Carol Morreu - Saca a Graforréia?
Por Felipe Ricotta
Postado em 03 de agosto de 2004
Cheguei bolado e atrasado no show. Esqueci da vida numa festinha que tava rolando antes - aliás, cortesia das doses de whisky muito bem servidas da casa da minha prima - e de repente, me encarando no espelho do mijódromo, a lembrança me surge: "Puta merda, o show do Graforréia!".
Arrastei mais dois bros e parti bufando pra Lapa, na fissura de poder conferir ao vivo a banda gaúcha mais foda do mundo. Depois dos Engenheiros, lógico! - entendam isso como quiserem.
Já na porta e provavelmente meia noite e pouco, o segurança diz que o show já tinha começado e eu entrei na nóia de que eles já tinham tocado "Bagaceiro Chinelão", uma das minhas preferidas. E comecei a me emputecer mesmo. Não apenas com a minha falta de noção de tempo, mas principalmente com a confusão de pessoas que rolava na entrada e que me impedia de entrar logo no maldito lugar.
Aliás, o lugar - o Teatro Odisséia, recém estreado - é nota 10. Som bom, espaço bom e, provavelmente mais um novo palco carioca significante. Bom, pelo menos não tinha como começar melhor, não?
O Graforréia Xilarmônica, formado por Carlo Pianta na guita, Frank Jorge no baixo (ambos se garantindo no microfone) mais o batera que o nome me falha a memória, lançou apenas dois discos enquanto existiu, o que foi mais do que suficiente pra banda se tornar uma das mais queridas e cultuadas do cenário nacional de loucões e variantes de plantão.
Quando meu amigo me perguntou sobre o som da banda, falei que era tipo "Pavement tocando Jovem Guarda", mas logo depois me arrependi, fiquei com vergonha e me lembrei de como é ridículo ficar rotulando o som dos outros.
Confesso que nunca imaginei que iria ter o privilégio de poder ver esses caras em ação.
Pra começar, poderia dizer que é meio impossível não simpatizar com os três figuras. Todos muito com cara de gente boa e sempre emanando felicidade por estarem tocando.
Por que será que a banda acabou? Mas será que acabou? Porra, mas se acabou, como que eu vi o show deles? Estariam eles fazendo uma turnê caça-níqueis porca capitalista?? Pensei em procurar os caras pra trocar uma idéia e aliviar minhas dúvidas e demais aflições da alma, mas eu estava completamente sem condições pra uma conversa.
Mas cortando pro que interessa, o show, cheio de desafinos e erros magistrais, foi marcado pela platéia não tão grande como deveria, mas completamente apaixonada, cantando praticamente todas as músicas.
Os caras tocaram quase tudo que deu - foram e voltaram duas vezes - e fica muito difícil destacar uma ou outra música. Talvez "Amigo Punk", com direito a backing vocal muito alto e afinado da galera, ou a cover de "Lugar do Caralho" do Júpiter Maçã.
Agora destaque mesmo para a guitarra sempre bizarra de Pianta - escute o solo de "Twist" e perceba que Satriani e Malmsteen nunca fariam melhor. Ah, e o mais legal: nem footswitch o cara usa! Gênio total.
Enfim, meu primeiro (e provável único?) show do Graforréia foi simplesmente maravilhoso. Faltou só "Bagaceiro Chinelão", que eu prefiro acreditar que eles não tocaram. E se por acaso eles tocaram, não tentem me avisar pois eu não quero saber.
http://www.dissonancia.com
http://www.mundorock.com.br
http://www.poraoweb.com.br
http://www.toputo.com.br
Carol Morreu
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
Manowar se manifesta em solidariedade ao guitarrista Ross the Boss
Cartaz oficial do Bangers Open Air é divulgado pela organização do festival
A banda europeia de metal com milhões no Spotify cujo integrante trabalha como bombeiro
Angela Gossow comenta em postagem de Michael Amott e fãs se empolgam
"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
Clássico dos anos 2000 supera 3 bilhões de plays no Spotify
Como Ringo Starr, Isaac Azimov e Lúcifer inspiraram um dos maiores solos de bateria do rock
Mille Petrozza (Kreator) admite que ficaria entediado se fizesse um álbum 100% thrash metal
Como Angela Gossow se juntou ao Arch Enemy, de acordo com Michael Amott
A música que deixou Ritchie Blackmore sem reação em 1970; "um som grande, pesado"
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
O gênero do rock que inovou e fez sucesso, mas Angus Young nunca engoliu
"Heavy metal é para ser tocado com duas guitarras", opina Schmier (Destruction)
Bruce Dickinson: ex-Metallica mostra foto rara do peludo vocalista na piscina
O que faria Humberto Gessinger voltar com os Engenheiros do Hawaii, segundo jornalista
O clássico do Metallica que produtor considerava a "Kashmir dos anos 90"


Cranberries: A triste história da letra de "Zombie"
Lobão: Titãs é uma "bandinha chechelenta"
A música que Angus Young, do AC/DC, tem vergonha de ter gravado
A ordem expressa que motorista de Raul Seixas não podia descumprir de jeito nenhum
Mas afinal... o que é rock progressivo?



