Iron Maiden: Reforçando o fato de ser uma das maiores da história
Resenha - Book Of Souls - Iron Maiden
Por Marino de Abreu
Postado em 21 de novembro de 2015
No quase longevo mês de dezembro do ano passado, escrevi um artigo acerca das minhas expectativas em cima do então, não confirmado, novo álbum do Iron Maiden. O ano de 2015 adentrou, tivemos a catastrófica notícia do câncer de Bruce e o anúncio do tão aguardado lançamento.
Não vou aqui falar faixa por faixa, não é minha intenção, mas sim compararmos com aquele artigo que deu muito que falar nos comentários.
Pois bem, eis o que eu disse acerca das faixas: "[...] a banda seguirá esta linha traçada no decorrer dos álbuns 'pós-retorno', carrega nas faixas longas e com tempos quebrados. E acredito que como em todos os outros as faixas iniciais serão rápidas e impactantes, pois como sabemos estas tornam-se as faixas de abertura da turnê."
Dito e feito! O álbum é longo, incluindo faixas de tempo recorde para a banda. Talvez neste álbum não tenhamos tantos tempos quebrados assim, mas eles estão lá. As duas primeiras faixas são excelentes intro de um show, será espetacular ouvir "If Eternity Should Fail" e Speed of Light em sequência.
Tive uma grata surpresa quanto à temática do álbum, ainda que álbum não seja conceitual, toda cenografia do show pode ser explorada de forma majestosa. E o Eddie? Já o imaginaram adentrando ao palco sob a nova "roupagem" será uma bela aparição.
Para mim, o álbum é um apanhado de tudo o que a banda veio nos apresentando nestes quase quarenta anos de estrada. Esses dias li, aqui no Whiplash, um artigo que retratava de forma precisa, em uma palavra, o comportamento daqueles que esperavam um disco da "era de ouro". Ingenuidade. Pois, não é possível que após todo esse tempo os membros de uma banda não expandam suas ideias e gostos.
No entanto, é possível encontrarmos muitos elementos da era dourada nesse álbum, o que o torna, para mim, o melhor álbum desde Fear of the Dark, dividindo o posto com o Brave New World.
Por exemplo, o riff de Speed of Light nos remete ao finalzinho dos anos 70 com uma pegada hard na medida. Na ‘title-track’ inegável a referência a Powerslave. Dentre todos os artigos que li, não vi ninguém fazer a seguinte comparação: Death or Glory é a nova Running Free! É quase um cover de si mesmo. Excelente faixa diga-se de passagem. Espero que a banda faça um pout-porri entre as faixas Wasted Years e Shadow of the Valley, seria, no mínimo, interessante.
E como não poderia deixar de ser, neste álbum temos uma novidade, qual seja Bruce ao piano. A belíssima Empire of the Clouds é um belo encerramento do álbum. Espero que não da carreira, como alguns vem comentando na rede.
Portanto, comparando aquele artigo do ano passado com o álbum de fato, podemos dizer que banda continuo indo contra a maré e reforçando o porque é uma das maiores, se não a maior banda de heavy metal da história.
Outras resenhas de Book Of Souls - Iron Maiden
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



64 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de novembro
A lenda do thrash que considera Metallica melhor do que Motörhead: "Nada tão poderoso"
James Hetfield revela banda que disse "não" a convite do Metallica para turnê
A banda que Alice Cooper considera a que melhor representa o heavy metal
O roqueiro brasileiro que deu cano em Axl Rose; "preferi ir embora"
Bruce Dickinson acha que igreja católica irá se incomodar com seu novo videoclipe
Os três baixistas que Robert Trujillo, do Metallica, considera seus maiores heróis
Pitty: cantora publica foto nua na internet e bate recorde de curtidas
O presente de Paul Di'Anno que Nicko McBrain guarda até hoje com orgulho
Dimmu Borgir, Satyricon e Enslaved quebram recorde de público na Noruega
A banda punk que Corey Taylor diz ter sido fundamental para sua formação musical
Dez músicos que eram bons demais para suas bandas
A enorme biografia que Tobias Forge, do Ghost, leu aos 8 anos e ainda guarda até hoje
O dia em que Lemmy conheceu a mãe de uma guitarrista e a deixou completamente encantada
O que Johnny Ramone nunca conseguiu entender sobre o grunge
A admiração de Renato Russo por Rita Lee, que chegou a escrever uma música para ela
A banda de rock criticada por muitos que Rubinho Barrichello curte bastante
Iron Maiden: Leia a primeira resenha de "The Book Of Souls"
Iron Maiden pode continuar com músicos mais jovens? Nicko McBrain dá sua opinião
Iron Maiden - um festival de clássicos embalando o público
Performance e abstração marcaram o primeiro dia do Iron Maiden em São Paulo
O que Nicko McBrain fez para não desabar diante dos fãs no adeus ao Iron Maiden
O plano de Nicko McBrain para voltar ao estúdio no próximo álbum do Iron Maiden
O que Nicko McBrain pensava ao ver Bruce Dickinson no palco antes da saída
Nicko McBrain diz que gostaria de gravar algumas músicas com o Iron Maiden
Nicko McBrain não acredita que o Iron Maiden vá se aposentar tão cedo



