Carol Morreu - Nando Reis no Caneção
Por Felipe Ricotta
Postado em 11 de novembro de 2004
Era minha primeira vez no Canecão e confesso que fiquei meio decepcionado.
(fer)Nando Reis.
Rio. Canecão.
"O amooooooooorrrr é o calooooooorrrr que aqueeeeeeece aa almaaaa(?!)"
É aqui mesmo nesse mega restaurante chic que vai rolar um show de rock? Será que eu vim parar no show da Alcione por engano?
Acabei desabafando com a moça do bar.
"Pô, o que são essas mesas aí? É o cara que vai tocar mesmo?"
Pelo visto, mosh nem pensar.
(...)
Minha fotógrafa da noite, ex-namorada e assistente de moda enrustida ficava horrizada com os modelitos masculinos que desfilavam perante nosso olhos.
"Ninguém merece aquele cara ali com camisa xadrez social pra dentro da calça."
"Olha aquele ali então! Camisa social de manga curta é algo que não merece comentários. Você compra uma de manga longa e dobra, será que ele não sabe disso?"
"Sério? Eu tenho uma verde de manga curta que eu adoro. Uso direto."
"Rasga. Joga fora, pelamordedeus!"
(...)
Vem cá, me diz onde foi parar o sex appeal do rock nacional?
Por que diabos só tem gente feia fazendo rock hoje em dia?
Nando Reis, Los Hermanos, CPM 22, Detonautas... cadê os galãs?
Cadê o Paulo Ricardo fase rocker de nossa geração? Por quem as menininhas roqueirinhas gritam atualmente? Pelo Chorão Gordão? Pelo Dinho Tiozinho?
"Olha, eu acho o Nando Reis um fofo."
"Fofo? Pô, mas o cara é todo magrelão, não tem nem o que apertar, como ele pode ser fofo?"
"Sei lá, ele tem todo um estilo de cantar e..."
"Podecrer, ele faz aquela Dancinha Do Joelho Que Dobra, né?"
"Pois é, isso mesmo."
Mas não podemos esquecer que o Nando merece crédito entre os estilosos por ter sido um dos pioneiros do vizoo "ErikMarmo-Ninho-De-Passarinho-Na-Cabeça" que tava super na moda um tempinho atrás por aí. Aliás, a aceitação desse style fez muito bem à auto estima de quem sempre quis ter o cabelo grande, mas que morria de vergonha das minhoquinhas miojeanas que brotavam de suas cabeças.
(...)
"Peraí que eu vi a Luize Altenhofen passando por aí."
"Sério? Aonde?"
Chegamos perto e minha decepção foi imensa após perceber que tinha viajado muito feio e que a gordeenha que acompanhava seu namorado feio não tinha nada a ver com a Luize Altenhofen.
"Nossa, Felipe. Realmente parece muito! Até a celulite do braço dela é idêntica!" - ela não me perdoou pela rata e foi muito cruel comigo.
(...)
Assim que os Hare Krishnas entraram abrindo o espetáculo, nos dirigimos à cara do palco (no Canecão, você bate fotos ajoelhado no chão pra não atrapalhar quem está jantand... err, assistindo o show) e o segurança bobalhão duvidou de minha condição de Imprensa só porque eu bebia uma cerva.
"Pô, tá bebendo aí e vem me dizer que tá trabalhando? É brincadeira comigo!" - e me tirou da frente do palco educadamente.
Dei um desconto pro mano, visto que ele não deve saber que mentes perturbadas como a minha produzem bem melhor em companhia de aditivos alcóolicos e/ou entorp's variantes, e levei numa boa, largando minha companheira trabalhando sozinha.
Ela acabou batendo mais fotos do Hare Krishna que ela tinha achado gatinho do que do Nandão, e foi devidamente repreendida e castigada com leves chibatadas pela falta de profissionalismo e pelo mole descarado.
(...)
Mas o que me deixou bolado mesmo foi que depois de um show maravilhoso, tocando pérolas como "Luz Dos Olhos" e "Relicário" muito bem acompanhado pelos seus Infernais, o cara quase põe tudo a perder fechando seu set como se estivesse tocando na praça de alimentação do Shopping Tijuca.
"Whisky a Go-Go" do Roupa Nova (a música que ele queria ter feito) e "Do Seu Lado", de sua autoria mas que ficou mundialmente conhecida na gravação do JayQuest, agitaram grosseiramente a galera e tudo que eu queria era me esconder no banheiro, até que aquele surto coletivo chegasse ao fim.
Deixando bem claro o drama, o cara conseguiu transformar o Big Caneca numa espécie de fim de festa de casamento de quinta categoria, fazendo aquelas pessoas que estavam comportadas e sentadas em suas mesas o tempo todo levantarem e dançarem aos 45 do segundo tempo, todas irritantemente/politicamente corretas e sem medo de serem felizes, quase como que cumprindo o script imaginário das boas maneiras em um show de rock light.
E nessa hora, eu tive tanta vergonha do meu compositor preferido que me senti como o adolescente que não se conforma com as tias gordinhas dançando com os sapatos na mão e os tios completamente bebuns dando vexame com as gravatas amarradas em suas carecas suadas no casamento de sua prima do interior.
(...)
"Adorei o show. Só fiquei decepcionada porque eu adoro quando ele canta 'vem me ensinar ter você' e ele cantou 'vem me ensinar a te comer'! Odiei!"
E minha fotógrafa, em off, bolou com o amadorismo da garota.
"Pô, mas será que ela não sabe que 'ter vc' e 'te comer' quer dizer EXATAMENTE a mesma coisa?"
Carol Morreu
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Narrador do Sportv, Luiz Carlos Jr. toca Dio no Rock and Roll Hall of Fame
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
Quando o Black Sabbath quase arruinou a gravação de um dos discos mais vendidos da história
A música do Deep Purple que cutucava os "guardiões da moral" dos anos 70
A música do Pink Floyd que David Gilmour disse ter escrito por desespero
O disco que transformou o Iron Maiden em uma banda realmente global
"Eu não erro nunca", disse Mikkey Dee ao entrar no Scorpions
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
O Beatle que Ringo Starr disse não ter bom senso de tempo
A música do Metallica de 1984 que James Hetfield não quer ver nem pintada de dourado
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
A música de 1972 que fez Dave Grohl querer ser músico
CDM Metal Fest - Metal como resistência cultural no Sul de Minas Gerais
Tarja Turunen precisou deixar a Finlândia após demissão do Nightwish
A música dos Beatles que "inventou Jimi Hendrix", conforme George Harrison
O jovem de 22 anos que morreria cedo e impressionou Eric Clapton; "Quem é esse guitarrista?"
O solo de guitarra do Metallica que é "desafiador" para músico que inovou o progressivo


A música que Nando Reis tinha dificuldade para tocar baixo e cantar ao mesmo tempo
Qual é e como descobrir o sentido da nossa vida, segundo Nando Reis
Os discos dos Beatles que Nando Reis mais ouviu na vida
O megahit de Lulu Santos que Nando Reis gostaria de ter escrito: "Tenho vontade de chorar"
O clássico dos Titãs que Nando Reis confessa que queria ter composto: "Considero uma joia"
Fotos de Infância: Evanescence
Classic Rock divulga lista das 50 maiores bandas de Rock de todos os tempos
A poética forma como Renato Russo "contou" pra mãe de Cazuza que também tinha AIDS
Stairway to Heaven: o maior hit do Led Zeppelin
Jimmy Page diz quem é o melhor guitarrista solo da história: "Não chego aos pés dele"
Teoria da conspiração: teria The Rev do A7X cometido suicídio?



