Para Geezer Butler, "13" não foi um álbum genuíno do Black Sabbath
Resenha - 13 - Black Sabbath
Por João Renato Alves
Postado em 06 de janeiro de 2026
Lançado em 2013, "13" foi o último álbum de material inédito do Black Sabbath. A ideia era reunir a formação original para uma despedida oficial, mas o baterista Bill Ward acabou saindo/sendo retirado do projeto. Brad Wilk (Rage Against the Machine) foi escalado pelo produtor Rick Rubin para a função.
Black Sabbath - Mais Novidades
Apesar dos problemas e de críticas irregulares, o disco foi um sucesso de vendas, tendo faturado disco de ouro no Reino Unido e platina em outros territórios, incluindo o Brasil. Durante o podcast Gabbing With Girlfriends, de sua esposa Gloria, o baixista Geezer Butler refletiu sobre a obra.
"Sem o Bill, para mim, não foi um álbum do Black Sabbath. Os ensaios que fizemos com a presença dele foram brilhantes. Eu ainda ouço as gravações dos ensaios em vez de escutar o álbum finalizado. Para mim, aquilo é Sabbath. E na época era um bom álbum."
Geezer ainda ressaltou que teve muita dificuldade com as letras. "Pensávamos que íamos fazer 9 ou 10 faixas. E o Rick Rubin queria no mínimo 15, o que significava que eu tinha que escrever 15 conjuntos de letras. Por sorte, Ozzy fez 3, se não me engano. Então, estava escrevendo sem ter nenhuma gravação vocal para usar como base. Fiz tudo literalmente no estúdio ou na noite anterior à gravação, e isso estava me dando uma baita dor de cabeça. Tinha que pensar em 12 ou 13 assuntos diferentes para escrever antes de realmente gravarmos as músicas, sem tempo para refletir sobre elas. Geralmente, você tem tempo para refletir e pensar: 'Não, isso soa um pouco estúpido' ou 'Não, vou substituir essa parte', mas eu não consegui."
Butler conclui dando uma aliviada na autocrítica e reconhecendo que, ao menos, a despedida não se transformou em um completo desastre para os envolvidos. "Acho que, musicalmente, foi um bom álbum. Apenas não foi uma época muito boa para gravá-lo."
"13" foi o primeiro trabalho completo de inéditas do Black Sabbath a contar com Ozzy Osbourne nos vocais em três décadas e meia. Posteriormente, os próprios membros da banda reconheceram que a parceria com Rick Rubin se mostrou um erro, por conta de não conseguirem se adaptar aos métodos do produtor.
Primeiro single, "God Is Dead?" ganhou o Grammy na categoria Best Metal Performance. O disco chegou ao topo de 9 paradas internacionais, incluindo o The Billboard 200, principal chart do maior mercado do mundo, o dos Estados Unidos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aos 82 anos, Keith Richards conta como dribla limitações para seguir tocando
Angela Gossow rebate Kiko Loureiro: "Triste ler isso de alguém que respeitávamos"
Steve Morse revela como Ritchie Blackmore reagiu à sua saída do Deep Purple
Veja a estreia da nova formação do Rush durante o Juno Awards 2026
A categórica resposta de Alírio Netto sobre como lidar com quem não gosta dele no Angra
Alissa White-Gluz reflete sobre ser injustiçada e simbologia do Blue Medusa
Com brasileiros e lendas do rock, Eric Clapton anuncia cast do Crossroads Guitar Festival 2026
A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
A única situação em que Alírio Netto apagaria sua tatuagem do Shaman
Kiko Loureiro mostra que música do Arch Enemy parece com a sua e Michael Amott responde
Guns N' Roses estreia músicas novas na abertura da turnê mundial; confira setlist
Produtor de "Master of Puppets" afirma que nada acontecia no Metallica sem aval de Cliff Burton
Jimmy Page disponibiliza demo caseira inédita de clássico do Led Zeppelin
"IA é o demônio", opina Michael Kiske, vocalista do Helloween
O disco do Ratos de Porão que João Gordo considera "meio equivocado"


O motivo que fez Ozzy achar que membros do Metallica tiravam uma com a cara dele
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
O produtor que decepcionou o Black Sabbath: "Iommi ficou incrivelmente desapontado"
O riff do Black Sabbath que Geezer Butler disse ser o mais pesado que já tinha ouvido
Black Sabbath "atrapalhou" gravação de um dos maiores clássicos da história do rock
Ex-Ozzy e Black Sabbath, baterista sabia que tocaria com os gigantes
O Black Sabbath estava seguindo a onda do Fleetwood Mac, mas percebeu que o caminho era outro
10 bandas de heavy metal que lançaram discos autointitulados
O clássico do metal que fez a cabeça do jovem Phil Campbell (e o assustou)
Seria do Black Sabbath a música "tapa-buraco" mais bem sucedida da história?
Black Sabbath: O ataque com um queijo fedido ao pobre Bill Ward
Black Sabbath - Perguntas e respostas e curiosidades


