A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
Por Gustavo Maiato
Postado em 24 de novembro de 2025
O progressivo sempre foi um terreno fértil para invenções musicais, desde os anos 1970, quando nomes como Yes, Genesis e Jethro Tull pavimentaram o caminho do gênero. Décadas depois, o estilo voltou a inspirar novas bandas e públicos, e uma das vozes mais respeitadas do rock resolveu apontar quem, na sua visão, melhor levou adiante esse legado. Em entrevista publicada pelo The Quietus (via Far Out), Geddy Lee, baixista e vocalista do Rush, revelou qual banda considera a herdeira definitiva da linhagem progressiva.

O Rush, por si só, ajudou a definir o prog-rock em escala mundial, especialmente com discos como "2112" e "Moving Pictures". Porém, ao falar sobre seus álbuns favoritos, Geddy não escolheu um nome clássico. Ele destacou o Radiohead, mais especificamente o disco "OK Computer" (1997), que o deixou impressionado ao ponto de reacender sua esperança no futuro da música. "Para mim, o Radiohead levou adiante a tradição de bandas como o Yes. Eles são sempre aventureiros e desafiadores", afirmou à publicação.
Geddy Lee e Radiohead
Durante a entrevista, Geddy elogiou especialmente a capacidade do Radiohead de misturar elementos vintage com sons contemporâneos, mantendo o foco em boas composições. "Eles conseguem combinar batidas modernas, instrumentação diferente e, ainda assim, têm grandes músicas no centro de tudo. 'OK Computer' me empolgou completamente e me deu esperança para o futuro. Música incrível em todos os sentidos", declarou o vocalista.
Embora o Radiohead sempre tenha fugido das comparações com o prog, a influência do gênero aparece em momentos-chave da discografia. Jonny Greenwood, por exemplo, já admitiu à revista Q que tentou mergulhar no estilo. "É decepcionante, porque muita coisa é horrível", brincou. "Mas coloquei na cabeça que prog deve ser bom, porque atraiu muita gente. Até agora, só travei em álbuns tediosos do Genesis."
Curiosamente, anos depois, Greenwood confessaria outra referência direta ao progressivo. Em entrevista à Rolling Stone, o guitarrista revelou ter usado um Mellotron inspirado pelo Genesis durante a criação de "Paranoid Android". "Ouvi um disco deles e pensei que o Mellotron soava incrível, então roubei a ideia", contou. Ele disse acreditar que o trecho veio de "Nursery Cryme" ou "Selling England by the Pound".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
Os cinco discos favoritos de Tom Morello, do Rage Against The Machine
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
A música que deixou Ritchie Blackmore sem reação em 1970; "um som grande, pesado"
Eluveitie e Twisted Sister pediram para se apresentar no Bangers Open Air 2027
O cantor que John Lennon achava fraco, mas conquistou o Brasil no Rock in Rio
A "banda definitiva" do heavy metal, segundo Lars Ulrich, do Metallica
A pior faixa de "Black Album", de acordo com o Heavy Consequence
Como Ringo Starr, Isaac Azimov e Lúcifer inspiraram um dos maiores solos de bateria do rock
Dave Mustaine aponta o elemento que diferenciava o Megadeth das outras bandas de metal
Mille Petrozza (Kreator) admite que ficaria entediado se fizesse um álbum 100% thrash metal
Vocalista de banda italiana de groove metal ganha medalha na Olimpíada de Inverno

Geddy Lee elege o maior álbum de todos os tempos; "Grandes composições, grandes performances"
A música épica do Rush que mexeu com a cabeça de Dave Mustaine
Substituir Neil Peart é impossível, segundo Mike Portnoy
As 10 "maiores" do Rush segundo Neil Peart, com as explicações dele
A condição de Geddy Lee para Rush voltar a compor e lançar músicas inéditas
Geddy Lee fala em material novo do Rush; "suspeito que alguma música vai acabar saindo"
O desconhecido baterista que jamais será esquecido, segundo Neil Peart do Rush
A música do Rush que mudou a forma como Kirk Hammett toca guitarra
Guitarristas: E se os mestres esquecessem como se toca?
As influências de Humberto Gessinger, de Pink Floyd e Rush a punk e Iron Maiden


