Iron Maiden: Reforçando o fato de ser uma das maiores da história
Resenha - Book Of Souls - Iron Maiden
Por Marino de Abreu
Postado em 21 de novembro de 2015
No quase longevo mês de dezembro do ano passado, escrevi um artigo acerca das minhas expectativas em cima do então, não confirmado, novo álbum do Iron Maiden. O ano de 2015 adentrou, tivemos a catastrófica notícia do câncer de Bruce e o anúncio do tão aguardado lançamento.
Não vou aqui falar faixa por faixa, não é minha intenção, mas sim compararmos com aquele artigo que deu muito que falar nos comentários.
Pois bem, eis o que eu disse acerca das faixas: "[...] a banda seguirá esta linha traçada no decorrer dos álbuns 'pós-retorno', carrega nas faixas longas e com tempos quebrados. E acredito que como em todos os outros as faixas iniciais serão rápidas e impactantes, pois como sabemos estas tornam-se as faixas de abertura da turnê."
Dito e feito! O álbum é longo, incluindo faixas de tempo recorde para a banda. Talvez neste álbum não tenhamos tantos tempos quebrados assim, mas eles estão lá. As duas primeiras faixas são excelentes intro de um show, será espetacular ouvir "If Eternity Should Fail" e Speed of Light em sequência.
Tive uma grata surpresa quanto à temática do álbum, ainda que álbum não seja conceitual, toda cenografia do show pode ser explorada de forma majestosa. E o Eddie? Já o imaginaram adentrando ao palco sob a nova "roupagem" será uma bela aparição.
Para mim, o álbum é um apanhado de tudo o que a banda veio nos apresentando nestes quase quarenta anos de estrada. Esses dias li, aqui no Whiplash, um artigo que retratava de forma precisa, em uma palavra, o comportamento daqueles que esperavam um disco da "era de ouro". Ingenuidade. Pois, não é possível que após todo esse tempo os membros de uma banda não expandam suas ideias e gostos.
No entanto, é possível encontrarmos muitos elementos da era dourada nesse álbum, o que o torna, para mim, o melhor álbum desde Fear of the Dark, dividindo o posto com o Brave New World.
Por exemplo, o riff de Speed of Light nos remete ao finalzinho dos anos 70 com uma pegada hard na medida. Na ‘title-track’ inegável a referência a Powerslave. Dentre todos os artigos que li, não vi ninguém fazer a seguinte comparação: Death or Glory é a nova Running Free! É quase um cover de si mesmo. Excelente faixa diga-se de passagem. Espero que a banda faça um pout-porri entre as faixas Wasted Years e Shadow of the Valley, seria, no mínimo, interessante.
E como não poderia deixar de ser, neste álbum temos uma novidade, qual seja Bruce ao piano. A belíssima Empire of the Clouds é um belo encerramento do álbum. Espero que não da carreira, como alguns vem comentando na rede.
Portanto, comparando aquele artigo do ano passado com o álbum de fato, podemos dizer que banda continuo indo contra a maré e reforçando o porque é uma das maiores, se não a maior banda de heavy metal da história.
Outras resenhas de Book Of Souls - Iron Maiden
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
De AC/DC a ZZ Top, os 20 melhores discos lançados em 1981, segundo a Louder
Baterista do Joy Division e New Order não entende o Rock and Roll Hall of Fame
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
Por que a Crypta nunca fez cover da Nervosa, segundo Luana Dametto
Os 10 vídeos mais vistos do Iron Maiden no YouTube incluem show no Brasil
O que Corey Taylor pensa da primeira música do Slipknot com Eloy Casagrande
Slipknot lança "Arsenal", música que marca a estreia do baterista brasileiro Eloy Casagrande
Jornalista rastreia os elogios ao Rock in Rio e diz ter encontrado um padrão estranho
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"
Robert Plant disponibiliza o EP "All That Glitters..." em outubro
Youtuber se pergunta: "Por que tantos músicos brasileiros odeiam o Iron Maiden?"
David Ellefson diz que o Megadeth não existiria sem ele
A música que marcou o fim do auge do Oasis, segundo o Noel Gallagher
A traumática saída de Arnaldo Antunes dos Titãs antes do álbum "Titanomaquia"
Como enviar conteúdo ou se tornar um colaborador do Whiplash.Net?
Ritchie Blackmore revela o lendário cantor com quem ele adoraria tocar
Iron Maiden: Leia a primeira resenha de "The Book Of Souls"
Por que o Iron Maiden é a melhor banda de heavy metal do mundo, segundo Bruce Dickinson
A banda britânica que merecia o público devoto do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Lars Ulrich relembra como foi o primeiro encontro do Metallica com o Iron Maiden
A lendária banda de heavy metal que nunca decepcionou Scott Ian, do Anthrax
Bruce Dickinson lista os vocalistas que fazem ele pensar "Jamais serei tão bom quanto eles!"
Iron Maiden anuncia box-set com os 9 primeiros discos em LPs coloridos
Por que Iron Maiden nunca usa camisa de outra banda, segundo Regis Tadeu
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?



