Carol Morreu - Saca a Graforréia?
Por Felipe Ricotta
Postado em 03 de agosto de 2004
Cheguei bolado e atrasado no show. Esqueci da vida numa festinha que tava rolando antes - aliás, cortesia das doses de whisky muito bem servidas da casa da minha prima - e de repente, me encarando no espelho do mijódromo, a lembrança me surge: "Puta merda, o show do Graforréia!".
Arrastei mais dois bros e parti bufando pra Lapa, na fissura de poder conferir ao vivo a banda gaúcha mais foda do mundo. Depois dos Engenheiros, lógico! - entendam isso como quiserem.
Já na porta e provavelmente meia noite e pouco, o segurança diz que o show já tinha começado e eu entrei na nóia de que eles já tinham tocado "Bagaceiro Chinelão", uma das minhas preferidas. E comecei a me emputecer mesmo. Não apenas com a minha falta de noção de tempo, mas principalmente com a confusão de pessoas que rolava na entrada e que me impedia de entrar logo no maldito lugar.
Aliás, o lugar - o Teatro Odisséia, recém estreado - é nota 10. Som bom, espaço bom e, provavelmente mais um novo palco carioca significante. Bom, pelo menos não tinha como começar melhor, não?
O Graforréia Xilarmônica, formado por Carlo Pianta na guita, Frank Jorge no baixo (ambos se garantindo no microfone) mais o batera que o nome me falha a memória, lançou apenas dois discos enquanto existiu, o que foi mais do que suficiente pra banda se tornar uma das mais queridas e cultuadas do cenário nacional de loucões e variantes de plantão.
Quando meu amigo me perguntou sobre o som da banda, falei que era tipo "Pavement tocando Jovem Guarda", mas logo depois me arrependi, fiquei com vergonha e me lembrei de como é ridículo ficar rotulando o som dos outros.
Confesso que nunca imaginei que iria ter o privilégio de poder ver esses caras em ação.
Pra começar, poderia dizer que é meio impossível não simpatizar com os três figuras. Todos muito com cara de gente boa e sempre emanando felicidade por estarem tocando.
Por que será que a banda acabou? Mas será que acabou? Porra, mas se acabou, como que eu vi o show deles? Estariam eles fazendo uma turnê caça-níqueis porca capitalista?? Pensei em procurar os caras pra trocar uma idéia e aliviar minhas dúvidas e demais aflições da alma, mas eu estava completamente sem condições pra uma conversa.
Mas cortando pro que interessa, o show, cheio de desafinos e erros magistrais, foi marcado pela platéia não tão grande como deveria, mas completamente apaixonada, cantando praticamente todas as músicas.
Os caras tocaram quase tudo que deu - foram e voltaram duas vezes - e fica muito difícil destacar uma ou outra música. Talvez "Amigo Punk", com direito a backing vocal muito alto e afinado da galera, ou a cover de "Lugar do Caralho" do Júpiter Maçã.
Agora destaque mesmo para a guitarra sempre bizarra de Pianta - escute o solo de "Twist" e perceba que Satriani e Malmsteen nunca fariam melhor. Ah, e o mais legal: nem footswitch o cara usa! Gênio total.
Enfim, meu primeiro (e provável único?) show do Graforréia foi simplesmente maravilhoso. Faltou só "Bagaceiro Chinelão", que eu prefiro acreditar que eles não tocaram. E se por acaso eles tocaram, não tentem me avisar pois eu não quero saber.
http://www.dissonancia.com
http://www.mundorock.com.br
http://www.poraoweb.com.br
http://www.toputo.com.br
Carol Morreu
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Iron Maiden em que Bruce Dickinson alcançou a nota mais alta da carreira
RPM - O Legado lança o álbum duplo "Visceral" com participações de nomes do rock brasileiro
Rhapsody Of Fire e Masterplan anunciam turnê pela América do Sul com dois shows no Brasil
O disco que David Gilmour afirma servir como introdução ao Pink Floyd
O guitarrista que Paul Stanley colocou entre as melhores "mãos direitas" da música
O cantor que Robert Plant definiu como único, eterno e maravilhoso
O guitarrista que Ozzy queria no lugar de Randy Rhoads, mas a gravadora impediu
5 músicas de metal que todo mundo conhece, mas quase ninguém sabe do que falam
Anette Olzon explica o que a fez voltar a cantar músicas do Nightwish
A banda que o Metallica praticamente destruiu em uma turnê pelos EUA
Soundgarden começa mixagem do último trabalho de inéditas da carreira
Rafael Bittencourt e o problema dos guitarristas brasileiros: "Nos EUA não tem isso"
Floor Jansen salvou a carreira do Nightwish, segundo Tuomas Holopainen
Confirmada a turnê reunindo System of a Down e Faith No More em 2027
Anette Olzon tentou contato com Tuomas Holopainen antes de shows cantando Nightwish
A educada resposta dos Mamonas após Rita Lee dizer duras abobrinhas sobre a banda
As 16 músicas do Metallica que a banda nunca tocou ao vivo
Cinco bandas de metal que merecem mais atenção do que recebem



CD vs Vinil: não diga que o som do vinil é melhor - porque não é
Tragédias: 10 das piores ocorridas em shows de Rock e Metal
Chaves Metaleiro foi o pior convidado da história e Danilo Gentili explica motivo
Inspiração: 30 canções (não somente rock) para mantê-lo motivado
Teoria da conspiração: teria The Rev do A7X cometido suicídio?
Por que Lobão não gostou de Cazuza ter escrito letra para sua irmã: "Não quero esse título"



