Iron Maiden: Reforçando o fato de ser uma das maiores da história
Resenha - Book Of Souls - Iron Maiden
Por Marino de Abreu
Postado em 21 de novembro de 2015
No quase longevo mês de dezembro do ano passado, escrevi um artigo acerca das minhas expectativas em cima do então, não confirmado, novo álbum do Iron Maiden. O ano de 2015 adentrou, tivemos a catastrófica notícia do câncer de Bruce e o anúncio do tão aguardado lançamento.
Não vou aqui falar faixa por faixa, não é minha intenção, mas sim compararmos com aquele artigo que deu muito que falar nos comentários.
Pois bem, eis o que eu disse acerca das faixas: "[...] a banda seguirá esta linha traçada no decorrer dos álbuns 'pós-retorno', carrega nas faixas longas e com tempos quebrados. E acredito que como em todos os outros as faixas iniciais serão rápidas e impactantes, pois como sabemos estas tornam-se as faixas de abertura da turnê."
Dito e feito! O álbum é longo, incluindo faixas de tempo recorde para a banda. Talvez neste álbum não tenhamos tantos tempos quebrados assim, mas eles estão lá. As duas primeiras faixas são excelentes intro de um show, será espetacular ouvir "If Eternity Should Fail" e Speed of Light em sequência.
Tive uma grata surpresa quanto à temática do álbum, ainda que álbum não seja conceitual, toda cenografia do show pode ser explorada de forma majestosa. E o Eddie? Já o imaginaram adentrando ao palco sob a nova "roupagem" será uma bela aparição.
Para mim, o álbum é um apanhado de tudo o que a banda veio nos apresentando nestes quase quarenta anos de estrada. Esses dias li, aqui no Whiplash, um artigo que retratava de forma precisa, em uma palavra, o comportamento daqueles que esperavam um disco da "era de ouro". Ingenuidade. Pois, não é possível que após todo esse tempo os membros de uma banda não expandam suas ideias e gostos.
No entanto, é possível encontrarmos muitos elementos da era dourada nesse álbum, o que o torna, para mim, o melhor álbum desde Fear of the Dark, dividindo o posto com o Brave New World.
Por exemplo, o riff de Speed of Light nos remete ao finalzinho dos anos 70 com uma pegada hard na medida. Na ‘title-track’ inegável a referência a Powerslave. Dentre todos os artigos que li, não vi ninguém fazer a seguinte comparação: Death or Glory é a nova Running Free! É quase um cover de si mesmo. Excelente faixa diga-se de passagem. Espero que a banda faça um pout-porri entre as faixas Wasted Years e Shadow of the Valley, seria, no mínimo, interessante.
E como não poderia deixar de ser, neste álbum temos uma novidade, qual seja Bruce ao piano. A belíssima Empire of the Clouds é um belo encerramento do álbum. Espero que não da carreira, como alguns vem comentando na rede.
Portanto, comparando aquele artigo do ano passado com o álbum de fato, podemos dizer que banda continuo indo contra a maré e reforçando o porque é uma das maiores, se não a maior banda de heavy metal da história.
Outras resenhas de Book Of Souls - Iron Maiden
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música de todos os tempos, na opinião de Tarja Turunen
Slash elege os 10 maiores riffs de guitarra de todos os tempos
Pophouse adquire parte dos direitos musicais, de imagem e nome do Iron Maiden
Heathen divulga versão de "The Prisoner", do Iron Maiden
A banda que antecipou o Van Halen e quase virou o Led Zeppelin dos EUA
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"
A música "numero 1" do AC/DC, na opinião de Angus Young
Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
Mbappé, Messi, Haaland, Kane e Neymar: qual banda de metal representa cada um?
A música que fez James Hetfield sair da zona de conforto como vocalista
Jason Newsted reconhece ter caído em "depressão severa" com diagnóstico de câncer
Mick Jagger não vê nada de bom em envelhecer, mas admite uma vantagem inesperada
Dave Mustaine diz que releitura de "Ride the Lightning" exigiu muito da sua capacidade vocal
A rixa de Cobain e Novoselic: "Você está colocando essa merda fedorenta na música"
A curiosa resposta do Pixies após Dave Grohl opinar sobre clássico da banda
O disco de Hard Rock dos 80s que para Corey Taylor é um dos piores álbuns de todos os tempos
A banda favorita de todos os tempos de Freddie Mercury: "Sempre foi meu cantor favorito"
Bandas de rock que lançaram poucos discos, mas continuam fazendo muito sucesso
Iron Maiden: Leia a primeira resenha de "The Book Of Souls"
O aspecto dos shows grandiosos que incomoda Steve Harris, do Iron Maiden
5 músicas que todo(a) metaleiro(a) apaixonado(a) já enviou para a(o) cremosa(o)
O erro que Steve Harris cometeu no primeiro show do Iron Maiden
Blaze Bayley revela seu grande sonho com Bruce Dickinson
Adrian Smith já "cobrou" Steve Harris por usar equipamento em show do Iron Maiden
Voz de Paul Di'Anno era "carismática", segundo Bruce Dickinson
5 hits que quando tocam no show todo fã de rock vai pegar cerveja ou ir ao banheiro
Por que Bruce Dickinson fez boa parte do primeiro show com Iron Maiden de olhos fechados
Bruce Dickinson vence o The Speaker Awards na categoria "Orador ao vivo"
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



