O famoso trecho de "Exagerado" de Cazuza que é inspirado em Elvis Costello, segundo Leoni
Por Gustavo Maiato
Postado em 18 de fevereiro de 2026
Notícias de Rock e Heavy Metal no WhatsApp
Em entrevista ao Amplifica, Leoni detalhou como nasceu "Exagerado", primeiro grande sucesso solo de Cazuza após sua saída do Barão Vermelho - e revelou que um trecho específico da música carrega influência direta de Elvis Costello.
Segundo ele, a composição surgiu a partir de um poema longo escrito por Cazuza com Ezequiel Neves. "A letra é do Cazuza e do Ezequiel Neves e a música é minha. Eu tenho intervenções na letra, porque na verdade, não era uma letra, era um poema longo. E eu fui pegando [falando]: 'Ah, isso aqui vai ser o refrão, isso aqui vai ser a parte A, isso aqui corta, tá repetitivo'. Eu editei o poema dele."

Leoni explicou que, na época, ainda não tinha percebido exatamente por que Cazuza o havia chamado para compor a melodia. "Depois é que eu fui entender por que ele tinha me chamado para ser o compositor. Porque eu era 'abelha', né? Muito mais pop. Tinha feito 'A Fórmula do Amor' com Léo Jaime… era uma coisa mais pop." Segundo ele, Cazuza queria "ir para esse caminho, uma coisa mais limpa, menos rock and roll".
Leoni e a composição de "Exagerado"
O detalhe mais interessante envolve o chamado "especial" da música - o trecho que muitos chamam de ponte. Leoni conta que ali aparecem harmonias menos óbvias, fruto de suas influências fora do rock tradicional. "Aquele B lá, o 'e por você eu largo tudo' de 'Exagerado', tem uns acordes… tem um diminuto diferentinho, umas graças ali. Era influência de outra praia que eu tinha, que não era rock and roll total. Elvis Costello, sabe?"
Ele ainda lembrou que, numa viagem a Nova York, comprou um songbook de Costello e passou a estudar aquelas harmonias mais tensas. "Eu ficava aprendendo os acordes ali do Elvis Costello. Bem legal aquela quebra, com uns acordes mais tensos e depois volta pro…", comentou, destacando esse movimento harmônico que conduz de volta ao refrão.
Para Leoni, essa mistura ajudou a dar personalidade ao hit, que segue atravessando gerações. Em outra ocasião, ele disse: "Essa música até hoje toca pra caramba. E tem um monte de gravação, né? Quando o Cazuza gravou, ele tinha saído do Barão. Foi o primeiro single dele depois que saiu do Barão. Mas o Frejat também já gravou e toca nos shows. Zélia Duncan já gravou, Ney Matogrosso já gravou. Fora o sucesso que fez na época, continua sendo muito gravada por aí."
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco mais extremo da carreira de Rick Rubin; "Todo mundo tinha medo"
O melhor baixista da história do heavy metal, segundo o Loudwire
O melhor disco de death metal de cada ano, de 1985 até 2025, segundo o Loudwire
Nem Robert Plant se atreve: a música que ele diz não conseguir cantar de jeito nenhum
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 1970, segundo o Loudwire
A música que Brian Johnson chamou de uma das melhores do rock: "Tão bonita e honesta"
A única banda que Jack Black coloca no "mesmo patamar" dos Beatles; "lava criativa"
Pink Floyd é homenageado em nova espécie de peixe raro descoberta por pesquisadores brasileiros
Regis Tadeu não foi ao AC/DC e não se arrepende nem um pouco, saiba o motivo
O melhor disco de heavy metal lançado em 1988, de acordo com o Loudwire
A melhor música do primeiro disco do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O filme de guerra que inspirou uma das maiores músicas do Metallica de todos os tempos
Loudwire coloca América do Sul em lista com os 11 melhores álbuns de progressive doom
Joe Satriani não se considerava ideal para tocar com Alex Van Halen e David Lee Roth
A música do AC/DC que causa arrependimento em Angus Young

Leoni fala sobre composição de "Exagerado", hit que ele escreveu em parceria com Cazuza
O único verso de "Bete Balanço", do Barão Vermelho, ainda sem explicação até hoje
As duas bandas que foram as primeiras a fazer rock nacional nos anos 1980
Guitarrista lembra exato momento que saúde de Cazuza começou a piorar: "Era muito calor"
O álbum específico em que Cazuza trocou festa por política: "Amadureceu do dia pra noite"
A única música brasileira que Renato Russo incluiu na lista de maiores lançamentos de 1988


