Peter Criss não escreveu "Beth" e bateria não é instrumento musical, diz Gene Simmons
Por João Renato Alves
Postado em 06 de janeiro de 2026
Gene Simmons não tem qualquer pudor em rebaixar seus antigos colegas de banda – incluindo Paul Stanley. Quando se trata de Ace Frehley ou Peter Criss, o baixista e vocalista do Kiss vai ainda mais longe. Em recente entrevista ao canal Professor of Rock, o Demon resolveu tirar qualquer mérito do baterista sobre o maior hit da carreira da banda, lançado no álbum "Destroyer" (1976).
Kiss - Mais Novidades
"Muito bem, crianças, agora que vocês cresceram, é hora da verdade. Uma verdade absoluta: eu amo o Peter. Todos nós o amamos. Famílias são complexas. Não conheço nenhuma família que não discuta ou fique com raiva um do outro, e que às vezes não se fale por décadas e depois volte a se reunir. Porque família é família. Peter sempre será da família. E, infelizmente, vimos o Peter no funeral do Ace em outubro passado. E, em meio à tristeza e à dor, relembramos os bons tempos - 'lembra quando...' e tudo mais. Mas é hora da verdade.
Peter não compõe músicas. Ele não toca nenhum instrumento musical. Bateria não é um instrumento musical, por definição. É um instrumento de percussão. Muito importante - às vezes extremamente importante em uma banda. Era para nós. Mas você não pode tocar uma virada de bateria que possa ser protegida por direitos autorais. Pode criar um riff que seja seu, uma melodia e uma letra. Esses podem ser protegidos por direitos autorais, mas nada que você faça na bateria impedirá que outra pessoa copie diretamente o que você fez e aplique em outra música. Ok, esse é o primeiro ponto. Segundo, até onde eu sei, o Peter não toca nenhum outro instrumento que eu já tenha visto. Nem teclados, nem instrumentos de cordas. Ele tinha uma ótima voz rouca no início da carreira."
Gene ressaltou que o crédito principal nas canções interpretadas pelo Catman original deve ser concedido a um parceiro anterior ao próprio Kiss. "A pessoa que escreveu 'Beth', 'Baby Driver' e mais uma ou duas foi um cara chamado Stan Penridge. Ele estava com Peter em um grupo chamado Chelsea. Eles tinham um disco lançado, aliás, acho que foi pela MCA. Então, Peter não escreveu 'Beth' e também não escreveu 'Baby Driver'. Stan Penridge escreveu. Mas por questões políticas – e eu não estava presente quando a conversa aconteceu –, ele aparentemente concordou que o nome de Peter entraria nos créditos. Aparece primeiro - Peter Criss, Stan Penridge… Ou Peter Criss, Bob Ezrin, Stan Penridge, ou vice-versa. Mas vem primeiro. Peter não teve nada a ver com essa música - nada. Ele a cantou. E para acabar com toda a mitologia, as fofocas e as mentiras descaradas, foi Bob Ezrin quem disse: 'Quero fazê-la como Yesterday dos Beatles, mais como um quarteto de cordas e piano.' Mais acústico, porque a melodia da música exigia. E nós nunca tínhamos feito isso. Nunca."
O linguarudo – em todos os sentidos – concluiu: "Então, a mitologia de 'Beth' é exatamente isso: mitologia. A verdadeira história é que Peter teve a sorte de estar no mesmo lugar, ao mesmo tempo, com um cara que escreveu uma música chamada 'Beth'. E então Bob Ezrin, quando ouviu, adicionou a seção intermediária do piano, que foi retirada legalmente, já que é de domínio público. Acredito que seja um concerto para piano de Mozart. E essa é a história por trás de 'Beth'."
"Beth" chegou ao 7º lugar no Billboard Hot 100, principal parada de singles dos Estados Unidos – melhor desempenho de uma música avulsa do Kiss em toda a carreira. Faturou disco de ouro e ganhou o People's Choice Awards em 1977 como música favorita do público.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
A banda que bateu um recorde dos Beatles e afundou em poucos anos
Nicko McBrain surpreende ao eleger os álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
O disco de 1983 que Dave Grohl sabe tocar de cor e salteado; "Conheço cada virada de bateria"
Ex-baterista do Guns N' Roses fala sobre o Axl Rose que a maioria não conhece
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
Mick Jagger não vê nada de bom em envelhecer, mas admite uma vantagem inesperada
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
Jennifer Finch, baixista da L7, diagnosticada com agressivo câncer cerebral
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
Bill Ward sobre Ozzy Osbourne: "Sinto saudades dele todos os dias"
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
As duas faces de Freddie Mercury que até Brian May tinha dificuldade de decifrar

A música de Paul Stanley que Bonnie Tyler gravou antes do Kiss
O álbum dos anos setenta que o Kiss achou que seria o último da carreira
Gene Simmons diz que quem não gosta dos EUA deve voltar para "o lugar de onde veio"
O "absurdo" que atribuem ao Led Zeppelin, na opinião de Paul Stanley
O show clássico do Kiss que finalmente será lançado como álbum ao vivo
A banda que Paul Stanley considera a essência do rock and roll
A cantora que achava que o Kiss representava o pior que havia no rock
Zakk Wylde contesta Gene Simmons sobre mercado da música: "Seja como Jimmy Page"
A música pedida pela gravadora que virou o hino definitivo do Kiss
Slash: A lição aprendida após espalhar que Paul Stanley era gay


