O solo de guitarra do Metallica que é "desafiador" para músico que inovou o progressivo
Por Bruce William
Postado em 02 de setembro de 2023
Em 2021, durante entrevista publicada na Guitar World, Kirk Hammett falou sobre o processo de criação do riff de "Enter Sandman", um dos maiores sucessos da carreira do Metallica, lançado no "Black Album" de 1991.
"Foi algo que literalmente me ocorreu às três da manhã. Eu estava ouvindo o novo álbum do Soundgarden naquela época e você sabe, foi quando o grunge estava em seu estágio inicial - estamos falando no final de 1989 ou assim. Ninguém ainda estava chamando de grunge", conta Kirk, se referindo ao álbum "Louder Than Love". "E então me sentei e disse a mim mesmo, como sempre faço, 'Quero escrever o próximo Smoke on the Water'. E comecei a tocar". E assim, conforme Kirk, surgiu o lendário riff.
Não apenas o riff da canção, mas também seu solo se tornou lendário, a ponto de sempre aparecer nas listas de melhores solos de guitarra em músicas do Metallica, além de despertar atenção até mesmo de músicos que não mantém proximidade com o Metal, como o caso de Robert Fripp.
O solo de guitarra do Metallica que desafia e encanta Robert Fripp, do King Crimson
Fundador do King Crimson, Fripp é conhecido por suas complexas experimentações musicais, sendo admirado pela abordagem inovadora que deu à guitarra, incluindo técnicas inovadoras que ele desenvolveu, inclusive durante suas colaborações com uma variedade de artistas indo de David Bowie até Brian Eno, em uma busca constante pela excelência técnica.
E durante uma conversa com a Guitar World, Fripp falou sobre a hilária releitura que ele e Toyah Wilcox, sua esposa, fizeram para "Enter Sandman" do Metallica, como parte da "Toyah & Robert's Sunday Lunch".
"A Toyah e eu conhecemos o Metallica há um tempo, mas nunca havia aprendido uma música deles antes do Sunday Lunch. Na verdade, estamos tocando essa música nos shows porque amamos muito ela. Eu vejo o Kirk e o James como um único músico, eles me parecem completamente conectados!", conta Fripp, que diz ainda que o Metallica "arrasa" quanto toca "Enter Sandman" ao vivo.
"Li em algum lugar há alguns anos que o Kirk havia descoberto as partes alternadas minhas e do Adrian Belew em 'Discipline', de 1981, e gostou delas", prossegue Fripp. "Não sei ao certo, mas o que eu sei é que Kirk é um músico incrível. O solo em 'Enter Sandman' é realmente impressionante! Eu aprendi com ele e digo que é bastante desafiador, mas muito divertido. Requer trabalho tocá-lo da forma correta. Então sim, Metallica e 'Enter Sandman'... eu simplesmente adoro!".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps