos 80 anos de idade
Nightwish tem novas músicas, mas só volta em 2028, afirma Tuomas Holopainen
McLaren batida em um muro pelo baterista do Pink Floyd é vendida por R$ 188 milhões
O álbum que foi um fracasso e um sucesso ao mesmo tempo, e pirou a cabeça de seu autor
O lendário escritor brasileiro que não curte rock progressivo: "Chatérrima"
Steve Harris conta o que Brian May disse sobre o show do Iron Maiden no Rock in Rio I
Empresário do Iron Maiden coloca 2 shows no Brasil entre os mais importantes da história da banda
Sharon Osbourne relembra "festa ininterrupta" do primeiro Rock in Rio
A gambiarra que o AC/DC aprendeu quando veio ao Brasil para o primeiro Rock in Rio de 1985
Led Zeppelin e Dire Straits poderiam ter tocado no Rock in Rio 85?
Bruce Dickinson conta para Bial como foi o incidente no show do Maiden na 1ª edição do RiR
O ritual assustador no show do Queen que apavorou o Kid Abelha no Rock in Rio de 1985
Os comentários que staff gringa do Rock in Rio 1985 fizeram a Rita Lee e Lulu Santos
A indignação de Elba, Ney e Erasmo com atitude de Freddie Mercury no Rock in Rio 1985
A atitude teimosa de Erasmo Carlos no Rock in Rio 1985 que prejudicou sua carreira depois
Ney Matogrosso relembra como foi abrir o Rock in Rio de 1985
Rock in Rio: o monstruoso prejuízo que o festival de 1985 deu a Roberto Medina
Freddie Mercury: com raiva dele, artistas brasileiros destruíram seu camarim no RIR
David Coverdale: no Rock in Rio 1985, voo com Freddie Mercury e jingle com Roupa Nova
Produção mostra o histórico contrato do Queen no Rock In Rio 1985
Rock In Rio 1985 foi melhor por não ser "tão organizado", diz Bruce Dickinson
Ney Matogrosso: os "metaleiros babacas" que jogaram ovos nele no 1º Rock in Rio
Ozzy Osbourne: No Rock In Rio, má impressão sobre o Brasil
Ozzy Osbourne: comendo oferenda de macumba no Rock in Rio
A linha de baixo dos Beatles que Paul McCartney disse ter sido "um grande momento" de sua vida
O músico que intimidou Ritchie Blackmore ao dividir o palco com ele
O disco dos anos 60 ligado aos Beatles que chocou Ringo Starr, e cuja música ele nem lembra
A banda de rock que não saía dos ouvidos do escritor Gabriel García Márquez
Os Beatles que mais "sofreram" no começo de suas carreiras solo, segundo o produtor George Martin
O ex-Beatle que podia ligar pra John Lennon que seria atendido na mesma hora
O lendário baterista com quem Keith Richards odiou tocar: "Não tocava p*rra nenhuma!"
Paul McCartney responde quais são seus álbuns favoritos dos Beatles: "Pergunta difícil…"
12 álbuns gravados em menos de uma semana que mudaram o mundo do rock
A música dos Beatles que Paul McCartney considerava tão esquecível que mal lembrava dela


