"Suas calças fediam"; Linda Ronstadt diz que The Doors foi destruída por Jim Morrison
Por Bruce William
Postado em 19 de junho de 2025
Embora famosa como cantora country, Linda Ronstadt não ficou restrita a um rótulo, trafegando entre o estilo que a fez famosa, além de folk e rock, enquanto assistia de camarote - e com certo ceticismo - o que ela considerava como sendo puro teatro de certos colegas da cena alternativa dos anos sessenta, e um deles, em especial, sempre lhe pareceu pura fachada.
Doors - Mais Novidades
Jim Morrison, para muitos, era o grande poeta rebelde de sua geração. Para Linda, era só o cara que estragava o The Doors. "Achávamos que eles eram uma boa banda, mas não gostávamos do cantor. Ele sempre usava as mesmas calças de couro de cobra. Suas calças fediam porque ele nunca lavava. Você podia até ficar um pouco perto dele, mas depois ele ficava muito louco, muito bêbado, aí não dava mais", disse ela em entrevista à Mojo em 1995 (via Far Out).
A mistura de poesia psicodélica com shows imprevisíveis ajudou a empurrar o Doors para o topo, mas para quem dividia o mesmo palco ou bastidor, o glamour parava na porta do bar. Morrison levava a fama de sujo ao pé da letra: não trocava de roupa e colecionava escândalos regados a uísque e confusão.
Ronstadt, por outro lado, seguiu outra rota. Nunca quis se agarrar a uma persona só, enquanto Morrison parecia preso ao personagem do poeta bêbado que precisava chocar a cada aparição. Para ela, aquela postura não sustentava uma banda sólida, e acabou comprometendo tudo de bom que os outros integrantes faziam.
Mais de meio século depois, The Doors ainda atrai fãs dispostos a perdoar calças fedidas e ressacas eternas. Mas para Linda Ronstadt, bastava ver (e cheirar) de perto para entender: às vezes, o problema da banda está bem na frente do microfone.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Tarja descobre fenômeno de "Então é Natal" no Brasil e reage: "Você me deu um desafio"
Os três melhores discos do Black Sabbath, de acordo com a Classic Rock
O álbum clássico do Metallica que não trazia as melhores músicas da banda e sim as únicas
Resurrection Fest anuncia primeiras 72 atrações para edição 2027
Cinco shows imperdíveis que rolarão no Bangers Open Air 2027, por Mateus Ribeiro
De Black Sabbath a Gojira, 10 músicas que começam com riffs de guitarra inesquecíveis
O membro do Iron Maiden que "não aguenta mais e quer sair", segundo Regis Tadeu
Com 110 atrações já confirmadas, Graspop Metal Meeting atualiza cast para 2027
A música do Guns N' Roses que é híbrido entre Steven Adler e Matt Sorum, segundo Frank Ferrer
Bono (U2) explica recusa a encontro para conversa com Donald Trump
Quem faz o arranjo merece crédito de compositor? Regis Tadeu provoca debate
O megahit da Legião que a gravadora queria em country: "A gente jogou a toalha"
A banda que Max Cavalera considerava a "versão brasileira do Iron Maiden"
Matthew Hopkins, o terror do "Witchfinder General" e o seu legado no Heavy Metal


A música dos Doors que nasceu da influência de Johann Sebastian Bach
O maior álbum feito em Los Angeles de acordo com Robert Plant e The Doors
O dia que Jim Morrison, nos anos 60, previu o surgimento da música eletrônica
O Livro dos Mortos do Rock: vida e morte no Rock And Roll


