Os álbuns que marcaram Alexandre Antunes, do Bleak Transcendence
Por Emanuel Seagal
Postado em 09 de maio de 2024
O guitarrista Alexandre Antunes tem uma longa história no metal extremo brasileiro, com bandas como Imperious Malevolence e Deformed Slut, mas é no doom metal que o conheci, com o excelente Lachrimatory e agora com sua nova banda, o Bleak Transcendence, que lançou em 2023 o single "Unrelenting Stillness" e está trabalhando em seu primeiro álbum. O músico contou ao Whiplash.Net um pouco sobre seus primeiros contatos com a música e compartilhou alguns álbuns que marcaram a sua vida. Pegue seu fone de ouvido, aumente o volume e ouça conosco os discos escolhidos.
"Os meus primeiros contatos com a música foram na minha adolescência através do meu pai, ele tinha uma grande quantidade de álbuns em vinil — CDs na sua coleção musical e na maioria com títulos de pop e rock clássicos. Fui aos poucos escolhendo alguns daqueles que me agradavam mais e ao mesmo tempo descobrindo um novo universo que nunca mais deixei para trás. Foi um caminho sem volta, com a ajuda do meu pai, por volta dos meus 18 anos ganhei a minha primeira guitarra e um amplificador pequeno de estudo. Logo em seguida comecei a estudar em uma escola de música, daí então decidi me tornar músico e trabalhar com música em meu tempo livre."
Black Sabbath — "Sabotage" (1975)
"O primeiro álbum do Black Sabbath que comprei. Um álbum atemporal, você pode ouvir ele hoje mesmo e perceber que ele ainda é muito bom! Ouvindo o 'Sabotage' dias atrás com mais atenção, pude reparar em mais detalhes na produção do trabalho como um todo. Tudo é muito bem encaixado e equilibrado. Desde as músicas com mais experimentalismo e efeitos como em: 'Megalomania', ou 'Am I Going Insane' são músicas um tanto desconhecidas, mas bem marcantes neste registro do Black Sabbath. Outro som que é mais direto e muito pesado: 'Symptom Of The Universe', música que representa muito bem este disco. Definitivamente um álbum de ótima audição do início ao fim e que me traz boas recordações."
Deep Purple — "Made in Japan" (1972)
"Uma nostalgia boa sempre vem quando escuto esse álbum! Também foi um dos primeiros álbuns que comprei quando eu ainda estava aprendendo a tocar guitarra com os riffs iniciais de 'Smoke On The Water'. Uma banda extremamente afiada com músicos de alto nível tocando músicas do clássico álbum 'Machine Head' entre outras… num trabalho ao vivo com uma impressionante qualidade de som, tudo isso já dispensa qualquer outro comentário. Deep Purple é uma banda de muito respeito!"
Iron Maiden — "Live At Donington" (1993)
"Esse foi um dos primeiros CDs de METAL que comprei na vida! Iron Maiden sem dúvida é uma banda que todo fã de Heavy Metal admira. E foi uma grande sorte ter achado esse álbum ao vivo — duplo repleto de clássicos do Iron Maiden tocando boa parte dos clássicos da sua discografia dos anos 80 e 90. Aprendi muito com o Iron Maiden quando tirava 'de ouvido' os riffs das músicas na guitarra, algumas delas foram as primeiras que aprendi a tocar."
Slayer — "Hell Awaits" (1985)
"Esse é um álbum que definitivamente me fez descobrir o metal extremo! Na primeira audição fiquei impressionado com o peso e a velocidade das músicas num CD destruidor. Apesar de algumas músicas serem longas, de forma alguma deixa de ser bom, acredito até que este é um álbum essencial e que transita muito bem entre o 'Show No Mercy' e o 'Reign In Blood'. Grande influência para muitas outras bandas de Death Metal e até Black Metal que surgiram após este lançamento."
My Dying Bride — "The Angel and The Dark River" (1995)
"Lembro da primeira vez que eu ouvi esse álbum na casa de um conhecido meu (em 2000, 2001!?!?), a minha impressão foi: 'como uma melodia de guitarra hipnotizante poderia encaixar-se de forma tão certeira ao restante dos instrumentos!?'. Falo da primeira faixa 'The Cry Of Mankind' uma faixa com mais de 10 minutos de duração e que fica na memória de qualquer ouvinte. Todas as outras faixas de longa duração, são sem dúvida pérolas do mesmo álbum clássico do My Dying Bride! Me tornei fã da banda e do gênero musical."
Álbuns que Marcaram
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps