A melhor banda de rock progressivo do Brasil, segundo a Loudwire
Por Gustavo Maiato
Postado em 10 de julho de 2026
O rock progressivo nasceu no fim dos anos 1960 e rapidamente se consolidou como um dos estilos mais sofisticados da história do rock. Misturando influências da música clássica, jazz, folk e da experimentação sonora, o gênero teve como principais expoentes britânicos nomes como King Crimson, Yes, Genesis, Pink Floyd, Jethro Tull e Gentle Giant. Com o passar das décadas, porém, a cena se espalhou pelo mundo e passou a revelar grandes representantes em diversos países.
Foi justamente esse cenário global que motivou o portal Loudwire a publicar uma lista elegendo a principal banda de rock progressivo de 25 países. Segundo o veículo, "o estilo se espalhou muito além desses territórios ao longo dos últimos 55 anos, a ponto de praticamente qualquer país que você imaginar possuir alguma cena de rock progressivo, por menor que seja". A publicação acrescenta que o objetivo foi "dar o devido reconhecimento a essas bandas, enquanto continua celebrando as lendas que criaram a cena".
No caso do Brasil, a escolhida foi a Cartoon, banda formada em Belo Horizonte na década de 1990. Para a Loudwire, o grupo representa uma das propostas mais originais do progressivo mundial, combinando virtuosismo, humor e influências da música brasileira em uma identidade bastante própria.
Ao justificar a escolha, o site destaca que a Cartoon mistura elementos do período Flo & Eddie de Frank Zappa com mudanças constantes de andamento, passagens complexas e momentos mais delicados. A publicação ainda afirma que praticamente toda a discografia mantém um alto nível de qualidade, fazendo apenas uma ressalva ao álbum "Unbeatable", lançado em 2013.
Quem é a banda Cartoon?
Segundo a história publicada no site oficial da banda, a Cartoon nasceu em Belo Horizonte em 1995 pelas mãos dos irmãos Khadhu e Raphael Capanema, ao lado do guitarrista Bhydhu Righi. Desde o início, o grupo buscou unir rock progressivo, música erudita, jazz e referências brasileiras, construindo uma personalidade bastante distinta dentro da cena nacional. O álbum de estreia, "Martelo" (1999), chamou atenção pelas composições longas e elaboradas, enquanto "Bigorna" (2002) consolidou o nome da banda entre os principais representantes brasileiros do gênero.
A Loudwire também destacou diversos nomes tradicionais do rock progressivo mundial. A Inglaterra ficou com o Yes, descrito pelo portal como a própria definição do gênero: "Se fosse preciso definir rock progressivo em uma palavra, essa palavra seria Yes". Já o Canadá foi representado pelo Rush, a Itália pela Premiata Forneria Marconi (PFM), a França pelo Magma e a Alemanha pelo Eloy.
A seleção ainda chamou atenção por valorizar cenas pouco conhecidas internacionalmente. Entre os escolhidos aparecem Omnipotent Youth Society (China), Osibisa (Gana), Alux Nahual (Guatemala), Ovni (El Salvador), Singlelito (Colômbia), Superstring (Coreia do Sul), Little Tragedies (Rússia) e Verbal Delirium (Grécia). Sobre a Espanha, por exemplo, a Loudwire reconhece que Iceberg, Amoeba Split e Kotebel também poderiam ocupar a posição, mas conclui que "a mistura inovadora de progressivo com flamenco do Triana é irresistível".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Bonnie Tyler que foi "reconstruída" e virou hino do Bon Jovi
O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
Adrian Smith já "cobrou" Steve Harris por usar equipamento em show do Iron Maiden
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
O show do Guns N' Roses que foi rejeitado por Slash; "Eu me recuso a ver"
Na GloboNews - Quem nunca dançou as músicas da "tecnobrega" Bonnie Tyler "descendo até o chão"?
O erro que Steve Harris cometeu no primeiro show do Iron Maiden
A canção dos Ramones que virou um dos maiores hinos do punk
Tarja Turunen relata plano para destruí-la depois da saída do Nightwish
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
Blaze Bayley revela seu grande sonho com Bruce Dickinson
O guitarrista que, para David Gilmour, restaurou algo que estava perdido no rock
Anthrax lança "The Edge of Perfection", apontada por Scott Ian como a maior música da banda
5 hits que quando tocam no show todo fã de rock vai pegar cerveja ou ir ao banheiro
O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
A melhor música de prog metal lançada a cada ano, de 1985 até 2025
A melhor banda de rock progressivo do Brasil, segundo a Loudwire
Saúde: mais de 60% dos músicos sofrem de problemas mentais
Fotos de Infância: Steven Tyler, do Aerosmith
Freddie Mercury desdenhou dos artistas brasileiros no Rock In Rio 1985
"Danem-se Elvis e Keith Richards", diz Dave Grohl, ao apontar o "verdadeiro rei do Rock'n'Roll"
G.G. Allin: o extremo dos extremos
Garoto de 10 anos destrói com "Enter Sandman", do Metallica, em programa de TV


