Iron Maiden: As peculiaridades de The Book of Souls
Resenha - Book of Souls - Iron Maiden
Por Gustavo Moura
Postado em 17 de outubro de 2015
Após o lançamento do aguardado "The Book of Souls", da lendária banda inglesa Iron Maiden, foram necessárias várias audições para se assimilar o conteúdo rico e, por que não dizer, complexo da obra. Pode-se comparar a situação da banda com a época em que renasceu das cinzas após dois trabalhos controversos com o vocalista Blaze Bayley. A banda se encontrava em fase decadente com shows em clubes e desempenhos ao vivo muito questionáveis, considerando a limitação notória do vocalista da fase X-Factor e Virtual XI. Com a volta de Bruce Dickinson e Adrian Smith, o Iron Maiden renasceu, presenteando os fãs com um trabalho denso em Brave New World.
Com a formação do sexteto consolidada, pôde-se observar muitos ganhos sonoros com a potência vocal de Bruce Dickinson e solos de guitarra impecáveis de Adrian Smith. Porém, a fórmula começou a se desgastar novamente com o lançamento de obras marcadas por músicas longas, repetitivas. Dance of Death e A Matter of life and Death apresentaram boas faixas, mas que pecaram por refrãos pouco inspirados. Em The Final Frontier, apesar de muito aclamado e bem-sucedido em vários países, representou, sem dúvida, o trabalho mais fraco da banda desde a volta dos membros já mencionados anteriormente. Mais uma vez a banda precisaria se reinventar para se destacar novamente como uma das mais importantes bandas de rock da história.
The Book of Souls representa simplesmente o melhor trabalho da banda desde 2000. Por que o atual álbum supera o Brave New World? Simplesmente pelo fato de o sexteto ter voltado às raízes. Observem a sonoridade das músicas. Os elementos que foram essenciais ao grupo voltaram: cavalgadas, refrãos marcantes e melódicos, letras fortes, duetos fantásticos em músicas como The Red and the Black. O fã da banda deve ter observado que Adrian Smith foi o guitarrista mais explorado no trabalho. Em vários momentos do álbum podemos voltar ao tempo com trechos que lembram clássicos como "The Rime of the Ancient Mariner", "Wasted Years", entre outros. Sem dúvida o bom e velho Iron Maiden se reinventando e se superando novamente. Há muito tempo que os fãs pedem os clássicos nos shows mais recentes. No entanto, a sensação que paira no ar é de que desta vez os fãs estão ansiosos para presenciar as faixas The book os Souls nos vindouros shows de março no Brasil. Será tão bom ouvir "If eternity should fail" quanto qualquer outro clássico do Maiden. Para aqueles que acreditavam que a banda se encaminhava para um fim melancólico, The Book os Souls prova que ainda há muita lenha para ser queimada pelo sexteto. Grande trabalho! Os fãs agradecem!
Outras resenhas de Book of Souls - Iron Maiden
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
Três Álbuns Seminais Lançados em 1975, nos EUA
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
Rock in Rio 2026: vendas do Rock in Rio Card começam em dezembro
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
O guitarrista a quem Elvis Presley pediu aula de guitarra: "Ele ficava vendo minhas mãos"
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
Ozzy Osbourne não ouvia tanto rock pesado quanto as pessoas imaginam, revelam filhos
Masterplan - Resenha e fotos do show em Porto Alegre
Iron Maiden: Leia a primeira resenha de "The Book Of Souls"
O momento mais importante de sua despedida no Brasil, segundo Nicko McBrain
Megadeth, Anthrax, Trivium e Evergrey apoiarão Iron Maiden em turnê pela Europa
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
As duas músicas que Bruce Dickinson usa para explicar o que é rock and roll
A capa do Iron Maiden que traz nove bandeiras de países envolvidos na Guerra Fria
O "vacilo" que levou Nicko McBrain a achar que fosse passar no RH do Iron Maiden
O veterano que contraiu tuberculose na Malásia e gerou clássico do Iron Maiden


