O solo de guitarra do Metallica que é "desafiador" para músico que inovou o progressivo
Por Bruce William
Postado em 02 de setembro de 2023
Em 2021, durante entrevista publicada na Guitar World, Kirk Hammett falou sobre o processo de criação do riff de "Enter Sandman", um dos maiores sucessos da carreira do Metallica, lançado no "Black Album" de 1991.
Metallica - Mais Novidades
"Foi algo que literalmente me ocorreu às três da manhã. Eu estava ouvindo o novo álbum do Soundgarden naquela época e você sabe, foi quando o grunge estava em seu estágio inicial - estamos falando no final de 1989 ou assim. Ninguém ainda estava chamando de grunge", conta Kirk, se referindo ao álbum "Louder Than Love". "E então me sentei e disse a mim mesmo, como sempre faço, 'Quero escrever o próximo Smoke on the Water'. E comecei a tocar". E assim, conforme Kirk, surgiu o lendário riff.
Não apenas o riff da canção, mas também seu solo se tornou lendário, a ponto de sempre aparecer nas listas de melhores solos de guitarra em músicas do Metallica, além de despertar atenção até mesmo de músicos que não mantém proximidade com o Metal, como o caso de Robert Fripp.
O solo de guitarra do Metallica que desafia e encanta Robert Fripp, do King Crimson
Fundador do King Crimson, Fripp é conhecido por suas complexas experimentações musicais, sendo admirado pela abordagem inovadora que deu à guitarra, incluindo técnicas inovadoras que ele desenvolveu, inclusive durante suas colaborações com uma variedade de artistas indo de David Bowie até Brian Eno, em uma busca constante pela excelência técnica.
E durante uma conversa com a Guitar World, Fripp falou sobre a hilária releitura que ele e Toyah Wilcox, sua esposa, fizeram para "Enter Sandman" do Metallica, como parte da "Toyah & Robert's Sunday Lunch".
"A Toyah e eu conhecemos o Metallica há um tempo, mas nunca havia aprendido uma música deles antes do Sunday Lunch. Na verdade, estamos tocando essa música nos shows porque amamos muito ela. Eu vejo o Kirk e o James como um único músico, eles me parecem completamente conectados!", conta Fripp, que diz ainda que o Metallica "arrasa" quanto toca "Enter Sandman" ao vivo.
"Li em algum lugar há alguns anos que o Kirk havia descoberto as partes alternadas minhas e do Adrian Belew em 'Discipline', de 1981, e gostou delas", prossegue Fripp. "Não sei ao certo, mas o que eu sei é que Kirk é um músico incrível. O solo em 'Enter Sandman' é realmente impressionante! Eu aprendi com ele e digo que é bastante desafiador, mas muito divertido. Requer trabalho tocá-lo da forma correta. Então sim, Metallica e 'Enter Sandman'... eu simplesmente adoro!".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
Concerto do Pink Floyd gravado por Mike Millard vai sair em vinil e CD oficial
Anthrax revela o título do próximo álbum de estúdio
Ouça e leia a letra de "Ozzy's Song", homenagem de Zakk Wylde a Ozzy Osbourne
A banda que guitarrista do Korn não curtia; "Qualquer um podia tocar o que eles tocavam"
Lemmy Kilmister exigia que ingressos para shows do Motörhead tivessem preços acessíveis
Kip Winger admite não se identificar mais com a música da banda que leva seu nome
Ritchie Blackmore explica por que saiu do Deep Purple: "Eram só interesses financeiros"
O beijo em cantora que fez Ney Matogrosso perceber que lado hétero não está adormecido
O grande erro que a MTV Brasil cometeu, segundo Gastão Moreira
A reação de James Hetfield ao ver Cliff Burton após o acidente que matou o baixista
Green Day emplaca sua quinta música no "Clube do Bilhão" do Spotify
Manowar se manifesta após anúncio da morte de Ross the Boss
O icônico bordão do Faustão criado a partir de contestação dos Paralamas do Sucesso


O motivo que fez Ozzy achar que membros do Metallica tiravam uma com a cara dele
O hit do Metallica que o Frodo do Senhor dos Anéis prefere encarar o Sauron a ouvir
Guitarrista diz que músicos do Avenged Sevenfold se apaixonaram por "St. Anger", do Metallica
Dez clássicos do rock com vocais terríveis, segundo site britânico
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
A canção dos anos 60 que James Hetfield disse ser uma verdadeira aula de riff no rock
Se os celulares existissem nos anos 80, o Metallica não teria lançado o "Master of Puppets"
Metallica: por que 9 entre 10 fãs odeiam "Load" e "Reload"?
A opinião de Paul Stanley, do Kiss, sobre o Metallica e Slayer


